Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luciane Peixoto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163948
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar as expectativas de docentes e equipe diretiva sobre a atuação do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida na escola onde trabalho como psicóloga, pois através deste foi possível esclarecer as possibilidades de atuação do psicólogo e melhor atender as demandas desta realidade específica. Além disso, também é uma oportunidade de mostrar às autoridades competentes ligadas a SEMED a real necessidade do psicólogo dentro das suas instituições de ensino. Participaram do estudo a Equipe Diretiva composta por 1 (uma) Diretora, 2 (uma) Vice Diretoras, 2 (duas) Coordenadoras Pedagógicas, 1 (um) Secretário, 1 (uma) Auxiliar de Secretaria, 7 (sete) Monitores de sala de aula, 11 (onze) Professores de Área, 8 (oito) Professores de Currículo de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio da Patrulha/ RS. O projeto contou com 3 (três) fases de coleta de dados. Na 1ª fase foi entregue aos participantes em mãos do pesquisador um questionário com questões abertas e fechadas, especialmente elaborado para este estudo. Na 2ª fase a devolução deste questionário, conforme orientação que ficou disponível na sala dos professores numa caixa com identificação da pesquisa, onde os professores e equipe diretiva deixaram os envelopes lacrados e foram recolhidos pelo psicólogo no dia e horário que o profissional estava na escola. Na 3ª fase foi realizada a análise dos dados a partir do Método de Análise de Conteúdo, onde foram criadas categorias temáticas sobre as representações sociais e as expectativas de atuação do psicólogo escolar. Assim deste modo o estudo pode contribuir para produzir conhecimento neste âmbito de atuação, havendo um incremento nas ações e no papel deste profissional.
id UFRGS-2_16ac92e778459a1bf00921dd53f7671d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163948
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Luciane PeixotoRapoport, Andrea2017-07-13T02:38:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/163948001025536O objetivo deste estudo foi verificar as expectativas de docentes e equipe diretiva sobre a atuação do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida na escola onde trabalho como psicóloga, pois através deste foi possível esclarecer as possibilidades de atuação do psicólogo e melhor atender as demandas desta realidade específica. Além disso, também é uma oportunidade de mostrar às autoridades competentes ligadas a SEMED a real necessidade do psicólogo dentro das suas instituições de ensino. Participaram do estudo a Equipe Diretiva composta por 1 (uma) Diretora, 2 (uma) Vice Diretoras, 2 (duas) Coordenadoras Pedagógicas, 1 (um) Secretário, 1 (uma) Auxiliar de Secretaria, 7 (sete) Monitores de sala de aula, 11 (onze) Professores de Área, 8 (oito) Professores de Currículo de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio da Patrulha/ RS. O projeto contou com 3 (três) fases de coleta de dados. Na 1ª fase foi entregue aos participantes em mãos do pesquisador um questionário com questões abertas e fechadas, especialmente elaborado para este estudo. Na 2ª fase a devolução deste questionário, conforme orientação que ficou disponível na sala dos professores numa caixa com identificação da pesquisa, onde os professores e equipe diretiva deixaram os envelopes lacrados e foram recolhidos pelo psicólogo no dia e horário que o profissional estava na escola. Na 3ª fase foi realizada a análise dos dados a partir do Método de Análise de Conteúdo, onde foram criadas categorias temáticas sobre as representações sociais e as expectativas de atuação do psicólogo escolar. Assim deste modo o estudo pode contribuir para produzir conhecimento neste âmbito de atuação, havendo um incremento nas ações e no papel deste profissional.The objective of the present study is to analyse the board of directors and teachers’ expectations regarding the work developed by school Psychologists. The research was carried out in the school where I work as a Psychologist. Through this work it was possible to make clear the range of the Psychologist work and thus better respond to the demands of that specific reality. Besides, it was also an opportunity to show SEMED authorities the necessity of a Psychologist as part of the school staff. The study comprised the Board of Directors made up of a Principal, 2 vice-Principals, 2 Pedagogical Coordinators, a Secretary and a Registrar Secretary, 7 classroom Monitors, 11 area Teachers, and 8 Teachers from a Municipal School in Santo Antonio da Patrulha/RS. The project had three data collecting stages. In the 1st stage the participants received, directly from the researcher, a questionaire with open and closed questions, especially made for the study. The 2nd stage was the