Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172548 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar a relação entre os elementos da Teoria Atribucional causal e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais e como isso afeta a sua motivação para a aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no 1º semestre do ano de 2017, num total de 370 respondentes sendo aproveitados na pesquisa 360 questionários. Identificou-se que praticamente 80% dos acadêmicos afirmam que as causas atribuídas ao seu desempenho terão interferência no prosseguimento de seus estudos. Entre as causas que mais afetam o desempenho dos alunos estão as causas internas esforço e interesse pelo estudo, e as causas externas método de ensino e desempenho do professor. Os acadêmicos tendem a sentir maior satisfação quando o bom desempenho advém de seu esforço do que o resultante de causas externas. Quando os estudantes obtêm nota baixa devido a causas internas tendem a assumir a responsabilidade e se propor a se dedicar mais ao estudo, mas quando a nota baixa é causada por fatores externos tendem a ficar revoltados e desanimados. |
id |
UFRGS-2_14ea34ea35d7ccabd8c823a26645ba26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172548 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cassolli, SilvioBianchi, Márcia2018-02-15T02:33:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/172548001057048O objetivo desse estudo é analisar a relação entre os elementos da Teoria Atribucional causal e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais e como isso afeta a sua motivação para a aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no 1º semestre do ano de 2017, num total de 370 respondentes sendo aproveitados na pesquisa 360 questionários. Identificou-se que praticamente 80% dos acadêmicos afirmam que as causas atribuídas ao seu desempenho terão interferência no prosseguimento de seus estudos. Entre as causas que mais afetam o desempenho dos alunos estão as causas internas esforço e interesse pelo estudo, e as causas externas método de ensino e desempenho do professor. Os acadêmicos tendem a sentir maior satisfação quando o bom desempenho advém de seu esforço do que o resultante de causas externas. Quando os estudantes obtêm nota baixa devido a causas internas tendem a assumir a responsabilidade e se propor a se dedicar mais ao estudo, mas quando a nota baixa é causada por fatores externos tendem a ficar revoltados e desanimados.The purpose of this study is to analyze the relationship between the elements of the causal attributive theory and the causes pointed out by the accounting sciences of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) to explain their performance and their emotional reactions and how this affects their motivation for learning. This is a quantitative, descriptive study carried out by means of a survey based on a questionnaire applied to students of Accounting Sciences enrolled in the first semester of 2017, a total of 370 respondents being used in the research 360 questionnaires. It was identified that almost 80% of the academics affirm that the causes attributed to their performance will interfere in the continuation of their studies. Among the causes that most affect student performance are the internal causes of effort and interest in the study, and the external causes of teaching and teacher performance. Scholars tend to feel greater satisfaction when good performance comes from their effort than from external causes. When students score low due to internal causes they tend to take responsibility and set out to devote more time to study, but when the low grade is caused by external factors they tend to become disgusted and discouraged.application/pdfporDesempenhoAprendizagemAttributional TheoryLearningPerformanceMotivationRelação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionaisRelationship between the elements of the atributional theory and the causes pointed by the academics of Accounting Sciences of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul to explain its performance and its emotional reactions info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057048.pdf001057048.pdfTexto completoapplication/pdf254406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/1/001057048.pdf7dc827f812901d5edb32d8e83de34264MD51TEXT001057048.pdf.txt001057048.pdf.txtExtracted Texttext/plain69555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/2/001057048.pdf.txtdf0ac8543e6c8ffebeb18653e880c161MD52THUMBNAIL001057048.pdf.jpg001057048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/3/001057048.pdf.jpg434d9c7769d2bdceb3f41a802d3e6df0MD5310183/1725482018-10-26 10:22:54.568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172548Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:22:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relationship between the elements of the atributional theory and the causes pointed by the academics of Accounting Sciences of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul to explain its performance and its emotional reactions |
title |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
spellingShingle |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais Cassolli, Silvio Desempenho Aprendizagem Attributional Theory Learning Performance Motivation |
title_short |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
title_full |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
title_fullStr |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
title_full_unstemmed |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
title_sort |
Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais |
author |
Cassolli, Silvio |
author_facet |
Cassolli, Silvio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassolli, Silvio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bianchi, Márcia |
contributor_str_mv |
Bianchi, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Aprendizagem |
topic |
Desempenho Aprendizagem Attributional Theory Learning Performance Motivation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Attributional Theory Learning Performance Motivation |
description |
O objetivo desse estudo é analisar a relação entre os elementos da Teoria Atribucional causal e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais e como isso afeta a sua motivação para a aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no 1º semestre do ano de 2017, num total de 370 respondentes sendo aproveitados na pesquisa 360 questionários. Identificou-se que praticamente 80% dos acadêmicos afirmam que as causas atribuídas ao seu desempenho terão interferência no prosseguimento de seus estudos. Entre as causas que mais afetam o desempenho dos alunos estão as causas internas esforço e interesse pelo estudo, e as causas externas método de ensino e desempenho do professor. Os acadêmicos tendem a sentir maior satisfação quando o bom desempenho advém de seu esforço do que o resultante de causas externas. Quando os estudantes obtêm nota baixa devido a causas internas tendem a assumir a responsabilidade e se propor a se dedicar mais ao estudo, mas quando a nota baixa é causada por fatores externos tendem a ficar revoltados e desanimados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-15T02:33:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172548 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057048 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172548 |
identifier_str_mv |
001057048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/1/001057048.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/2/001057048.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172548/3/001057048.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7dc827f812901d5edb32d8e83de34264 df0ac8543e6c8ffebeb18653e880c161 434d9c7769d2bdceb3f41a802d3e6df0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224543322243072 |