Exposição corporal do paciente no olhar do acadêmico de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131332 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer a vivência de acadêmicos de enfermagem em relação à exposição corporal do paciente durante a realização dos cuidados de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: Estudo qualitativo descritivo, realizado por meio de entrevistas com acadêmicos de enfermagem de uma instituição pública do Sul do Brasil, em agosto a setembro de 2010. O conteúdo das falas foi submetido à análise temática. Resultados: Exposição corporal do paciente constitui experiência com a qual o acadêmico depara-se durante o cuidado hospitalar, originando ansiedade, medo e constrangimento. A receptividade do usuário, presença de outras pessoas durante a execução de procedimentos, falta de sensibilidade de profissionais e de recursos materiais e inadequação do espaço físico foram apontados como dificultadores desta experiência. Conclusão: Exposição corporal e preservação da intimidade merecem espaço de discussão em sala de aula e no trabalho, visando à aptidão do estudante ao cotidiano da práxis em enfermagem e melhoria da qualidade assistencial. |
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Ceroni, PámelaMartins, Caroline LemosAntoniolli, LilianaCardozo Gonzales, Roxana IsabelDal Pai, DaianeEchevarría-Guanilo, Maria Elena2015-12-24T02:39:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/131332000979222Objetivo: Conhecer a vivência de acadêmicos de enfermagem em relação à exposição corporal do paciente durante a realização dos cuidados de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: Estudo qualitativo descritivo, realizado por meio de entrevistas com acadêmicos de enfermagem de uma instituição pública do Sul do Brasil, em agosto a setembro de 2010. O conteúdo das falas foi submetido à análise temática. Resultados: Exposição corporal do paciente constitui experiência com a qual o acadêmico depara-se durante o cuidado hospitalar, originando ansiedade, medo e constrangimento. A receptividade do usuário, presença de outras pessoas durante a execução de procedimentos, falta de sensibilidade de profissionais e de recursos materiais e inadequação do espaço físico foram apontados como dificultadores desta experiência. Conclusão: Exposição corporal e preservação da intimidade merecem espaço de discussão em sala de aula e no trabalho, visando à aptidão do estudante ao cotidiano da práxis em enfermagem e melhoria da qualidade assistencial.Objective: Recognizing the experience of nursing academics in relation to the patient’s body exposure during nursing care conduction in hospital environment. Method: A qualitative descriptive study, performed with nursing academics of a public institution in southern Brazil, between August and September 2010. The content was submitted to thematic analysis. Results: Exposure of patient's body constitutes an experience which the academic faces during hospital care, resulting in feelings such as anxiety, fear and embarrassment. The user's responsiveness, the presence of others during the execution of procedures, lack of professional sensitivity and of material resources and inadequate physical space were identified as hindering the experience. Conclusion: Physical exposure and intimacy preservation deserve space for discussion in the classroom and at work, aiming at student fitness to everyday practice of nursing and improving the quality of care.Objetivo: Conocer la vivencia de académicos de enfermería sobre exposición corporal del paciente durante la realización de los cuidados de enfermería en el hospital. Método: Estudio cualitativo descriptivo, realizado por medio de entrevistas con académicos de enfermería de una universidad pública del Sur de Brasil, de agosto a septiembre de 2010. Fue realizado análisis temático. Resultados: Exposición corporal del paciente es una experiencia con la cual el académico se depara durante el cuidado, originando ansiedad, miedo y vergüenza. La receptividad del usuario, presencia de otras personas durante los cuidados, la falta de sensibilidad de los profesionales y de recursos materiales e inadecuación de espacio físico fueron aspectos dificultadores de esta experiencia. Conclusión: Exposición corporal y preservación de la intimidad merecen espacio de discusión en sala de aula y en el trabajo, visando su reflexión en el cotidiano de la práctica del estudiante de enfermería y mejoría de la calidad de la asistencia.application/pdfporRevista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online. Rio de Janeiro. Vol. 7, n.4 (out./dez. 2015), p. 3148-3162Assistência ao pacienteRelações enfermeiro-pacienteHospitalizaçãoEstudantes de enfermagemPatient careNurse-patient relationshipsHospitalizationPrivacyAtención al pacienteRelaciones enfermero-pacienteHospitalizaciónPrivacidadExposição corporal do paciente no olhar do acadêmico de enfermagemPatient's body exposure through the look of the nursing academic Exposición corporal del paciente en la visión del académico de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979222.pdf000979222.pdfTexto completoapplication/pdf590107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131332/1/000979222.pdf9a31fa2ffb66e1ac3d342f7485709877MD51TEXT000979222.pdf.txt000979222.pdf.txtExtracted Texttext/plain51074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131332/2/000979222.pdf.txtfd5fef94b293d340c873ddf60db2db06MD52THUMBNAIL000979222.pdf.jpg000979222.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131332/3/000979222.pdf.jpgb6b9a22554acf352252b64627d49faa0MD5310183/1313322018-10-25 09:59:30.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:59:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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