O manuseio adequado de livros por crianças como agentes de preservação documental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67819 |
Resumo: | A orientação sobre a forma de manuseio correto de livros como agente de disseminação da preservação documental, o serviço de referência e as crianças, o meio desta disseminação. Esta relação é apresentada e analisada neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São estudados a composição físico-química do papel, as partes e estruturas do livro e seus problemas de desgaste, os agentes químicos, ambientais e biológicos à degradação do papel, além das ações humanas que agravam ou inibem o desgaste dos livros. As práticas de manuseio inadequado feito pelos usuários e funcionários da unidade de informação, e como o serviço de referência pode ser uma ferramenta poderosa na divulgação do manuseio correto de livros como forma de preservação documental, atuando na educação e conscientização dos usuários. Usuários estes, crianças, que, através de jogos, aprendem e repassam a importância da preservação documental para suas próprias vidas e de todos os outros. A pesquisa descritiva tem por finalidade identificar: como as crianças podem ser agentes da preservação documental através da disseminação das orientações recebidas durante o serviço de referência e quais são os agentes e ações que interferem na conservação dos livros. Para tanto, a metodologia empregada teve abordagem quantitativa e qualitativa, sendo os instrumentos de coleta de dados utilizados o questionário e a observação. Esses foram aplicados a fim de identificar a condição geral do meio ambiente da biblioteca, a condição de preservação do acervo, e quais as práticas mais rotineiras no manuseio inadequado de livros entre as crianças. |
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