Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88101 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar. |
id |
UFRGS-2_172bd2ef8c7017cf0feee21c59a74eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88101 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Madalena, Débora da SilveiraGiordani, Liliane Ferrari2014-03-01T01:54:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/88101000912071Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação de surdosLeituraEducação bilíngueLeitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912071.pdf000912071.pdfTexto completoapplication/pdf773021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/1/000912071.pdf614d3d41d6dd77f7ed94359ab929153cMD51TEXT000912071.pdf.txt000912071.pdf.txtExtracted Texttext/plain47074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/2/000912071.pdf.txt214a9a0227f2485e9477d98a3adc71f3MD52THUMBNAIL000912071.pdf.jpg000912071.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/3/000912071.pdf.jpgad53b9899657a73e45226c0490e39dd8MD5310183/881012018-10-18 08:12:04.534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
title |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
spellingShingle |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos Madalena, Débora da Silveira Educação de jovens e adultos Educação de surdos Leitura Educação bilíngue |
title_short |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
title_full |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
title_fullStr |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
title_full_unstemmed |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
title_sort |
Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos |
author |
Madalena, Débora da Silveira |
author_facet |
Madalena, Débora da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madalena, Débora da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
contributor_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação de surdos Leitura Educação bilíngue |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação de surdos Leitura Educação bilíngue |
description |
Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88101 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912071 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88101 |
identifier_str_mv |
000912071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/1/000912071.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/2/000912071.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/3/000912071.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
614d3d41d6dd77f7ed94359ab929153c 214a9a0227f2485e9477d98a3adc71f3 ad53b9899657a73e45226c0490e39dd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121749344256 |