Texto e têxtil em O livro de travesseiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Andrei dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159724
Resumo: Este texto é uma proposta de reflexão em três partes sobre o tema “roupa” em O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (Japão, séculos X–XI), discutindo a importância dos fazeres relacionados ao têxtil na sociedade aristocrática japonesa da Antiguidade; as suas ressonâncias no contexto da moda no século XX; e a maneira como a metáfora escritura-corpo-vestimenta atualiza-se e amplifica-se na adaptação do livro para o cinema. No livro, texto, têxtil e memória confundem-se, formando uma metáfora complexa que é também um comentário sobre a condição feminina na Corte Imperial de Heian. A adaptação da obra para o cinema (O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway, 1996) conta com a colaboração do designer desconstrutivista Martin Margiela, e acrescenta novas camadas interpretativas a esse aglomerado de imagens relacionadas aos atos de escrever, tecer, ler, traduzir, adaptar e desconstruir. O caráter fragmentário da obra literária pode ainda ser lido como em diálogo com o jornalismo de moda do século XX. O ideal estético do okashi, da literatura clássica japonesa, encontra eco no conceito de pizzazz, de Diana Vreeland, assim como no esteticismo da poética modernista. A roupa como metáfora do texto e a ideia de que roupa é texto estão presentes nesses três momentos interpretativos.
id UFRGS-2_179b6266d25baf56d3e4b959331bc8bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Andrei dos Santos2017-06-20T02:31:46Z20151984-1124http://hdl.handle.net/10183/159724001023124Este texto é uma proposta de reflexão em três partes sobre o tema “roupa” em O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (Japão, séculos X–XI), discutindo a importância dos fazeres relacionados ao têxtil na sociedade aristocrática japonesa da Antiguidade; as suas ressonâncias no contexto da moda no século XX; e a maneira como a metáfora escritura-corpo-vestimenta atualiza-se e amplifica-se na adaptação do livro para o cinema. No livro, texto, têxtil e memória confundem-se, formando uma metáfora complexa que é também um comentário sobre a condição feminina na Corte Imperial de Heian. A adaptação da obra para o cinema (O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway, 1996) conta com a colaboração do designer desconstrutivista Martin Margiela, e acrescenta novas camadas interpretativas a esse aglomerado de imagens relacionadas aos atos de escrever, tecer, ler, traduzir, adaptar e desconstruir. O caráter fragmentário da obra literária pode ainda ser lido como em diálogo com o jornalismo de moda do século XX. O ideal estético do okashi, da literatura clássica japonesa, encontra eco no conceito de pizzazz, de Diana Vreeland, assim como no esteticismo da poética modernista. A roupa como metáfora do texto e a ideia de que roupa é texto estão presentes nesses três momentos interpretativos.This text is a three-part reflection upon the theme of “clothing” as it is found in a literary work of Ancient Japan — on the importance of garment-making skills as a device for the production of difference in the context of the Imperial Court; on how the theme from the book resonates in the context of 20th century fashion; and on how it is brought up to date and amplified, working as a metaphor for writing, in the film adaptation of the ancient text. In The Pillow Book of Sei Shônagon (Japan, 10th–11th centuries), text, textile and memory merge into an extended, web-like metaphor that is also a commentary on the status of women in Imperial Heian. The adaptation of the written work for the cinema (The Pillow Book, by Peter Greenaway, 1996) features clothes by deconstructivist Martin Margiela, adding new interpretative layers to this cluster of images, relating them to the acts of writing, weaving, reading, translating, adapting and deconstructing. The fragmentary character of Sei Shônagon’s work also resonates with fashion journalism of the 20th century. The aesthetic ideal of okashi, a concept from classical Japanese literature, resonates with 20th century conceptions of fashion, such as Diana Vreeland’s pizzazz, and with the aesthetics of modernist poetry. Clothing as a metaphor for text and the idea of clothing as text are present in those three interpretative moments.application/pdfporCriação & crítica. São Paulo, SP. N. 15 (2015), p. 20-40Sei Shonagon. The pillow book = O livro de cabeceiraGreenaway, Peter. The pillow bookCinema japonêsLiteratura japonesaKimonoSei ShônagonPeter GreenawayDeconstructivismOkashiPizzazzTexto e têxtil em O livro de travesseiroText and textile in The pillow book info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023124.pdf001023124.pdfTexto completoapplication/pdf1645403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159724/1/001023124.pdf6862d7579c8c3ff88c7eaac990e56747MD51TEXT001023124.pdf.txt001023124.pdf.txtExtracted Texttext/plain66082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159724/2/001023124.pdf.txt1c09371c223bc56ce997f714130e499cMD5210183/1597242017-06-21 02:52:00.331285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Texto e têxtil em O livro de travesseiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Text and textile in The pillow book
title Texto e têxtil em O livro de travesseiro
spellingShingle Texto e têxtil em O livro de travesseiro
Cunha, Andrei dos Santos
Sei Shonagon. The pillow book = O livro de cabeceira
Greenaway, Peter. The pillow book
Cinema japonês
Literatura japonesa
Kimono
Sei Shônagon
Peter Greenaway
Deconstructivism
Okashi
Pizzazz
title_short Texto e têxtil em O livro de travesseiro
title_full Texto e têxtil em O livro de travesseiro
title_fullStr Texto e têxtil em O livro de travesseiro
title_full_unstemmed Texto e têxtil em O livro de travesseiro
title_sort Texto e têxtil em O livro de travesseiro
author Cunha, Andrei dos Santos
author_facet Cunha, Andrei dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Andrei dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sei Shonagon. The pillow book = O livro de cabeceira
Greenaway, Peter. The pillow book
Cinema japonês
Literatura japonesa
topic Sei Shonagon. The pillow book = O livro de cabeceira
Greenaway, Peter. The pillow book
Cinema japonês
Literatura japonesa
Kimono
Sei Shônagon
Peter Greenaway
Deconstructivism
Okashi
Pizzazz
dc.subject.eng.fl_str_mv Kimono
Sei Shônagon
Peter Greenaway
Deconstructivism
Okashi
Pizzazz
description Este texto é uma proposta de reflexão em três partes sobre o tema “roupa” em O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (Japão, séculos X–XI), discutindo a importância dos fazeres relacionados ao têxtil na sociedade aristocrática japonesa da Antiguidade; as suas ressonâncias no contexto da moda no século XX; e a maneira como a metáfora escritura-corpo-vestimenta atualiza-se e amplifica-se na adaptação do livro para o cinema. No livro, texto, têxtil e memória confundem-se, formando uma metáfora complexa que é também um comentário sobre a condição feminina na Corte Imperial de Heian. A adaptação da obra para o cinema (O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway, 1996) conta com a colaboração do designer desconstrutivista Martin Margiela, e acrescenta novas camadas interpretativas a esse aglomerado de imagens relacionadas aos atos de escrever, tecer, ler, traduzir, adaptar e desconstruir. O caráter fragmentário da obra literária pode ainda ser lido como em diálogo com o jornalismo de moda do século XX. O ideal estético do okashi, da literatura clássica japonesa, encontra eco no conceito de pizzazz, de Diana Vreeland, assim como no esteticismo da poética modernista. A roupa como metáfora do texto e a ideia de que roupa é texto estão presentes nesses três momentos interpretativos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:31:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159724
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023124
identifier_str_mv 1984-1124
001023124
url http://hdl.handle.net/10183/159724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Criação & crítica. São Paulo, SP. N. 15 (2015), p. 20-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159724/1/001023124.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159724/2/001023124.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6862d7579c8c3ff88c7eaac990e56747
1c09371c223bc56ce997f714130e499c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487343786622976