A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demari, Jennifer
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158967
Resumo: A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química.
id UFRGS-2_1485789aaf912955d6c206548be7dfce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158967
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Demari, JenniferSalgado, Tania Denise Miskinis2017-06-01T02:36:53Z20160104-8899http://hdl.handle.net/10183/158967001013809A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química.Most research on PIBID has emphasized teacher formation. In this article, the look falls on the students, seeking to verify the influence of the PIBID/Chemistry of UFRGS on the school performance of a group of High School students in the Chemistry curricular component and what reasons led to that influence, by means of the evaluations held regularly in the classroom. Data were collected through observation and notes in the class casebook, a questionnaire with objective questions and open answers, and interviews. Qualitative and quantitative analysis were used for data analysis. The results showed that the PIBID/Chemistry of UFRGS had a positive influence on the school performance of that group of students in chemistry, and the influence can be attributed to the individualized attendance and to the differentiated activities developed by scholarship holders of PIBID/Chemistry.application/pdfporQuímica nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)Ensino de quimicaEnsino de química : Ensino médioDesempenho escolarIniciação à docênciaPIBID/ChemistrySchool performance, high school studentsA influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013809.pdf001013809.pdfTexto completoapplication/pdf1321683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/1/001013809.pdf9b971c85250f47e6cac9348441cc2ab6MD51TEXT001013809.pdf.txt001013809.pdf.txtExtracted Texttext/plain44057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/2/001013809.pdf.txt24533d43c27be0dd575bf84228218780MD5210183/1589672017-06-02 02:43:29.737126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158967Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-02T05:43:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
title A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
spellingShingle A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
Demari, Jennifer
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)
Ensino de quimica
Ensino de química : Ensino médio
Desempenho escolar
Iniciação à docência
PIBID/Chemistry
School performance, high school students
title_short A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
title_full A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
title_fullStr A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
title_full_unstemmed A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
title_sort A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
author Demari, Jennifer
author_facet Demari, Jennifer
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demari, Jennifer
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)
Ensino de quimica
Ensino de química : Ensino médio
Desempenho escolar
Iniciação à docência
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)
Ensino de quimica
Ensino de química : Ensino médio
Desempenho escolar
Iniciação à docência
PIBID/Chemistry
School performance, high school students
dc.subject.eng.fl_str_mv PIBID/Chemistry
School performance, high school students
description A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T02:36:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158967
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-8899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013809
identifier_str_mv 0104-8899
001013809
url http://hdl.handle.net/10183/158967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Química nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/1/001013809.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158967/2/001013809.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b971c85250f47e6cac9348441cc2ab6
24533d43c27be0dd575bf84228218780
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447631771467776