A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158967 |
Resumo: | A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química. |
id |
UFRGS-2_1485789aaf912955d6c206548be7dfce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158967 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Demari, JenniferSalgado, Tania Denise Miskinis2017-06-01T02:36:53Z20160104-8899http://hdl.handle.net/10183/158967001013809A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química.Most research on PIBID has emphasized teacher formation. In this article, the look falls on the students, seeking to verify the influence of the PIBID/Chemistry of UFRGS on the school performance of a group of High School students in the Chemistry curricular component and what reasons led to that influence, by means of the evaluations held regularly in the classroom. Data were collected through observation and notes in the class casebook, a questionnaire with objective questions and open answers, and interviews. Qualitative and quantitative analysis were used for data analysis. The results showed that the PIBID/Chemistry of UFRGS had a positive influence on the school performance of that group of students in chemistry, and the influence can be attributed to the individualized attendance and to the differentiated activities developed by scholarship holders of PIBID/Chemistry.application/pdfporQuímica nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)Ensino de quimicaEnsino de química : Ensino médioDesempenho escolarIniciação à docênciaPIBID/ChemistrySchool performance, high school studentsA influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013809.pdf001013809.pdfTexto completoapplication/pdf1321683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/1/001013809.pdf9b971c85250f47e6cac9348441cc2ab6MD51TEXT001013809.pdf.txt001013809.pdf.txtExtracted Texttext/plain44057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/2/001013809.pdf.txt24533d43c27be0dd575bf84228218780MD5210183/1589672017-06-02 02:43:29.737126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158967Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-02T05:43:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
title |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
spellingShingle |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio Demari, Jennifer Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS) Ensino de quimica Ensino de química : Ensino médio Desempenho escolar Iniciação à docência PIBID/Chemistry School performance, high school students |
title_short |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
title_full |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
title_fullStr |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
title_full_unstemmed |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
title_sort |
A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio |
author |
Demari, Jennifer |
author_facet |
Demari, Jennifer Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demari, Jennifer Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS) Ensino de quimica Ensino de química : Ensino médio Desempenho escolar Iniciação à docência |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS) Ensino de quimica Ensino de química : Ensino médio Desempenho escolar Iniciação à docência PIBID/Chemistry School performance, high school students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
PIBID/Chemistry School performance, high school students |
description |
A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-01T02:36:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158967 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-8899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013809 |
identifier_str_mv |
0104-8899 001013809 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Química nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/1/001013809.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/2/001013809.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b971c85250f47e6cac9348441cc2ab6 24533d43c27be0dd575bf84228218780 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447631771467776 |