Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deise Lauana dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237757
Resumo: O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional.
id UFRGS-2_1740f07268c224bb036c577f0d92a5ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Deise Lauana dosMoço, Maria Cecília de Chiara2022-04-25T17:47:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/237757001139468O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional.The use of green areas for field trips with students increases motivation, improves learning and brings a connection with nature. In addition to the benefits in the context of learning, they also bring welfare that positively influence the physical and mental health of the student. The main goal of this work is to investigate the use of green are as by elementary school educators in the public school of Riozinho in the state of Rio Grande do Sul. Data collection was carried out through the application of a questionnaire to school teachers. The results showed that teachers use green areas in schools with low frequency. However, when they use it, they observe adherence to activities by the students. The planning time was pointed out as a disadvantage. It was also possible to perceive that teachers did not have this type of activity in their teacher tr aining, neither initial nor continuing and that this factor may be influencing insecurity in the use of these spaces in professional practice.application/pdfporEnsino e aprendizagemÁreas verdesMeio ambienteAmbiente escolarLearningGreen areasEnvironmentSchool yardFora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139468.pdf.txt001139468.pdf.txtExtracted Texttext/plain42318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/2/001139468.pdf.txt96e2a69dae1171d4c4b8039dda887eeaMD52ORIGINAL001139468.pdfTexto completoapplication/pdf496387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/1/001139468.pdf2da0d6629a54d3ed730b992ccb74a8ffMD5110183/2377572022-04-26 04:50:49.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
title Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
spellingShingle Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
Santos, Deise Lauana dos
Ensino e aprendizagem
Áreas verdes
Meio ambiente
Ambiente escolar
Learning
Green areas
Environment
School yard
title_short Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
title_full Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
title_fullStr Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
title_full_unstemmed Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
title_sort Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
author Santos, Deise Lauana dos
author_facet Santos, Deise Lauana dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Deise Lauana dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Áreas verdes
Meio ambiente
Ambiente escolar
topic Ensino e aprendizagem
Áreas verdes
Meio ambiente
Ambiente escolar
Learning
Green areas
Environment
School yard
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Green areas
Environment
School yard
description O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139468
url http://hdl.handle.net/10183/237757
identifier_str_mv 001139468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/2/001139468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/1/001139468.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96e2a69dae1171d4c4b8039dda887eea
2da0d6629a54d3ed730b992ccb74a8ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628293599232