Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Fernanda Bandeira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Clausell, Nadine Oliveira, Aliti, Graziella Badin, Dominguez, Daniela Rivero, Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34297
Resumo: Fundamento: Diferentes abordagens de enfermagem no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) tem demonstrado benefícios na redução da morbidade e mortalidade. Entretanto, a combinação de educação intra-hospitalar com contato telefônico após a alta hospitalar tem sido pouco explorada. Objetivo: Comparar dois grupos de intervenção de enfermagem entre pacientes hospitalizados devido à IC descompensada: o grupo intervenção (GI) recebeu intervenção educativa de enfermagem durante a hospitalização, seguida de monitorização por telefone após a alta hospitalar e o grupo controle (GC) recebeu apenas a intervenção hospitalar. Os desfechos foram conhecimento da IC e autocuidado, número de visitas à emergência, re-hospitalizações e morte em um período de três meses. Métodos: Ensaio clínico randomizado. Pacientes adultos com IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) ≤ 45% que podiam ser contatados por telefone após a alta foram estudados. O conhecimento da IC foi avaliado por meio de um questionário padronizado que também incluía questões referentes ao conhecimento do autocuidado, o qual foi respondido durante o período de hospitalização e três meses depois. Para os pacientes do grupo GI, os contatos foram realizados por meio de telefonemas e as entrevistas finais foram conduzidas em ambos os grupos ao final do estudo. Resultados: Quarenta e oito pacientes foram alocados no GI e 63 no grupo GC. A idade média (63 ± 13 anos) e FEVE (aproximadamente 29%) eram similares nos dois grupos. Os escores para conhecimento da IC e autocuidado foram similares na avaliação basal. Três meses depois, ambos os grupos demonstraram melhora significativa dos escores de conhecimento da IC e autocuidado (p < 0,001). Outros desfechos foram similares. Conclusão: A intervenção educativa de enfermagem intra-hospitalar beneficiou todos os pacientes com IC em relação ao conhecimento da doença e autocuidado, independente do contato telefônico após a alta hospitalar. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239)
id UFRGS-2_18089896d1255457a928bcc2280c639c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Domingues, Fernanda BandeiraClausell, Nadine OliveiraAliti, Graziella BadinDominguez, Daniela RiveroSilva, Eneida Rejane Rabelo da2011-11-11T01:19:19Z20110066-782Xhttp://hdl.handle.net/10183/34297000785515Fundamento: Diferentes abordagens de enfermagem no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) tem demonstrado benefícios na redução da morbidade e mortalidade. Entretanto, a combinação de educação intra-hospitalar com contato telefônico após a alta hospitalar tem sido pouco explorada. Objetivo: Comparar dois grupos de intervenção de enfermagem entre pacientes hospitalizados devido à IC descompensada: o grupo intervenção (GI) recebeu intervenção educativa de enfermagem durante a hospitalização, seguida de monitorização por telefone após a alta hospitalar e o grupo controle (GC) recebeu apenas a intervenção hospitalar. Os desfechos foram conhecimento da IC e autocuidado, número de visitas à emergência, re-hospitalizações e morte em um período de três meses. Métodos: Ensaio clínico randomizado. Pacientes adultos com IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) ≤ 45% que podiam ser contatados por telefone após a alta foram estudados. O conhecimento da IC foi avaliado por meio de um questionário padronizado que também incluía questões referentes ao conhecimento do autocuidado, o qual foi respondido durante o período de hospitalização e três meses depois. Para os pacientes do grupo GI, os contatos foram realizados por meio de telefonemas e as entrevistas finais foram conduzidas em ambos os grupos ao final do estudo. Resultados: Quarenta e oito pacientes foram alocados no GI e 63 no grupo GC. A idade média (63 ± 13 anos) e FEVE (aproximadamente 29%) eram similares nos dois grupos. Os escores para conhecimento da IC e autocuidado foram similares na avaliação basal. Três meses depois, ambos os grupos demonstraram melhora significativa dos escores de conhecimento da IC e autocuidado (p < 0,001). Outros desfechos foram similares. Conclusão: A intervenção educativa de enfermagem intra-hospitalar beneficiou todos os pacientes com IC em relação ao conhecimento da doença e autocuidado, independente do contato telefônico após a alta hospitalar. