Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Bruno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148314
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades das Tecnologias Digitais dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) de participar do processo da produção do conhecimento matemático por meio da Realidade Aumentada. Dessa forma, objetivamos investigar o desenvolvimento de design de atividades utilizando softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada com funções de duas variáveis reais. Bem como, buscar por conhecimentos de softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada, desenvolver design de atividades por meio de softwares e aplicativos escolhidos na pesquisa na produção de conhecimentos específicos (matemáticos), pedagógicos e tecnológicos, procurar responder à pergunta diretriz da pesquisa com base nas experimentações e realizações feitas no desenvolvimento das respectivas atividades e realizar uma descrição e análise dos resultados obtidos de forma a interpretar o modo como o design das atividades propostas contribuiu para a produção do conhecimento matemático no ambiente Realidade Aumentada. As investigações do presente trabalho se basearam em referenciais teóricos sobre Realidade Aumentada, cognição corporificada, experiência estética, ser-com-TD e Design Instrucional no aspecto de produção do conhecimento matemático. Para esse fim, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa para a produção de dados, ou seja, a pesquisa foi realizada com um grupo de pesquisa e o próprio autor como sujeito de pesquisa com encontros semanais presenciais e virtuais. Na produção das informações de investigação foram utilizados instrumentos como caderno de anotações, Microsoft Word, Software de gravação de vídeo e áudio e o aplicativo WhatsApp. A descrição e análise dos dados foram segregadas em três categorias denominadas facetas: lado a lado, qualitativamente diferente de outras tecnologias em termo de visualização/percepção e dimensão tecnológica potencializando a produção do conhecimento matemático. Enfim, por meio de toda a pesquisa, evidenciamos que a dimensão tecnológica se configurou como atuante e participante no processo de design de atividades com Realidade Aumentada desde o princípio da pesquisa até o final da conclusão do processo. Logo, a dimensão tecnológica propiciou uma importância fundamental na criação de materiais (design de atividades) como meios de produção do conhecimento matemático.
id UFRGS-2_132e32fad91c61c4fa8f7bca57432595
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148314
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Resende, BrunoRosa, Maurício2016-09-20T02:14:39Z2016http://hdl.handle.net/10183/148314001002846A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades das Tecnologias Digitais dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) de participar do processo da produção do conhecimento matemático por meio da Realidade Aumentada. Dessa forma, objetivamos investigar o desenvolvimento de design de atividades utilizando softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada com funções de duas variáveis reais. Bem como, buscar por conhecimentos de softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada, desenvolver design de atividades por meio de softwares e aplicativos escolhidos na pesquisa na produção de conhecimentos específicos (matemáticos), pedagógicos e tecnológicos, procurar responder à pergunta diretriz da pesquisa com base nas experimentações e realizações feitas no desenvolvimento das respectivas atividades e realizar uma descrição e análise dos resultados obtidos de forma a interpretar o modo como o design das atividades propostas contribuiu para a produção do conhecimento matemático no ambiente Realidade Aumentada. As investigações do presente trabalho se basearam em referenciais teóricos sobre Realidade Aumentada, cognição corporificada, experiência estética, ser-com-TD e Design Instrucional no aspecto de produção do conhecimento matemático. Para esse fim, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa para a produção de dados, ou seja, a pesquisa foi realizada com um grupo de pesquisa e o próprio autor como sujeito de pesquisa com encontros semanais presenciais e virtuais. Na produção das informações de investigação foram utilizados instrumentos como caderno de anotações, Microsoft Word, Software de gravação de vídeo e áudio e o aplicativo WhatsApp. A descrição e análise dos dados foram segregadas em três categorias denominadas facetas: lado a lado, qualitativamente diferente de outras tecnologias em termo de visualização/percepção e dimensão tecnológica potencializando a produção do conhecimento matemático. Enfim, por meio de toda a pesquisa, evidenciamos que a dimensão tecnológica se configurou como atuante e participante no processo de design de atividades com Realidade Aumentada desde o princípio da pesquisa até o final da conclusão do processo. Logo, a dimensão tecnológica propiciou uma importância fundamental na criação de materiais (design de atividades) como meios de produção do conhecimento matemático.This research aims to investigate the possibilities of Digital Technologies of mobile devices (smartphones and tablets) to participate in the process of production of mathematical knowledge through Augmented Reality. Thus, we aimed to investigate the development of activities of design using graphical modeling software and applications Augmented Reality with functions of two variables. As well as search for knowledge of graphical modeling software and Augmented Reality applications, developing activities of design through software and applications chosen research in the production of specific knowledge (mathematical), pedagogical and technological, try to answer the question guideline research based on trials and achievements made in the development of their activities and carry out a description and analysis of the results in order to interpret how the design of the proposed activities contributed to the production of mathematical knowledge in Augmented Reality environment. The investigations of this work were based on