Modelos matemáticos a partir da construção de um termômetro de água
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180076 |
Resumo: | Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seguir, colocando o termômetro em um ambiente com temperatura inferior, aproximadamente constante, ou seja, resfriando-o. A seguir são apresentados modelos matemáticos construídos em linguagem acessível a alunos de Ensino Médio a partir dos mesmos dados. Finalmente, são feitas algumas considerações acerca do modelo clássico de resfriamento. |
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Sant'Ana, Alvino AlvesSant'Ana, Marilaine de Fraga2018-07-04T02:27:18Z20140104-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/180076000946606Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seguir, colocando o termômetro em um ambiente com temperatura inferior, aproximadamente constante, ou seja, resfriando-o. A seguir são apresentados modelos matemáticos construídos em linguagem acessível a alunos de Ensino Médio a partir dos mesmos dados. Finalmente, são feitas algumas considerações acerca do modelo clássico de resfriamento.In this paper, we explore the idea of constructing mathematical models, which explain or describe simple experiments that can be realized in the classroom or school laboratory. This work shows the construction of a water thermometer from simple materials realized by a sixth grade student, as well as the data collected by her with this tool on two situations: first exposing this thermometer to the sun in order to heat it, and, soon after, putting it on a room with a lower and approximately constant temperature, thereby cooling it. After, we present mathematical models written in an accessible way for high school students using the same data. Finally, we make some considerations regarding the classic model of cooling.application/pdfporVidya. Santa Maria. Vol. 34, n. 1 (2014), p. 133-148Modelagem matemáticaModelo matemáticoMathematical modelingMathematical modelExperimentNatural sciencesWater thermometerModelos matemáticos a partir da construção de um termômetro de águaMathematical models from the construction of a water thermometer info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946606.pdf000946606.pdfTexto completoapplication/pdf1151800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180076/1/000946606.pdfe2fa264d584e5843bef6cd05b4262b6eMD51TEXT000946606.pdf.txt000946606.pdf.txtExtracted Texttext/plain27559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180076/2/000946606.pdf.txtc31d9520181ca04245fde7fa06e586a7MD5210183/1800762018-07-05 02:25:48.919365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seguir, colocando o termômetro em um ambiente com temperatura inferior, aproximadamente constante, ou seja, resfriando-o. A seguir são apresentados modelos matemáticos construídos em linguagem acessível a alunos de Ensino Médio a partir dos mesmos dados. Finalmente, são feitas algumas considerações acerca do modelo clássico de resfriamento. |
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