Relação entre os elementos da teoria atribucional e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassolli, Silvio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172548
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a relação entre os elementos da Teoria Atribucional causal e as causas apontadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para explicar seu desempenho e as suas reações emocionais e como isso afeta a sua motivação para a aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no 1º semestre do ano de 2017, num total de 370 respondentes sendo aproveitados na pesquisa 360 questionários. Identificou-se que praticamente 80% dos acadêmicos afirmam que as causas atribuídas ao seu desempenho terão interferência no prosseguimento de seus estudos. Entre as causas que mais afetam o desempenho dos alunos estão as causas internas esforço e interesse pelo estudo, e as causas externas método de ensino e desempenho do professor. Os acadêmicos tendem a sentir maior satisfação quando o bom desempenho advém de seu esforço do que o resultante de causas externas. Quando os estudantes obtêm nota baixa devido a causas internas tendem a assumir a responsabilidade e se propor a se dedicar mais ao estudo, mas quando a nota baixa é causada por fatores externos tendem a ficar revoltados e desanimados.
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