A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schavinski, Mauricio Schneider
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27904
Resumo: Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho.
id UFRGS-2_13d50aa5b30c286dbcef9b8ffa8e4295
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27904
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schavinski, Mauricio SchneiderPrytoluk, Andre LuisPieniz, Mônica Bertholdo2011-02-25T05:59:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/27904000768062Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho.application/pdfporCiberativismoWWF-BrasilA web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768062.pdf.txt000768062.pdf.txtExtracted Texttext/plain150362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/2/000768062.pdf.txtebd0e151d8909f6b9deb66c636c23b61MD52ORIGINAL000768062.pdf000768062.pdfTexto completoapplication/pdf1068578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/1/000768062.pdfcbc15ef355e1c326d5f2f2294a180295MD51THUMBNAIL000768062.pdf.jpg000768062.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/3/000768062.pdf.jpg21fefdf504f84eff43bfa24b06907cc7MD5310183/279042019-04-20 02:35:46.699132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
title A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
spellingShingle A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
Schavinski, Mauricio Schneider
Ciberativismo
WWF-Brasil
title_short A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
title_full A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
title_fullStr A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
title_full_unstemmed A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
title_sort A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
author Schavinski, Mauricio Schneider
author_facet Schavinski, Mauricio Schneider
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schavinski, Mauricio Schneider
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prytoluk, Andre Luis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
contributor_str_mv Prytoluk, Andre Luis
Pieniz, Mônica Bertholdo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberativismo
WWF-Brasil
topic Ciberativismo
WWF-Brasil
description Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-25T05:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27904
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768062
url http://hdl.handle.net/10183/27904
identifier_str_mv 000768062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/2/000768062.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/1/000768062.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27904/3/000768062.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebd0e151d8909f6b9deb66c636c23b61
cbc15ef355e1c326d5f2f2294a180295
21fefdf504f84eff43bfa24b06907cc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224405224783872