A gestão documental como ferramenta para otimização das atividades administrativas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Willian Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157290
Resumo: Este trabalho contempla a análise acerca da implementação da gestão documental, como parte das políticas arquivísticas, em consonância com o desenvolvimento de um sistema de arquivos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Oriunda da Divisão de Documentação, juntamente com o Arquivo Central, esta iniciativa se apresenta como um significativo aporte ao âmbito administrativo da Universidade, a fim de atender as demandas relativas à gestão documental, em conformidade com a legislação vigente. Para tanto, utilizou-se a metodologia de aplicação de entrevistas a direção do Arquivo Central, bem como a dois setores, que já estão sendo atendidos pela equipe técnica do Arquivo Central. A investigação possibilitou ainda identificar a repercussão do assessoramento técnico do AC, bem como a verificação do desempenho deste, como órgão disseminador das políticas arquivísticas da Universidade. Considerando o aporte teórico, apresentam-se considerações sobre arquivos universitários, atribuições do cargo de arquivista, políticas arquivísticas, cultura organizacional e gestão documental. Os resultados permitiram identificar uma sensibilização sobre a inserção de uma nova cultura voltada à gestão de documentos; a conscientização do papel do gestor administrativo quanto às suas responsabilidades no tratamento e destinação dos documentos públicos; uma nova perspectiva sobre o papel do arquivista como portador de um conhecimento técnico específico, bem como um redimensionamento nas relações administrativas entre o próprio Arquivo e as demais instâncias da Universidade.
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