theoretical frameworks on Augmented Reality, embodied cognition, aesthetic experience, be-with-DT and Instructional Design in the mathematical knowledge production aspect. To this end, the qualitative research method for the production of data was used, ie, the survey was conducted with a group of research and the author himself as a research subject in person and virtual weekly meetings. In the production of research data were used instruments such as notebook, Microsoft Word, video recording software and audio and the Skype program. The description and analysis of the data were divided into three categories called facets: side by side, qualitatively different from other technologies in visualization /perception term and technological dimension enhancing the production of mathematical knowledge. Finally, through all the research, we noted that the technological dimension is configured as an active participant in the activities and design process with Augmented Reality from the beginning of the survey until the end of completion. Thus, the technological dimension provided a fundamental importance in the creation of materials (design activity) as the mathematical knowledge means of production.application/pdfporTecnologia digitalRealidade aumentadaDigital technologiesAugmented realityFunctions of two variablesMobile devices (smartphones and tablets)Production of mathematical knowledgeRealidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002846.pdf001002846.pdfTexto completoapplication/pdf5013882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/1/001002846.pdf14d10a99afdf3409ee4f81342dfea482MD51TEXT001002846.pdf.txt001002846.pdf.txtExtracted Texttext/plain222660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/2/001002846.pdf.txt2117dcfbedfe7313a995b1238637f151MD52THUMBNAIL001002846.pdf.jpg001002846.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/3/001002846.pdf.jpg004d8b08e6ea605e0c4b7849736ff8a3MD5310183/1483142018-10-29 08:55:14.349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
title Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
spellingShingle Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
Resende, Bruno
Tecnologia digital
Realidade aumentada
Digital technologies
Augmented reality
Functions of two variables
Mobile devices (smartphones and tablets)
Production of mathematical knowledge
title_short Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
title_full Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
title_fullStr Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
title_sort Realidade aumentada e interfaces naturais na formação do professor de matemática
author Resende, Bruno
author_facet Resende, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Bruno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Realidade aumentada
topic Tecnologia digital
Realidade aumentada
Digital technologies
Augmented reality
Functions of two variables
Mobile devices (smartphones and tablets)
Production of mathematical knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Augmented reality
Functions of two variables
Mobile devices (smartphones and tablets)
Production of mathematical knowledge
description A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades das Tecnologias Digitais dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) de participar do processo da produção do conhecimento matemático por meio da Realidade Aumentada. Dessa forma, objetivamos investigar o desenvolvimento de design de atividades utilizando softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada com funções de duas variáveis reais. Bem como, buscar por conhecimentos de softwares de modelagem gráfica e aplicativos de Realidade Aumentada, desenvolver design de atividades por meio de softwares e aplicativos escolhidos na pesquisa na produção de conhecimentos específicos (matemáticos), pedagógicos e tecnológicos, procurar responder à pergunta diretriz da pesquisa com base nas experimentações e realizações feitas no desenvolvimento das respectivas atividades e realizar uma descrição e análise dos resultados obtidos de forma a interpretar o modo como o design das atividades propostas contribuiu para a produção do conhecimento matemático no ambiente Realidade Aumentada. As investigações do presente trabalho se basearam em referenciais teóricos sobre Realidade Aumentada, cognição corporificada, experiência estética, ser-com-TD e Design Instrucional no aspecto de produção do conhecimento matemático. Para esse fim, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa para a produção de dados, ou seja, a pesquisa foi realizada com um grupo de pesquisa e o próprio autor como sujeito de pesquisa com encontros semanais presenciais e virtuais. Na produção das informações de investigação foram utilizados instrumentos como caderno de anotações, Microsoft Word, Software de gravação de vídeo e áudio e o aplicativo WhatsApp. A descrição e análise dos dados foram segregadas em três categorias denominadas facetas: lado a lado, qualitativamente diferente de outras tecnologias em termo de visualização/percepção e dimensão tecnológica potencializando a produção do conhecimento matemático. Enfim, por meio de toda a pesquisa, evidenciamos que a dimensão tecnológica se configurou como atuante e participante no processo de design de atividades com Realidade Aumentada desde o princípio da pesquisa até o final da conclusão do processo. Logo, a dimensão tecnológica propiciou uma importância fundamental na criação de materiais (design de atividades) como meios de produção do conhecimento matemático.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148314
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002846
url http://hdl.handle.net/10183/148314
identifier_str_mv 001002846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/1/001002846.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/2/001002846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148314/3/001002846.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14d10a99afdf3409ee4f81342dfea482
2117dcfbedfe7313a995b1238637f151
004d8b08e6ea605e0c4b7849736ff8a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517106794496