A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27904 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho. |
id |
UFRGS-2_13d50aa5b30c286dbcef9b8ffa8e4295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27904 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schavinski, Mauricio SchneiderPrytoluk, Andre LuisPieniz, Mônica Bertholdo2011-02-25T05:59:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/27904000768062Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho.application/pdfporCiberativismoWWF-BrasilA web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768062.pdf.txt000768062.pdf.txtExtracted Texttext/plain150362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/2/000768062.pdf.txtebd0e151d8909f6b9deb66c636c23b61MD52ORIGINAL000768062.pdf000768062.pdfTexto completoapplication/pdf1068578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/1/000768062.pdfcbc15ef355e1c326d5f2f2294a180295MD51THUMBNAIL000768062.pdf.jpg000768062.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/3/000768062.pdf.jpg21fefdf504f84eff43bfa24b06907cc7MD5310183/279042019-04-20 02:35:46.699132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
title |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
spellingShingle |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil Schavinski, Mauricio Schneider Ciberativismo WWF-Brasil |
title_short |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
title_full |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
title_fullStr |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
title_full_unstemmed |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
title_sort |
A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil |
author |
Schavinski, Mauricio Schneider |
author_facet |
Schavinski, Mauricio Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schavinski, Mauricio Schneider |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prytoluk, Andre Luis |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
contributor_str_mv |
Prytoluk, Andre Luis Pieniz, Mônica Bertholdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciberativismo WWF-Brasil |
topic |
Ciberativismo WWF-Brasil |
description |
Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-25T05:59:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27904 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000768062 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27904 |
identifier_str_mv |
000768062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/2/000768062.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/1/000768062.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/3/000768062.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebd0e151d8909f6b9deb66c636c23b61 cbc15ef355e1c326d5f2f2294a180295 21fefdf504f84eff43bfa24b06907cc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224405224783872 |