Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170261 |
Resumo: | A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase em bacharelado quanto em licenciatura. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 18 docentes e questionários com 50 estudantes em fase final do curso. Os resultados mostram que tanto estudantes quando professores veem na avaliação uma forma de constatar se o aluno aprendeu o conteúdo que é tratado na disciplina. O critério avaliativo mais comum é a prova teórica e que muitos alunos e professores não estão satisfeitos com o modo como estas são realizadas hoje. Docentes citam entrem os principais obstáculos para mudanças na forma de avaliar o número elevado de alunos e a pouca carga horária da disciplina. A principal sugestão dos alunos é proporcionar um leque mais amplo de critérios avaliativos, para que diversas formas de expressão e aprendizagem sejam acolhidas. Poucas vezes se fez menção a situações que poderiam se enquadrar na avaliação formativa, que é a prevista para o curso. Um problema citado pelos docentes ao longo das entrevistas foi que raras vezes os estudantes expressam a sua opinião sobre a avaliação na disciplina. Desta forma, a melhora na comunicação entre as partes interessadas e, tanto alunos quanto professores assumirem seu papel nesse processo de avaliação do ensino-aprendizagem são um bom início para uma melhora significativa na área. |
id |
UFRGS-2_13f19acffcfe69ddb29e1665816b109b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170261 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schneider, Daiana InêsMoço, Maria Cecília de Chiara2017-11-14T02:31:50Z2016http://hdl.handle.net/10183/170261001027327A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase em bacharelado quanto em licenciatura. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 18 docentes e questionários com 50 estudantes em fase final do curso. Os resultados mostram que tanto estudantes quando professores veem na avaliação uma forma de constatar se o aluno aprendeu o conteúdo que é tratado na disciplina. O critério avaliativo mais comum é a prova teórica e que muitos alunos e professores não estão satisfeitos com o modo como estas são realizadas hoje. Docentes citam entrem os principais obstáculos para mudanças na forma de avaliar o número elevado de alunos e a pouca carga horária da disciplina. A principal sugestão dos alunos é proporcionar um leque mais amplo de critérios avaliativos, para que diversas formas de expressão e aprendizagem sejam acolhidas. Poucas vezes se fez menção a situações que poderiam se enquadrar na avaliação formativa, que é a prevista para o curso. Um problema citado pelos docentes ao longo das entrevistas foi que raras vezes os estudantes expressam a sua opinião sobre a avaliação na disciplina. Desta forma, a melhora na comunicação entre as partes interessadas e, tanto alunos quanto professores assumirem seu papel nesse processo de avaliação do ensino-aprendizagem são um bom início para uma melhora significativa na área.application/pdfporCritérios de avaliaçãoCurso de BiologiaCritérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027327.pdf001027327.pdfTexto completoapplication/pdf306650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170261/1/001027327.pdf1ea5f4711a050831b67e57384d3c5320MD51TEXT001027327.pdf.txt001027327.pdf.txtExtracted Texttext/plain122104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170261/2/001027327.pdf.txt67aa9cca8ae7dac67d4cb1ffcecd7863MD5210183/1702612017-11-15 02:31:12.358215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-15T04:31:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
title |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
spellingShingle |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? Schneider, Daiana Inês Critérios de avaliação Curso de Biologia |
title_short |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
title_full |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
title_fullStr |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
title_full_unstemmed |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
title_sort |
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas? |
author |
Schneider, Daiana Inês |
author_facet |
Schneider, Daiana Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Daiana Inês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critérios de avaliação Curso de Biologia |
topic |
Critérios de avaliação Curso de Biologia |
description |
A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase em bacharelado quanto em licenciatura. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 18 docentes e questionários com 50 estudantes em fase final do curso. Os resultados mostram que tanto estudantes quando professores veem na avaliação uma forma de constatar se o aluno aprendeu o conteúdo que é tratado na disciplina. O critério avaliativo mais comum é a prova teórica e que muitos alunos e professores não estão satisfeitos com o modo como estas são realizadas hoje. Docentes citam entrem os principais obstáculos para mudanças na forma de avaliar o número elevado de alunos e a pouca carga horária da disciplina. A principal sugestão dos alunos é proporcionar um leque mais amplo de critérios avaliativos, para que diversas formas de expressão e aprendizagem sejam acolhidas. Poucas vezes se fez menção a situações que poderiam se enquadrar na avaliação formativa, que é a prevista para o curso. Um problema citado pelos docentes ao longo das entrevistas foi que raras vezes os estudantes expressam a sua opinião sobre a avaliação na disciplina. Desta forma, a melhora na comunicação entre as partes interessadas e, tanto alunos quanto professores assumirem seu papel nesse processo de avaliação do ensino-aprendizagem são um bom início para uma melhora significativa na área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-14T02:31:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170261 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001027327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170261 |
identifier_str_mv |
001027327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170261/1/001027327.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170261/2/001027327.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ea5f4711a050831b67e57384d3c5320 67aa9cca8ae7dac67d4cb1ffcecd7863 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224540927295488 |