O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Guirland
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25691
Resumo: O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.
id UFRGS-2_17df12b41de3bdc35740eacaef464723
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25691
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, André GuirlandSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:20Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25691000601241O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.The present work studies the narrative and the image as elements of the language of symbolic play. With this objective a child was observed during approximately one year while in a psychotherapeutic process. The child’s symbolic play in the sandplay was analyzed concerning narrative organization and construction of meaning based on Jung’s Analytical Psychology theory and method, and Bruner’s narrative theory. The study shows that symbolic play is a form of language, and through it the child constructs a text that presents itself as a narrative or as an image; that this text is filled with cultural elements which show themselves as new narratives or images that mix with the ones the child had constructed. Also, it shows that the child organizes his/her life experience and that of the world by means of this text; that the narratives produced by symbolic play are similar to those produced by the cultural history of mankind; and, finally, that symbolic play has a cognitive function of organizing the child’s life experience.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.BrinquedoImagemNarrativasPsicologia analíticaCriançaNarrativeImageSymbolic playAnalytical psychologySandplayO brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criançaSymbolic play and the narrative organization of the child’s life experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000601241.pdf.txt000601241.pdf.txtExtracted Texttext/plain66787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/2/000601241.pdf.txt3484304dcf5054c4414540cacb6fd467MD52ORIGINAL000601241.pdf000601241.pdfTexto completoapplication/pdf228723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/1/000601241.pdfa064ac7b7fe063002c1284128576acc7MD51THUMBNAIL000601241.pdf.jpg000601241.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/3/000601241.pdf.jpg859431c6ec6dfa6d084921d8bc5b26beMD5310183/256912018-10-17 08:40:21.446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Symbolic play and the narrative organization of the child’s life experience
title O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
spellingShingle O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
Vieira, André Guirland
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.
Brinquedo
Imagem
Narrativas
Psicologia analítica
Criança
Narrative
Image
Symbolic play
Analytical psychology
Sandplay
title_short O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
title_full O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
title_fullStr O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
title_full_unstemmed O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
title_sort O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
author Vieira, André Guirland
author_facet Vieira, André Guirland
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, André Guirland
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.
Brinquedo
Imagem
Narrativas
Psicologia analítica
Criança
topic Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.
Brinquedo
Imagem
Narrativas
Psicologia analítica
Criança
Narrative
Image
Symbolic play
Analytical psychology
Sandplay
dc.subject.eng.fl_str_mv Narrative
Image
Symbolic play
Analytical psychology
Sandplay
description O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25691
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000601241
identifier_str_mv 0102-7972
000601241
url http://hdl.handle.net/10183/25691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/2/000601241.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/1/000601241.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/3/000601241.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3484304dcf5054c4414540cacb6fd467
a064ac7b7fe063002c1284128576acc7
859431c6ec6dfa6d084921d8bc5b26be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722749325312