Comportamento, economia e felicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198008 |
Resumo: | Considerando que um dos objetivos práticos da Economia seja elevar o bem-estar das pessoas, é crucial entender como a felicidade é afetada por variáveis econômicas, tais quais desemprego ou inflação, por variáveis contextuais, tais qual estar casado, e por variáveis institucionais, tais qual participação política. Explora-se essas relações através de busca na literatura teórica e empírica, acompanhada de análise de estatísticas descritivas de dados recentes. Trata-se do papel do fellowfeeling. Considera-se como os vieses e as heurísticas comportamentais afetam as decisões e o consequente bem-estar derivado delas pelos indivíduos. Explora-se o papel das políticas de nudges como ferramentas úteis para auxiliar os indivíduos a fazer aquilo que gostariam de fazer e propõe-se algumas ideias, decorrentes das relações antes vistas. Alguns dos principais resultados encontrados são a importância do entorno para o indivíduo, seja o contexto em que está o país, seja as pessoas que estão ao seu redor e suas condições, e o efeito gerado por vieses comportamentais que distanciam a atitude do desejo ou distanciam o indivíduo duma correta percepção acerca da realidade, mas que podem ser corrigidos e usados para o benefício geral pelos formuladores de políticas públicas. A partir do presente trabalho, abrem-se múltiplas linhas de pesquisa. |
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Freitas, Abilio Henrique Berticelli deFlorissi, Stefano2019-08-15T02:30:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/198008001099093Considerando que um dos objetivos práticos da Economia seja elevar o bem-estar das pessoas, é crucial entender como a felicidade é afetada por variáveis econômicas, tais quais desemprego ou inflação, por variáveis contextuais, tais qual estar casado, e por variáveis institucionais, tais qual participação política. Explora-se essas relações através de busca na literatura teórica e empírica, acompanhada de análise de estatísticas descritivas de dados recentes. Trata-se do papel do fellowfeeling. Considera-se como os vieses e as heurísticas comportamentais afetam as decisões e o consequente bem-estar derivado delas pelos indivíduos. Explora-se o papel das políticas de nudges como ferramentas úteis para auxiliar os indivíduos a fazer aquilo que gostariam de fazer e propõe-se algumas ideias, decorrentes das relações antes vistas. Alguns dos principais resultados encontrados são a importância do entorno para o indivíduo, seja o contexto em que está o país, seja as pessoas que estão ao seu redor e suas condições, e o efeito gerado por vieses comportamentais que distanciam a atitude do desejo ou distanciam o indivíduo duma correta percepção acerca da realidade, mas que podem ser corrigidos e usados para o benefício geral pelos formuladores de políticas públicas. A partir do presente trabalho, abrem-se múltiplas linhas de pesquisa.Considering that a practical goal of Economics is to raise people's well-being, it is crucial to understand how happiness is affected by economic variables such as unemployment or inflation, by contextual variables such as being married and by institutional variables such as political participation. These relationships are explored through searching in the theoretical and empirical literature, followed by analysis of descriptive statistics of recent data. The role of fellow-feeling is addressed. It is considered how biases and behavioral heuristics affect decisions and the consequent well-being derived from them by individuals. The role of nudge policies is explored as useful tools to assist individuals in doing what they would like to do and some ideas arising from the correlations previously seen are proposed. Some of the main results found are the importance of the environment to the individual, either the context in which the country is or the people around oneself and their conditions. Also, the effect generated by behavioral biases that distance attitude from desire or that distance the individual from a correct perception about reality, although they can be corrected and used for the general benefit by the policymakers. From the present work, multiple lines of research are opened.application/pdfporFelicidadeVariáveis econômicasBem-estar econômicoHappiness EconomicsNudgesSubjective Well-BeingFellow-feelingBehavioral EconomicsComportamento, economia e felicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099093.pdf.txt001099093.pdf.txtExtracted Texttext/plain223435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198008/2/001099093.pdf.txtca877a5e137d438514486e17f3769a61MD52ORIGINAL001099093.pdfTexto completoapplication/pdf869971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198008/1/001099093.pdf1bca187846c0d9381da4066203b8054fMD5110183/1980082019-08-16 02:31:08.964132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-16T05:31:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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