Evasão escolar na perspectiva da socioeducação: uma análise bibliográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274026 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a evasão escolar dos jovens que cumprem medida socioeducativa. Visando analisar o que estudos apontam como causa de evasão dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Com esse fim, o presente trabalho tem como objetivos específicos: estabelecer como os sujeitos estão inseridos na socioeducação; compreender como o direito à educação vem se constituindo no contexto socioeducativo brasileiro; identificar como ocorre a evasão escolar dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. No referencial teórico foram abordados os três conceitos principais que conectam os jovens que cumprem medida socioeducativa com a evasão escolar. O primeiro deles é a Socioeducação, neste capítulo são abordados o público alvo, tipos de medida socioeducativa que podem ser aplicados e como ocorre o processo até a sentença. Os outros dois conceitos discorrem sobre o direito à educação e a evasão escolar, eles embora se distingam nas temáticas estão diretamente ligados por conta da evasão escolar não possibilitar a plena garantia do direito à educação. Já na metodologia foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa e método de estratégia bibliográfica. Além disso, a pesquisa foi elaborada utilizando como base a Análise de Conteúdo descrita por Laurence Bardin (2016). Para isso foram selecionados quatorze trabalhos da base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) em busca de compreender como ocorre a evasão no público alvo. A partir da coleta de dados foram atribuídas quatro categorias de investigação, as quais seguiu os critérios dos assuntos mais recorrentes nos textos analisados. Embora tenha-se selecionado quatro categorias, a última delas é dividida em duas, por ser a que mais nos trouxe informações a serem discutidas. Desse modo as categorias de análise foram nomeadas da seguinte forma: 1. A escola como uma obrigação; 2. Descontentamento por ter se afastado da escola/estar com distorção idade-série; 3. Escola: espaço de exclusões e rótulos e 4. As relações na escola - dividido em 4.1 Relações dos jovens com os profissionais da escola e 4.2 Os jovens com os seus pares. A partir da análise foi possível constatar que por diversas vezes os jovens inseridos na socioeducação são vistos pelos trabalhadores das instituições de ensino com um estereótipo de pessoas desinteressadas pela escola, e por conta disso logo irão evadir. Essa perspectiva acaba influenciando os demais estudantes, acarretando em um tratamento excludente por parte de toda a comunidade escolar. |
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