Análise de custo-volume-lucro numa empresa produtora especializada em produtos customizados para smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernando Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197595
Resumo: A Análise Custo-Volume-Lucro é uma técnica que possibilita mensurar os impactos ocasionados pelas mudanças dos volumes de produção nos custos, nas receitas e nos lucros das empresas. Sua relevância é evidenciada pela sua contribuição na compreensão dos padrões de comportamento dos custos, promovendo esclarecimentos necessários para a melhoria do planejamento e do controle das atividades. Este estudo tem como objetivo identificar o resultado de uma Análise de Custo-Volume-Lucro em uma empresa que fabrica produtos customizados para smartphones. Para tanto, empregou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso. O objeto de investigação empírica é uma empresa de médio porte, fabricante de capas e demais produtos customizados para smartphones, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), com mais de oito anos de atuação no mercado. Os resultados apontaram que, dentre o mix de produtos que a empresa oferece, as capas (81,58%) correspondem a maior margem de contribuição total, seguidas pelas películas e acessórios, com 69,01% e 12,84%, respectivamente. Dado que o mercado consumidor é importante e abrange um expressivo volume de vendas, para a existência de ponto de equilíbrio, a produção de capas deve ser superior à produção dos demais produtos. Os achados são discutidos com os resultados provenientes de outras investigações empíricas e enfatizam a relevância da utilização desta ferramenta contábil como suporte ao processo de tomada de decisão.
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