A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliana dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217785
Resumo: O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola.
id UFRGS-2_1470270b6882e26479a459b0015675d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Juliana dos SantosKaercher, Nestor André2021-02-06T04:19:24Z2020http://hdl.handle.net/10183/217785001122246O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarEscola indígenaA Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122246.pdf.txt001122246.pdf.txtExtracted Texttext/plain51268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/2/001122246.pdf.txte663351ae81068592a0962e63a7d3a16MD52ORIGINAL001122246.pdfTexto completoapplication/pdf1905130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/1/001122246.pdff58b91c00604a59e90bf209cd3919678MD5110183/2177852021-03-09 04:41:15.820077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:41:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
title A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
spellingShingle A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
Gomes, Juliana dos Santos
Ensino de geografia
Geografia escolar
Escola indígena
title_short A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
title_full A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
title_fullStr A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
title_full_unstemmed A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
title_sort A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
author Gomes, Juliana dos Santos
author_facet Gomes, Juliana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Juliana dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia escolar
Escola indígena
topic Ensino de geografia
Geografia escolar
Escola indígena
description O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-06T04:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217785
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122246
url http://hdl.handle.net/10183/217785
identifier_str_mv 001122246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/2/001122246.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/1/001122246.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e663351ae81068592a0962e63a7d3a16
f58b91c00604a59e90bf209cd3919678
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224602143162368