Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Gabriela Homem
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147934
Resumo: A implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) gera impactos ambientais de curto e longo prazo e uma das formas de compensar esses impactos é implantar um programa que busque hábitos ambientas corretos. A Educação Ambiental no Licenciamento é uma ferramenta de mitigação ou compensação de impactos ambientais. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar um Programa de Educação Ambiental e Patrimonial da PCH no rio das Antas, onde foram executadas atividades com o público infantil pertencentes a escolas municipais rurais da região.O licenciamento ambiental está presente de forma indireta na vida dos moradores dos municípios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Bom Jesus, uma das formas de aproximar os moradores do empreendimento e gerar novos conhecimentos é o Programa analisado. A educação ambiental tem o intuito de gerar novos conhecimentos aos participantes de atividades criando um raciocínio crítico e novas atitudes visando a relação do ser humano com o ambiente de uma forma consciente dos impactos ambientais gerados. Os encontros de educação ambiental foram analisados através de observação e avaliação de questionários dos alunos e de professores buscando perceber se a compreensão dos participantes quanto aos assuntos abordados e qual o resultado que as atividades geraram. As educadoras e os alunos que participaram do Programa avaliaram as atividades de uma forma muito positiva, 92% das educadoras indicaram que as atividades realizadas foram ótimas e que auxiliam o seu trabalho de professora em sala de aula, assim como 98% dos alunos responderam que as informações apresentadas faziam sentido para eles.
id UFRGS-2_165dda1820a6aac54a83b484d65b6a22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schneider, Gabriela HomemGuerra, Teresinha2016-09-06T02:16:33Z2016http://hdl.handle.net/10183/147934001001046A implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) gera impactos ambientais de curto e longo prazo e uma das formas de compensar esses impactos é implantar um programa que busque hábitos ambientas corretos. A Educação Ambiental no Licenciamento é uma ferramenta de mitigação ou compensação de impactos ambientais. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar um Programa de Educação Ambiental e Patrimonial da PCH no rio das Antas, onde foram executadas atividades com o público infantil pertencentes a escolas municipais rurais da região.O licenciamento ambiental está presente de forma indireta na vida dos moradores dos municípios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Bom Jesus, uma das formas de aproximar os moradores do empreendimento e gerar novos conhecimentos é o Programa analisado. A educação ambiental tem o intuito de gerar novos conhecimentos aos participantes de atividades criando um raciocínio crítico e novas atitudes visando a relação do ser humano com o ambiente de uma forma consciente dos impactos ambientais gerados. Os encontros de educação ambiental foram analisados através de observação e avaliação de questionários dos alunos e de professores buscando perceber se a compreensão dos participantes quanto aos assuntos abordados e qual o resultado que as atividades geraram. As educadoras e os alunos que participaram do Programa avaliaram as atividades de uma forma muito positiva, 92% das educadoras indicaram que as atividades realizadas foram ótimas e que auxiliam o seu trabalho de professora em sala de aula, assim como 98% dos alunos responderam que as informações apresentadas faziam sentido para eles.La implementación de una Pequeña Central Hidroeléctrica (PCH) genera impactos ambientales de corto y largo plazo y una de las formas de compensar estos impactos es la implementación de un programa que busca corregir los hábitos ambientales. La educación ambiental en procesos de licencia es una herramienta de mitigación o compensación de los impactos ambientales. Este trabajo se desarrolló con el fin de analizar un Programa de Educación Ambiental y Patrimonial de una PCH en el río de las Antas, donde fueron ejecutados actividades con el público infantil, pertenecientes a las escuelas públicas rurales de la región, los cuales, el licenciamiento ambiental está presente indirectamente en la vida de los habitantes de los municipios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula y Bom Jesus, como una de las maneras de aproximación entre los residentes con el proyecto y de generar nuevo conocimiento, es el programa es analizado. La educación ambiental tiene como objetivo generar nuevos conocimientos a los participantes y la creación de un nuevo pensamiento crítico y con actitudes dirigidas a la relación entre los seres humanos y el medio ambiente de una manera más consciente de los impactos ambientales. Fueron