Rankings no contexto do desenvolvimento humano : uma análise de ordem parcial do índice de desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puerari, Amanda Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/167281
Resumo: O estudo do desenvolvimento humano está no centro de diversos debates no campo da Ciência Econômica, e indicadores que visam a mensurar o desempenho de diferentes países em esferas críticas do desenvolvimento humano desempenham um papel fundamental na avaliação desse fenômeno. O Índice de Desenvolvimento Humano, por exemplo, agrega as dimensões educação, saúde e renda, oferecendo um ranking completo dos países. Rankings e ordenamentos são, dessa forma, de grande relevância em análises de desenvolvimento humano. Assim, o presente estudo apresenta uma aplicação empírica de análises de ordem parcial, desenvolvidas por Brüggemann e Patil (2011), com dados do Índice de Desenvolvimento Humano de 2015, buscando analisar incomparabilidades entre os países e o impacto dos diferentes indicadores no desempenho daqueles. Com base nesse exercício, o trabalho propõe uma discussão sobre rankings no âmbito das avaliações de desenvolvimento humano, defendendo que rankings parciais são uma metodologia mais flexível nesse contexto, em contraste a rankings completos. De fato, o estudo identificou novos e importantes aspectos acerca das estatísticas analisadas com base nessa nova abordagem. Ainda, os resultados das análises são discutidos buscando sugerir como tais aspectos poderiam potencialmente auxiliar na formulação de políticas públicas e como a abordagem dos meta-ranking poderia complementar a análise.
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