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239)Background: Nursing approaches to manage patients with heart failure (HF) showed benefits in reducing the morbidity and mortality. However, combining intra-hospital education with telephone contact after hospital discharge has been little explored. Objective: To compare two nursing intervention groups among patients hospitalized due to decompensated HF: the intervention group (IG) received educational nursing intervention during hospitalization followed by telephone monitoring after discharge and the control group (CG) received in-hospital intervention only. Outcomes were levels of HF and self-care knowledge, the frequency of visits to the emergency room, rehospitalizations and deaths in a three-month period. Methods: Randomized clinical trial. We studied adult HF patients with left ventricle ejection fraction (LVEF) ≤ 45% who could be contacted by telephone after discharge. HF awareness was evaluated through a standardized questionnaire that also included questions regarding self-care knowledge, which was answered during the hospitalization period and three months later. For patients in the IG group contacts were made using phone calls and final interviews were conducted in both groups at end of the study. Results: Forty-eight patients were assigned to the IG and 63 to the CG. Mean age (63 ± 13 years) and L (around 29%) were similar in the two groups. Scores for HF and self-care knowledge were similar at baseline. Three months later, both groups showed significantly improved HF awareness and self-care knowledge scores (p < 0.001). Other outcomes were similar. Conclusion: An in-hospital educational nursing intervention benefitted all HF patients in understanding their disease, regardless of telephone contact after discharge. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239) Otros desenlaces fueron similares. Conclusión: La intervención educativa de enfermería intrahospitalaria benefició a todos los pacientes con IC en relación al conocimiento de la enfermedad y autocuidado, independiente del contacto telefónico después del alta hospitalaria. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239application/pdfapplication/pdfapplication/pdfengArquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 96, n. 3 (mar. 2011), p. 233-239Insuficiência cardíacaPessoal de saúdeTelefoneHeart failureEducationNursingHealth personnelClinical trialTelephone/utilizationInsuficiencia cardíacaEducaciónEnfermeríaPersonal de saludEnsayo clínicoTeléfono / utilizaciónEducação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizadoEducation and telephone monitoring by nurses of patients with heart failure : randomized clinical trialEducación y monitoreo por teléfono de pacientes con insuficiencia cardíaca: ensayo clínico randomizado info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785515.pdf000785515.pdfTexto completoapplication/pdf458655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/1/000785515.pdf7736d9c55771a7229cbf95fb52d7d1f6MD51000785515-02.pdf000785515-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf435256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/2/000785515-02.pdffdd3cfc87da120f63dfcb24d4bdc17a1MD52000785515-03.pdf000785515-03.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf431735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/3/000785515-03.pdfbef719cf42fc44e8cb59b1a77f1e65f9MD53TEXT000785515-03.pdf.txt000785515-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain29073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/4/000785515-03.pdf.txt49ec28d6040bf2d7b2291fcada9c3827MD54000785515-02.pdf.txt000785515-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain26749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/5/000785515-02.pdf.txt3bf1f2864c206dd8fb2fea786600a3c8MD55000785515.pdf.txt000785515.pdf.txtExtracted Texttext/plain30313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/6/000785515.pdf.txt6f7cb91bf72ee4bac0f66fb97267b4cbMD56THUMBNAIL000785515.pdf.jpg000785515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/7/000785515.pdf.jpg10e01753162ce938f1b473eb9714a977MD57000785515-02.pdf.jpg000785515-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/8/000785515-02.pdf.jpg18d17ac2207b3b5650f82a988a8fca5aMD58000785515-03.pdf.jpg000785515-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/9/000785515-03.pdf.jpg92ca5b55a8b94552d893ce77617d217dMD5910183/342972018-10-15 09:32:56.274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:32:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education and telephone monitoring by nurses of patients with heart failure : randomized clinical trial
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación y monitoreo por teléfono de pacientes con insuficiencia cardíaca: ensayo clínico randomizado
title Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
spellingShingle Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
Domingues, Fernanda Bandeira
Insuficiência cardíaca
Pessoal de saúde
Telefone
Heart failure
Education
Nursing
Health personnel
Clinical trial
Telephone/utilization
Insuficiencia cardíaca
Educación
Enfermería
Personal de salud
Ensayo clínico
