O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25691 |
Resumo: | O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança. |
id |
UFRGS-2_17df12b41de3bdc35740eacaef464723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25691 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, André GuirlandSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:20Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25691000601241O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.The present work studies the narrative and the image as elements of the language of symbolic play. With this objective a child was observed during approximately one year while in a psychotherapeutic process. The child’s symbolic play in the sandplay was analyzed concerning narrative organization and construction of meaning based on Jung’s Analytical Psychology theory and method, and Bruner’s narrative theory. The study shows that symbolic play is a form of language, and through it the child constructs a text that presents itself as a narrative or as an image; that this text is filled with cultural elements which show themselves as new narratives or images that mix with the ones the child had constructed. Also, it shows that the child organizes his/her life experience and that of the world by means of this text; that the narratives produced by symbolic play are similar to those produced by the cultural history of mankind; and, finally, that symbolic play has a cognitive function of organizing the child’s life experience.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.BrinquedoImagemNarrativasPsicologia analíticaCriançaNarrativeImageSymbolic playAnalytical psychologySandplayO brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criançaSymbolic play and the narrative organization of the child’s life experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000601241.pdf.txt000601241.pdf.txtExtracted Texttext/plain66787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/2/000601241.pdf.txt3484304dcf5054c4414540cacb6fd467MD52ORIGINAL000601241.pdf000601241.pdfTexto completoapplication/pdf228723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/1/000601241.pdfa064ac7b7fe063002c1284128576acc7MD51THUMBNAIL000601241.pdf.jpg000601241.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/3/000601241.pdf.jpg859431c6ec6dfa6d084921d8bc5b26beMD5310183/256912018-10-17 08:40:21.446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Symbolic play and the narrative organization of the child’s life experience |
title |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
spellingShingle |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança Vieira, André Guirland Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961. Brinquedo Imagem Narrativas Psicologia analítica Criança Narrative Image Symbolic play Analytical psychology Sandplay |
title_short |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
title_full |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
title_fullStr |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
title_full_unstemmed |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
title_sort |
O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança |
author |
Vieira, André Guirland |
author_facet |
Vieira, André Guirland Sperb, Tania Mara |
author_role |
author |
author2 |
Sperb, Tania Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, André Guirland Sperb, Tania Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961. Brinquedo Imagem Narrativas Psicologia analítica Criança |
topic |
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961. Brinquedo Imagem Narrativas Psicologia analítica Criança Narrative Image Symbolic play Analytical psychology Sandplay |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Narrative Image Symbolic play Analytical psychology Sandplay |
description |
O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25691 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000601241 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000601241 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/2/000601241.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/1/000601241.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25691/3/000601241.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3484304dcf5054c4414540cacb6fd467 a064ac7b7fe063002c1284128576acc7 859431c6ec6dfa6d084921d8bc5b26be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224722749325312 |