Uma arquitetura para mobile marketing usando redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26343 |
Resumo: | Atualmente, o número de celulares tem crescido rapidamente. Mais e mais temos usado nossos smartphones para as mais diversas tarefas: mensageiros instantâneos, agenda, calendário. Tornou-se cada vez mais frequente o número de smartphones que possuem algum sistema de localização. Esses sistemas - GPS o mais comum - são usados normalmente com softwares de localização, para determinar a posição do indivíduo. Alguns softwares conseguem, com o auxílio de mapas, mostrar a posição exata do indivíduo em uma rua, pesquisar outras ruas, e determinar rotas entre elas. Outros softwares, mais avançados, localizam pontos de interesse, como restaurantes e cinemas. Contudo, estes softwares não conseguem fazer recomendações baseadas no gosto do usuário, a menos que o próprio filtre a pesquisa. Nesse ponto, o estudo de perfis é importante. Ele nos auxilia a criar um perfil sobre um indivíduo, determinando seus gostos e, a partir deles, prover as melhores opções dada a sua localização. O que não se havia notado é que esses perfis já existem: são os perfis das redes sociais. Várias das redes sociais existentes são usadas com o objetivo de compartilhar preferências, sejam estas sobre música (Last.fm), seriados (Orangotag), livros e filmes. Nesse trabalho, o objetivo é usar estes perfis juntamente com a localização do usuário para prover um serviço.Será utilizada neste trabalho o Bluetooth, pela sua ampla utilização em aplicações similares. A aplicação usa os perfis do Facebook e do Last.Fm para obter as preferências do usuário, e com isto, fazer recomendação de produtos a esta atráves de Bluetooth para um dispositivo móvel desta pessoa. A partir desta idéia, são criados casos de usos, e em seguida, modelos de entidade para representar a arquitetura. A partir desta representação, uma implementação é criada e testada. |
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Rodrigues, Filipe PazGeyer, Claudio Fernando Resin2010-10-14T04:19:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/26343000757795Atualmente, o número de celulares tem crescido rapidamente. Mais e mais temos usado nossos smartphones para as mais diversas tarefas: mensageiros instantâneos, agenda, calendário. Tornou-se cada vez mais frequente o número de smartphones que possuem algum sistema de localização. Esses sistemas - GPS o mais comum - são usados normalmente com softwares de localização, para determinar a posição do indivíduo. Alguns softwares conseguem, com o auxílio de mapas, mostrar a posição exata do indivíduo em uma rua, pesquisar outras ruas, e determinar rotas entre elas. Outros softwares, mais avançados, localizam pontos de interesse, como restaurantes e cinemas. Contudo, estes softwares não conseguem fazer recomendações baseadas no gosto do usuário, a menos que o próprio filtre a pesquisa. Nesse ponto, o estudo de perfis é importante. Ele nos auxilia a criar um perfil sobre um indivíduo, determinando seus gostos e, a partir deles, prover as melhores opções dada a sua localização. O que não se havia notado é que esses perfis já existem: são os perfis das redes sociais. Várias das redes sociais existentes são usadas com o objetivo de compartilhar preferências, sejam estas sobre música (Last.fm), seriados (Orangotag), livros e filmes. Nesse trabalho, o objetivo é usar estes perfis juntamente com a localização do usuário para prover um serviço.Será utilizada neste trabalho o Bluetooth, pela sua ampla utilização em aplicações similares. A aplicação usa os perfis do Facebook e do Last.Fm para obter as preferências do usuário, e com isto, fazer recomendação de produtos a esta atráves de Bluetooth para um dispositivo móvel desta pessoa. A partir desta idéia, são criados casos de usos, e em seguida, modelos de entidade para representar a arquitetura. A partir desta representação, uma implementação é criada e testada.Nowadays, the number of cellphones has been grown rapidly. Even more we have been using our smartphones to varied tasks: isntant messenger, calandar and such. It has been more frequent the number of smartphones that hava some localization system. These system - GPS the most popular - are used more often with localization softwares, to pinpoint the position of a person. Some software can, with the help from a map, show the exact position of a person in a street, search for other strets and make routes between them. Other softwares, locate interest points as restaurants adn cinemas. However, these softwares cannot do reccomendations based on user preferences, unless the user filter the search results. At this point, the study of profiles is important. It helps us to create a profile about someone, discovering his/her preferences and from that give the best options given the person’s localization. What it has not been noted is that these pprofiles already exists: they are the social network profiles. In this work, the objective is use these profiles on conjuction with the user localization to provida a service. It will be used in these application the Bluetooth, because of the large utilization on similar applications. The application will use the Facebook and Last.Fm profiles to obtain the user preferences, and with that, send products reccomendations as text messages on Bluetooth to a mobile device. Use cases will be written, and following that, entity models to represent the architecture. From that representation, and impleemntation will be created and testedapplication/pdfporArquitetura : ComputadoresRedes sociaisSecurityExploitsTestingUma arquitetura para mobile marketing usando redes sociaisAnn application for location based services using social networks info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2010Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000757795.pdf000757795.pdfTexto completoapplication/pdf494850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26343/1/000757795.pdfe8b4d7c5bb406d1ef81d7ddac9c213aaMD51TEXT000757795.pdf.txt000757795.pdf.txtExtracted Texttext/plain60908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26343/2/000757795.pdf.txt2369afe0be2d9b0e0b56789c16c077a3MD52THUMBNAIL000757795.pdf.jpg000757795.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26343/3/000757795.pdf.jpga1ad7d1b376adbe5b7193c26c743258eMD5310183/263432018-10-18 07:37:33.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:37:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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