return of the answered questionaires according to instructions available in the staffroom, in an identified box where the staff would deposit the sealed envelopes, which were then collected by the Psychologist on the day and time she was in the school. The 3rd stage was the analysis of the data through Content Analysis Method, where thematic categories were created regarding social representativity and expectations with respect to the school Psychologist work. Thus, the present study can contribute to bringing knowledge to this area of activity and increasing the actions and role of that professional.application/pdfporAtuação do psicólogoPsicologia escolarPsychologistSocial representationSchoolPerspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família: avaliação, prevenção e intervençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025536.pdf001025536.pdfTexto completoapplication/pdf236255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/1/001025536.pdf6e3670067cae581b03bed58c3776f79bMD51TEXT001025536.pdf.txt001025536.pdf.txtExtracted Texttext/plain63578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/2/001025536.pdf.txta1a71c5b7cb70c6e09e843a329c97293MD52THUMBNAIL001025536.pdf.jpg001025536.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/3/001025536.pdf.jpg2b1a2f7b6e116c92e388a4c7ef9546f8MD5310183/1639482018-10-10 07:55:28.471oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
title Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
spellingShingle Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
Pinto, Luciane Peixoto
Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
Psychologist
Social representation
School
title_short Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
title_full Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
title_fullStr Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
title_full_unstemmed Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
title_sort Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
author Pinto, Luciane Peixoto
author_facet Pinto, Luciane Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luciane Peixoto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapoport, Andrea
contributor_str_mv Rapoport, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
topic Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
Psychologist
Social representation
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychologist
Social representation
School
description O objetivo deste estudo foi verificar as expectativas de docentes e equipe diretiva sobre a atuação do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida na escola onde trabalho como psicóloga, pois através deste foi possível esclarecer as possibilidades de atuação do psicólogo e melhor atender as demandas desta realidade específica. Além disso, também é uma oportunidade de mostrar às autoridades competentes ligadas a SEMED a real necessidade do psicólogo dentro das suas instituições de ensino. Participaram do estudo a Equipe Diretiva composta por 1 (uma) Diretora, 2 (uma) Vice Diretoras, 2 (duas) Coordenadoras Pedagógicas, 1 (um) Secretário, 1 (uma) Auxiliar de Secretaria, 7 (sete) Monitores de sala de aula, 11 (onze) Professores de Área, 8 (oito) Professores de Currículo de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio da Patrulha/ RS. O projeto contou com 3 (três) fases de coleta de dados. Na 1ª fase foi entregue aos participantes em mãos do pesquisador um questionário com questões abertas e fechadas, especialmente elaborado para este estudo. Na 2ª fase a devolução deste questionário, conforme orientação que ficou disponível na sala dos professores numa caixa com identificação da pesquisa, onde os professores e equipe diretiva deixaram os envelopes lacrados e foram recolhidos pelo psicólogo no dia e horário que o profissional estava na escola. Na 3ª fase foi realizada a análise dos dados a partir do Método de Análise de Conteúdo, onde foram criadas categorias temáticas sobre as representações sociais e as expectativas de atuação do psicólogo escolar. Assim deste modo o estudo pode contribuir para produzir conhecimento neste âmbito de atuação, havendo um incremento nas ações e no papel deste profissional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-13T02:38:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163948
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001025536
url http://hdl.handle.net/10183/163948
identifier_str_mv 001025536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/1/001025536.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/2/001025536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163948/3/001025536.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e3670067cae581b03bed58c3776f79b
a1a71c5b7cb70c6e09e843a329c97293
2b1a2f7b6e116c92e388a4c7ef9546f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447200400932864