Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237757 |
Resumo: | O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional. |
id |
UFRGS-2_1740f07268c224bb036c577f0d92a5ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237757 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Deise Lauana dosMoço, Maria Cecília de Chiara2022-04-25T17:47:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/237757001139468O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional.The use of green areas for field trips with students increases motivation, improves learning and brings a connection with nature. In addition to the benefits in the context of learning, they also bring welfare that positively influence the physical and mental health of the student. The main goal of this work is to investigate the use of green are as by elementary school educators in the public school of Riozinho in the state of Rio Grande do Sul. Data collection was carried out through the application of a questionnaire to school teachers. The results showed that teachers use green areas in schools with low frequency. However, when they use it, they observe adherence to activities by the students. The planning time was pointed out as a disadvantage. It was also possible to perceive that teachers did not have this type of activity in their teacher tr aining, neither initial nor continuing and that this factor may be influencing insecurity in the use of these spaces in professional practice.application/pdfporEnsino e aprendizagemÁreas verdesMeio ambienteAmbiente escolarLearningGreen areasEnvironmentSchool yardFora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139468.pdf.txt001139468.pdf.txtExtracted Texttext/plain42318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/2/001139468.pdf.txt96e2a69dae1171d4c4b8039dda887eeaMD52ORIGINAL001139468.pdfTexto completoapplication/pdf496387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/1/001139468.pdf2da0d6629a54d3ed730b992ccb74a8ffMD5110183/2377572022-04-26 04:50:49.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
title |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
spellingShingle |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza Santos, Deise Lauana dos Ensino e aprendizagem Áreas verdes Meio ambiente Ambiente escolar Learning Green areas Environment School yard |
title_short |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
title_full |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
title_fullStr |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
title_full_unstemmed |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
title_sort |
Fora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a natureza |
author |
Santos, Deise Lauana dos |
author_facet |
Santos, Deise Lauana dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Deise Lauana dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Áreas verdes Meio ambiente Ambiente escolar |
topic |
Ensino e aprendizagem Áreas verdes Meio ambiente Ambiente escolar Learning Green areas Environment School yard |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Green areas Environment School yard |
description |
O uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:47:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139468 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237757 |
identifier_str_mv |
001139468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/2/001139468.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237757/1/001139468.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96e2a69dae1171d4c4b8039dda887eea 2da0d6629a54d3ed730b992ccb74a8ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224628293599232 |