O movimento das nuvens : montagem, imaginação e mistério na poesia de Roberto Bolaño
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182526 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposição girar ao redor de alguns motivos encontrados na obra de poesia do escritor chileno Roberto Bolaño. Muito conhecido por seus livros de ficção, a poesia de Bolaño ainda não foi traduzida para o português, dificultando, assim, sua recepção no Brasil. Apostamos, todavia, na relevância de sua obra para a paisagem e o pensamento da poesia contemporânea na América Latina. A partir de alguns conceitos como o de atrito , proposto por Silvina Rodrigues Lopes, e os de montagem e imaginação , por Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin, este texto procura produzir uma “ fala aventura ”, utilizando-se da força de um ensaio montado em fragmentos. Entendemos que, dessa maneira, a experiência de leitura e de tradução dos poemas de Bolaño possa produzir atrito com a língua deste texto. Portanto, não se trata de um ensaio que fale sobre a poesia de Bolaño, mas com ela. O trabalho é composto de quatro partes: a primeira, A estrutura mínima para dançar , é uma introdução metodológica do gesto de aproximação e fricção com a poesia de Bolaño; a segunda, O movimento das nuvens , uma coleção de fragmentos escritos em um limiar com os poemas de Bolaño; a terceira, Prolongamentos, é uma tentativa de apresentar algumas das imagens de pensamento surgidas a partir da escrita dos fragmentos, ou seja, um tempo posterior à metabolização dos textos no corpo de um leitor/escritor; e a quarta, os poemas traduzidos como anexos para a leitura. |
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