O futuro da nação : instrução, educação e racialização da infância (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220550 |
Resumo: | Oartigo problematiza o processo de racialização da infância registradono períodocompreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre.Considerando a infância como uma construção social e a racialização como a forma pela qual a ideia de raça ganhou movimento no cotidiano das relações sociais, evidenciamosos diferentes agentese ideias que conflitavamos sentidos de educaçãoe instrução.Utilizou-sea metodologia qualitativae, como fontes,leis, relatórios, processos de tutela e escritos publicados na imprensa negra. |
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Perussatto, Melina Kleinert2021-05-05T04:28:44Z20212175-3423http://hdl.handle.net/10183/220550001125010Oartigo problematiza o processo de racialização da infância registradono períodocompreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre.Considerando a infância como uma construção social e a racialização como a forma pela qual a ideia de raça ganhou movimento no cotidiano das relações sociais, evidenciamosos diferentes agentese ideias que conflitavamos sentidos de educaçãoe instrução.Utilizou-sea metodologia qualitativae, como fontes,leis, relatórios, processos de tutela e escritos publicados na imprensa negra.The article problematizes the process of childhood’s racialization registered in the period between the emancipationist process triggered by the law of 1871 and the years after the Abolition, from Rio Grande do Sul and its capital, Porto Alegre. Called childhood as a social construction and racialization as the way in which the idea of race gained momentum in daily social relations, evidence from different agents and ideas that conflicted the meanings of education and instruction. Qualitative methodology was used and, as sources, laws, reports, guardianship processes and written in the black pressapplication/pdfporRevista Brasileira de história & ciências sociais. Rio Grande, RS. Vol. 13, n.25 (2021), p. 60-90InfânciaChildhoodRacializationEducationO futuro da nação : instrução, educação e racialização da infância (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)The future of the nation : instruction, education and racialization of childhood (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125010.pdf.txt001125010.pdf.txtExtracted Texttext/plain80025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220550/2/001125010.pdf.txt3ad3049656075f62e46e9b384afe4adeMD52ORIGINAL001125010.pdfTexto completoapplication/pdf383566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220550/1/001125010.pdffb6ff85b31631156fe99f952b84d266eMD5110183/2205502021-05-07 04:57:40.240259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220550Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:57:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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