As possíveis influências da Universidade de Coimbra na estruturação dos currículos dos primeiros cursos de química brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Vanessa Fontana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252239
Resumo: Este trabalho tem como objetivo buscar semelhanças entre os currículos dos cursos de Química da Universidade de Coimbra (UC) em 1911, da Escola Nacional de Química (ENQ) em 1933 e da Escola de Engenharia de Porto Alegre (EEPA) em 1921, a fim de identificar possíveis influências da UC na estruturação e no currículo dos primeiros cursos de ensino superior de Química brasileiros. Além disso, esses currículos foram comparados com as estruturas curriculares atuais dos cursos correspondentes a fim de identificar possíveis vestígios da colonização portuguesa no ensino superior de Química e confluências entre os cursos ao longo das décadas. O estudo da História da Educação é importante para a formação docente, já que possibilita maior clareza da realidade educacional ao qual aquele educador está inserido, permitindo perceber a educação como um processo fruto da construção humana, possibilitando reflexões e maior criticidade sobre a sua própria prática docente e do seu papel e condição profissional. As universidades alvo de estudo foram escolhidas por a UC ter sido a primeira e única universidade de Portugal durante um longo período, em que se formaram diversos intelectuais e políticos brasileiros. Já a ENQ entrou no escopo de pesquisa por ter sido a primeira instituição brasileira completamente voltada ao Ensino de Química e se localizar na então capital do império, onde foi morada da realeza portuguesa, além de ter a maior representatividade entre os brasileiros formados em Coimbra. Já a EEPA passou a ter relevância por ter sido um dos primeiros cursos de ensino superior de Química criado no país e uma das escolas que daria origem a instituição ao qual a autora possui vínculo. O estudo se deu através de uma pesquisa documental de caráter qualitativo, sendo os documentos coletados e avaliados através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que havia semelhanças na organização curricular lusa e brasileira, ocorrendo uma maior correspondência entre atividades que abordavam áreas semelhantes nos currículos da EEPA e da UC, ainda que a forma de organização dos cursos se diferenciasse significativamente, já que a estruturação ocorreu de forma mais similar entre a ENQ e a UC. Além disso, o currículo vigente em 1964 na universidade portuguesa possui grandes semelhanças com a organização curricular adotada atualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por fim, não foi possível identificar uma confluência nos currículos dos cursos ao longo das décadas, havendo um afastamento entre as modalidades de organização do próprio ensino superior em cada país, porém observou-se uma aproximação nos currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da UFRJ, destacando-se as cargas horárias dos cursos brasileiros significativamente maiores que a do português.
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O estudo da História da Educação é importante para a formação docente, já que possibilita maior clareza da realidade educacional ao qual aquele educador está inserido, permitindo perceber a educação como um processo fruto da construção humana, possibilitando reflexões e maior criticidade sobre a sua própria prática docente e do seu papel e condição profissional. As universidades alvo de estudo foram escolhidas por a UC ter sido a primeira e única universidade de Portugal durante um longo período, em que se formaram diversos intelectuais e políticos brasileiros. Já a ENQ entrou no escopo de pesquisa por ter sido a primeira instituição brasileira completamente voltada ao Ensino de Química e se localizar na então capital do império, onde foi morada da realeza portuguesa, além de ter a maior representatividade entre os brasileiros formados em Coimbra. Já a EEPA passou a ter relevância por ter sido um dos primeiros cursos de ensino superior de Química criado no país e uma das escolas que daria origem a instituição ao qual a autora possui vínculo. O estudo se deu através de uma pesquisa documental de caráter qualitativo, sendo os documentos coletados e avaliados através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que havia semelhanças na organização curricular lusa e brasileira, ocorrendo uma maior correspondência entre atividades que abordavam áreas semelhantes nos currículos da EEPA e da UC, ainda que a forma de organização dos cursos se diferenciasse significativamente, já que a estruturação ocorreu de forma mais similar entre a ENQ e a UC. Além disso, o currículo vigente em 1964 na universidade portuguesa possui grandes semelhanças com a organização curricular adotada atualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por fim, não foi possível identificar uma confluência nos currículos dos cursos ao longo das décadas, havendo um afastamento entre as modalidades de organização do próprio ensino superior em cada país, porém observou-se uma aproximação nos currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da UFRJ, destacando-se as cargas horárias dos cursos brasileiros significativamente maiores que a do português.This work aims to search similarities between the curriculum of Chemistry courses at the University of Coimbra (UC) in 1911, the National School of Chemistry (ENQ) in 1933 and the School of Engineering of Porto Alegre (EEPA) in 1921, in order to identify possible influences of UC in the structuring and curriculum of the first Brazilian higher education Chemistry courses, comparing them with the current curricular structures of the corresponding courses in order to identify possible traces of Portuguese colonization in higher education in Chemistry and confluences between the courses over the decades. The study of the History of Education is very important to teacher education, as it allows for greater clarity of the educational reality in which that educator will be inserted, allowing for the perception of education as a process that is the result of human construction, enabling reflections and greater criticality about their own teaching practice and its role and professional condition. The universities to be studied were chosen because the UC was the first and only university in Portugal during a long period of history, in which several Brazilian intellectuals and politicians were graduated. ENQ, on the other hand, entered the scope of research as it was the first Brazilian institution completely dedicated to the Chemistry Education and were located in the capital of the empire, that was home of Portuguese royalty, in addition to having the largest representation among Brazilians graduated in Coimbra. EEPA was chosen for having been one of the first higher education Chemistry courses created in the Brazil and being one of the schools that would give rise to the institution which the author is linked. This qualitative study was carried out through documentary research and the collected documents were analyzed through content analysis. The results showed that there were similarities in the Portuguese and Brazilian curricular organization, with a greater correspondence between activities that addressed similar areas in the EEPA and UC curricula, even though the form of organization of the courses differed significantly. The structure of the courses was more similar between ENQ and UC. Furthermore, the current curriculum in 1964 at the Portuguese university has great similarities with the curricular organization currently adopted by the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Finally, it was not possible to identify a confluence in the curricula of courses over the decades, with a large difference between the organization of higher education in each country, but there was an approximation in the curricula of the Federal University of Rio Grande do South (UFRGS) and UFRJ, highlighting the significantly larger workloads of Brazilian courses.application/pdfporUniversidade de CoimbraUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de QuímicaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de QuímicaEducação : HistóriaEnsino de quimicaCurrículoHistory of educationChemistry educationCurriculumUniversity of CoimbraFederal of University Rio de JaneiroFederal of University Rio Grande do SulAs possíveis influências da Universidade de Coimbra na estruturação dos currículos dos primeiros cursos de química brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134335.pdf.txt001134335.pdf.txtExtracted Texttext/plain239105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252239/2/001134335.pdf.txt6b9e2732307016d3038021df64effa0dMD52ORIGINAL001134335.pdfTexto completoapplication/pdf2051732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252239/1/001134335.pdf09095369bb51652d81c5f85ffcbd1ceeMD5110183/2522392022-12-03 06:11:44.681034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-03T08:11:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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