realizados encuentros de educación ambiental y se analizaron mediante la observación y análisis, los cuestionarios de los estudiantes y profesores, donde se busca notar la forma de comprensión de los participantes conla temática y cuál es el resultado de que las actividades que se generan. Los profesores y estudiantes que participaron en el programa evaluaron las actividades de una manera muy positiva , el 92 % de los maestros indicó que las actividades eran grandes y ayudar a su labor docente en el aula , así como el 98 % de los estudiantes respondió que la información presentada tenía sentido para ellos.application/pdfporLicenciamento ambientalProgramas de educação ambientalEducação ambientalAntas, Rio das (RS)LicenciamientoProgramas ambientalesEducación ambientalEducação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001046.pdf001001046.pdfTexto completoapplication/pdf1870430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/1/001001046.pdfd9edc1ef3393eb4f96077e94ff8d6a6eMD51TEXT001001046.pdf.txt001001046.pdf.txtExtracted Texttext/plain87077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/2/001001046.pdf.txt73e83cdbdea4af62a1964a652d9b8f21MD52THUMBNAIL001001046.pdf.jpg001001046.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/3/001001046.pdf.jpg4c5392469580714a57c4b48e2ee86706MD5310183/1479342018-10-29 08:49:21.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:49:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
title Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
spellingShingle Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
Schneider, Gabriela Homem
Licenciamento ambiental
Programas de educação ambiental
Educação ambiental
Antas, Rio das (RS)
Licenciamiento
Programas ambientales
Educación ambiental
title_short Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
title_full Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
title_fullStr Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
title_full_unstemmed Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
title_sort Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
author Schneider, Gabriela Homem
author_facet Schneider, Gabriela Homem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Gabriela Homem
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciamento ambiental
Programas de educação ambiental
Educação ambiental
Antas, Rio das (RS)
topic Licenciamento ambiental
Programas de educação ambiental
Educação ambiental
Antas, Rio das (RS)
Licenciamiento
Programas ambientales
Educación ambiental
dc.subject.spa.fl_str_mv Licenciamiento
Programas ambientales
Educación ambiental
description A implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) gera impactos ambientais de curto e longo prazo e uma das formas de compensar esses impactos é implantar um programa que busque hábitos ambientas corretos. A Educação Ambiental no Licenciamento é uma ferramenta de mitigação ou compensação de impactos ambientais. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar um Programa de Educação Ambiental e Patrimonial da PCH no rio das Antas, onde foram executadas atividades com o público infantil pertencentes a escolas municipais rurais da região.O licenciamento ambiental está presente de forma indireta na vida dos moradores dos municípios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Bom Jesus, uma das formas de aproximar os moradores do empreendimento e gerar novos conhecimentos é o Programa analisado. A educação ambiental tem o intuito de gerar novos conhecimentos aos participantes de atividades criando um raciocínio crítico e novas atitudes visando a relação do ser humano com o ambiente de uma forma consciente dos impactos ambientais gerados. Os encontros de educação ambiental foram analisados através de observação e avaliação de questionários dos alunos e de professores buscando perceber se a compreensão dos participantes quanto aos assuntos abordados e qual o resultado que as atividades geraram. As educadoras e os alunos que participaram do Programa avaliaram as atividades de uma forma muito positiva, 92% das educadoras indicaram que as atividades realizadas foram ótimas e que auxiliam o seu trabalho de professora em sala de aula, assim como 98% dos alunos responderam que as informações apresentadas faziam sentido para eles.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T02:16:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001046
url http://hdl.handle.net/10183/147934
identifier_str_mv 001001046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/1/001001046.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/2/001001046.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147934/3/001001046.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9edc1ef3393eb4f96077e94ff8d6a6e
73e83cdbdea4af62a1964a652d9b8f21
4c5392469580714a57c4b48e2ee86706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447181393395712