Fontes de informação sobre as etnias indígena e afro-brasileira para o âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69778 |
Resumo: | A diversidade cultural é característica marcante da nossa sociedade. Tratar sobre este assunto no âmbito escolar e possibilitar o acesso a informações de qualidade e referentes a esse assunto é de responsabilidade socioeducativa também dos profissionais da informação, especialmente bibliotecários. Este estudo parte da Lei Federal n° 11.645, de 10 de março de 2008 que estabelece a inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino. A análise objetiva identificar fontes de informação que se dedicam a essas temáticas, e possam ser utilizadas e trabalhadas na escola para atender a exigência legal e prover a escola e a biblioteca escolar de recursos para o ensino e aprendizagem dessas temáticas. Apresenta fontes pessoais, institucionais, documentais e eventos. O trabalho metodológico teve caráter qualitativo e abordagem baseada na pesquisa documental. O levantamento de fontes informacionais que tratam da história e cultura afro-brasileira e indígena foi realizado a partir da determinação de uma estratégia de busca. Após recuperação foram selecionadas as fontes de informação pertinentes ao estudo. Para a seleção das fontes de informação foram aplicados alguns critérios gerais e de qualidade baseados na obra de Tomaél, Alcará e Silva (2008). Estes critérios foram utilizados para validar e qualificar as fontes e recursos de informação que atendessem as expectativas do estudo. A técnica de análise documental foi empregada com a finalidade de representar cada fonte informacional selecionada, permitindo representá-las através de uma descrição, apontando seus objetivos, forma, conteúdo e utilidade. Por fim, o estudo resultou em um guia com diferentes fontes de informação sobre indígenas e afro-brasileiros que a comunidade escolar pode utilizar na educação social para promover o respeito pelas diferenças étnicas e raciais e valorizar a diversidade cultural, pois o acesso a informação e a educação são instrumentos para combater a intolerância e o preconceito. Conclui que há uma extensa produção de diversos recursos informacionais a respeito dessas temáticas principalmente na Internet. Contudo, é estritamente necessária a avaliação dessas fontes para o uso no ambiente escolar para obter informações de qualidade e pertinentes que possam servir de instrumentos para a prática de uma educação pautada na transformação social. |
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Machado, DeniseBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2013-03-26T01:46:06Z2012http://hdl.handle.net/10183/69778000872264A diversidade cultural é característica marcante da nossa sociedade. Tratar sobre este assunto no âmbito escolar e possibilitar o acesso a informações de qualidade e referentes a esse assunto é de responsabilidade socioeducativa também dos profissionais da informação, especialmente bibliotecários. Este estudo parte da Lei Federal n° 11.645, de 10 de março de 2008 que estabelece a inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino. A análise objetiva identificar fontes de informação que se dedicam a essas temáticas, e possam ser utilizadas e trabalhadas na escola para atender a exigência legal e prover a escola e a biblioteca escolar de recursos para o ensino e aprendizagem dessas temáticas. Apresenta fontes pessoais, institucionais, documentais e eventos. O trabalho metodológico teve caráter qualitativo e abordagem baseada na pesquisa documental. O levantamento de fontes informacionais que tratam da história e cultura afro-brasileira e indígena foi realizado a partir da determinação de uma estratégia de busca. Após recuperação foram selecionadas as fontes de informação pertinentes ao estudo. Para a seleção das fontes de informação foram aplicados alguns critérios gerais e de qualidade baseados na obra de Tomaél, Alcará e Silva (2008). Estes critérios foram utilizados para validar e qualificar as fontes e recursos de informação que atendessem as expectativas do estudo. A técnica de análise documental foi empregada com a finalidade de representar cada fonte informacional selecionada, permitindo representá-las através de uma descrição, apontando seus objetivos, forma, conteúdo e utilidade. Por fim, o estudo resultou em um guia com diferentes fontes de informação sobre indígenas e afro-brasileiros que a comunidade escolar pode utilizar na educação social para promover o respeito pelas diferenças étnicas e raciais e valorizar a diversidade cultural, pois o acesso a informação e a educação são instrumentos para combater a intolerância e o preconceito. Conclui que há uma extensa produção de diversos recursos informacionais a respeito dessas temáticas principalmente na Internet. Contudo, é estritamente necessária a avaliação dessas fontes para o uso no ambiente escolar para obter informações de qualidade e pertinentes que possam servir de instrumentos para a prática de uma educação pautada na transformação social.Cultural diversity is a hallmark of our society. Addressing this subject in the school environment and provide access to quality information and pertaining on this issue is of educational responsibility and also of information professionals, especially librarians. This study is based on the Federal Law No. 11 645 of March, 10th 2008 that establishes the mandatory inclusion of "Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture" thematic in the official curriculum of the school. The analysis aims to identify sources of information that are dedicated to these issues, and may be used in school to meet the legal requirement and provide to the school and the school library resources for the teaching and learning of these subjects. The research presents personal sources, institutional, documentary and events. The methodological work was qualitative and the approach was based on documentary research. The survey of informational sources that deal with the history and culture of the African- Brazilian and Indigenous was carried by the determination of a research strategy. After recovery information sources relevant to the study were selected. For the selection of information sources some general and quality criteria pertinent to the study were used based on the work of Tomaél, Alcará and Silva (2008). These criteria were used to validate and qualify the sources of information and resources that met the expectations of the study. The documentary analysis technique was employed in order to represent each informational source selected, allowing their representation through a description, pointing their goals, form, content and usefulness. Finally, the study resulted in a guide with different sources of information on indigenous and African-Brazilian community that the school can use for social education to promote respect for ethnic and racial differences and value cultural diversity, for the access to information and education are tools to combat intolerance and prejudice. It concludes that there is an extensive production of various informational resources regarding these topics especially on the Internet. However, it is strictly necessary to evaluate these sources for use in school environment to obtain relevant and quality information that can serve as tools for the practice of a guided education on social transformation.application/pdfporBiblioteca escolarDiversidade culturalFontes de informaçãoInformation sourcesCultural diversityIndiansAfrican-BrazilianLaw n° 11.645/2008School libraryFontes de informação sobre as etnias indígena e afro-brasileira para o âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872264.pdf000872264.pdfTexto completoapplication/pdf1253716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69778/1/000872264.pdf2409f08a914d4fb26cf2822c1ee4303dMD51TEXT000872264.pdf.txt000872264.pdf.txtExtracted Texttext/plain350812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69778/2/000872264.pdf.txt195581412d4a407e365710f19482a4bcMD52THUMBNAIL000872264.pdf.jpg000872264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69778/3/000872264.pdf.jpg6b02fdbf48ece600f1302d73dcabbcc8MD5310183/697782018-10-15 08:00:30.439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:00:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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