Teléfono / utilización
title_short Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
title_full Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
title_fullStr Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
title_full_unstemmed Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
title_sort Educação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
author Domingues, Fernanda Bandeira
author_facet Domingues, Fernanda Bandeira
Clausell, Nadine Oliveira
Aliti, Graziella Badin
Dominguez, Daniela Rivero
Silva, Eneida Rejane Rabelo da
author_role author
author2 Clausell, Nadine Oliveira
Aliti, Graziella Badin
Dominguez, Daniela Rivero
Silva, Eneida Rejane Rabelo da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Fernanda Bandeira
Clausell, Nadine Oliveira
Aliti, Graziella Badin
Dominguez, Daniela Rivero
Silva, Eneida Rejane Rabelo da
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência cardíaca
Pessoal de saúde
Telefone
topic Insuficiência cardíaca
Pessoal de saúde
Telefone
Heart failure
Education
Nursing
Health personnel
Clinical trial
Telephone/utilization
Insuficiencia cardíaca
Educación
Enfermería
Personal de salud
Ensayo clínico
Teléfono / utilización
dc.subject.eng.fl_str_mv Heart failure
Education
Nursing
Health personnel
Clinical trial
Telephone/utilization
dc.subject.spa.fl_str_mv Insuficiencia cardíaca
Educación
Enfermería
Personal de salud
Ensayo clínico
Teléfono / utilización
description Fundamento: Diferentes abordagens de enfermagem no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) tem demonstrado benefícios na redução da morbidade e mortalidade. Entretanto, a combinação de educação intra-hospitalar com contato telefônico após a alta hospitalar tem sido pouco explorada. Objetivo: Comparar dois grupos de intervenção de enfermagem entre pacientes hospitalizados devido à IC descompensada: o grupo intervenção (GI) recebeu intervenção educativa de enfermagem durante a hospitalização, seguida de monitorização por telefone após a alta hospitalar e o grupo controle (GC) recebeu apenas a intervenção hospitalar. Os desfechos foram conhecimento da IC e autocuidado, número de visitas à emergência, re-hospitalizações e morte em um período de três meses. Métodos: Ensaio clínico randomizado. Pacientes adultos com IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) ≤ 45% que podiam ser contatados por telefone após a alta foram estudados. O conhecimento da IC foi avaliado por meio de um questionário padronizado que também incluía questões referentes ao conhecimento do autocuidado, o qual foi respondido durante o período de hospitalização e três meses depois. Para os pacientes do grupo GI, os contatos foram realizados por meio de telefonemas e as entrevistas finais foram conduzidas em ambos os grupos ao final do estudo. Resultados: Quarenta e oito pacientes foram alocados no GI e 63 no grupo GC. A idade média (63 ± 13 anos) e FEVE (aproximadamente 29%) eram similares nos dois grupos. Os escores para conhecimento da IC e autocuidado foram similares na avaliação basal. Três meses depois, ambos os grupos demonstraram melhora significativa dos escores de conhecimento da IC e autocuidado (p < 0,001). Outros desfechos foram similares. Conclusão: A intervenção educativa de enfermagem intra-hospitalar beneficiou todos os pacientes com IC em relação ao conhecimento da doença e autocuidado, independente do contato telefônico após a alta hospitalar. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239)
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-11T01:19:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34297
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0066-782X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785515
identifier_str_mv 0066-782X
000785515
url http://hdl.handle.net/10183/34297
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 96, n. 3 (mar. 2011), p. 233-239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/1/000785515.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/2/000785515-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/3/000785515-03.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/4/000785515-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/5/000785515-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/6/000785515.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/7/000785515.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/8/000785515-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34297/9/000785515-03.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7736d9c55771a7229cbf95fb52d7d1f6
fdd3cfc87da120f63dfcb24d4bdc17a1
bef719cf42fc44e8cb59b1a77f1e65f9
49ec28d6040bf2d7b2291fcada9c3827
3bf1f2864c206dd8fb2fea786600a3c8
6f7cb91bf72ee4bac0f66fb97267b4cb
10e01753162ce938f1b473eb9714a977
18d17ac2207b3b5650f82a988a8fca5a
92ca5b55a8b94552d893ce77617d217d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224738822946816