Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madalena, Débora da Silveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88101
Resumo: Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar.
id UFRGS-2_172bd2ef8c7017cf0feee21c59a74eed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88101
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Madalena, Débora da SilveiraGiordani, Liliane Ferrari2014-03-01T01:54:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/88101000912071Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação de surdosLeituraEducação bilíngueLeitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912071.pdf000912071.pdfTexto completoapplication/pdf773021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/1/000912071.pdf614d3d41d6dd77f7ed94359ab929153cMD51TEXT000912071.pdf.txt000912071.pdf.txtExtracted Texttext/plain47074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/2/000912071.pdf.txt214a9a0227f2485e9477d98a3adc71f3MD52THUMBNAIL000912071.pdf.jpg000912071.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/3/000912071.pdf.jpgad53b9899657a73e45226c0490e39dd8MD5310183/881012018-10-18 08:12:04.534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
title Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
spellingShingle Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
Madalena, Débora da Silveira
Educação de jovens e adultos
Educação de surdos
Leitura
Educação bilíngue
title_short Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
title_full Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
title_fullStr Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
title_full_unstemmed Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
title_sort Leitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdos
author Madalena, Débora da Silveira
author_facet Madalena, Débora da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madalena, Débora da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação de surdos
Leitura
Educação bilíngue
topic Educação de jovens e adultos
Educação de surdos
Leitura
Educação bilíngue
description Este trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912071
url http://hdl.handle.net/10183/88101
identifier_str_mv 000912071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/1/000912071.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/2/000912071.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88101/3/000912071.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 614d3d41d6dd77f7ed94359ab929153c
214a9a0227f2485e9477d98a3adc71f3
ad53b9899657a73e45226c0490e39dd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121749344256