A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217785 |
Resumo: | O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola. |
id |
UFRGS-2_1470270b6882e26479a459b0015675d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217785 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Juliana dos SantosKaercher, Nestor André2021-02-06T04:19:24Z2020http://hdl.handle.net/10183/217785001122246O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarEscola indígenaA Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122246.pdf.txt001122246.pdf.txtExtracted Texttext/plain51268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/2/001122246.pdf.txte663351ae81068592a0962e63a7d3a16MD52ORIGINAL001122246.pdfTexto completoapplication/pdf1905130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/1/001122246.pdff58b91c00604a59e90bf209cd3919678MD5110183/2177852021-03-09 04:41:15.820077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:41:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
title |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
spellingShingle |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS Gomes, Juliana dos Santos Ensino de geografia Geografia escolar Escola indígena |
title_short |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
title_full |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
title_fullStr |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
title_full_unstemmed |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
title_sort |
A Geografia no espaço escolar indígena : relato de experiência em uma aldeia no município de Viamão - RS |
author |
Gomes, Juliana dos Santos |
author_facet |
Gomes, Juliana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Juliana dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia escolar Escola indígena |
topic |
Ensino de geografia Geografia escolar Escola indígena |
description |
O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz um relato de experiência vivenciado como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, com ênfase na escola indígena, situada no interior do município de Viamão. Para a elaboração deste material, fez - se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena, considerando a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxeram em seu texto as garantias legais para uma escola diferenciada para as comu nidades indígenas. O objetivo prio ritário deste trabalho é relatar o período de experiência docente vivido em uma escola indígena Guarani, auxiliada por autores que produziram materiais e conhecimentos sobre essa temática, sendo Bergamaschi (2008) e Martins (2013) fundamentais. Como resultado do trabalho destaca - se a efetiva vontade e luta desta comunidade pela edu cação escolar dentro da aldeia com uma escola que contemple a educação diferenciada nas aldeias indígenas e a busca p ela compreensão da cultura não - indígena e inserção no mercado de trabalho. Também é importante destacar que a troca de saberes com a comunidade e entre os professores faz-se necessária para avançar no diálogo da cultura Guarani com o que é ensinado na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-06T04:19:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217785 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122246 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217785 |
identifier_str_mv |
001122246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/2/001122246.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217785/1/001122246.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e663351ae81068592a0962e63a7d3a16 f58b91c00604a59e90bf209cd3919678 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224602143162368 |