Estudo da eficiência energética de processadores gráficos em dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Lucas Gilberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/138244
Resumo: Este trabalho avalia o impacto do uso de processadores gráficos em sistemas embarcados. Processadores gráficos são sinônimos de alta performance em diversas aplicações. Desde jogos até simulações complexas, eles são utilizados para alcançar rapidamente algo que um processador de propósito geral demoraria dezenas de vezes mais para realizar. Para dispositivos móveis, que também os usam, isso não é diferente. Processadores gráficos, porém, também são conhecidos como grandes consumidores de energia, algo que não pode ser desprezado ao se trabalhar com uma plataforma móvel. Desta maneira, este trabalho compara o consumo energético de aplicações, constituintes de um conjunto de benchmarks, desenvolvidas para dispositivos móveis ao utilizarem processadores gráficos para executarem suas principais rotinas. Para isto, cada um dos benchmarks em questão é executado em uma plataforma embarcada, havendo três versões distintas de cada um dos programas. A primeira versão, a versão base, é uma versão escrita na linguagem usual da plataforma, no caso, Java. A segunda versão, que usa a primeira como base, substitui os trechos mais executados da mesma por um código equivalente, escrito, porém, na linguagem nativa da plataforma, C++. A terceira, e mais importante para o trabalho, substitui os trechos mais executados da versão base por código a ser executado em um processador gráfico do dispositivo. Para avaliar o impacto utilizamos duas métricas diferentes: desempenho e consumo energético. Comparamos as três versões de cada um dos benchmarks entre si, para encontrar as vantagens e desvantagens de cada uma das implementações. Por fim, analisamos e justificamos as variações de desempenho e consumo encontradas entre diferentes benchmarks e diferentes versões.
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