O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varella, Guilherme Tadewald
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/93261
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo pode contribuir para o aprendizado de conceitos envolvendo as quatro operações referentes a expressões numéricas. Entre alguns desses conceitos, se destacam a hierarquização da realização das quatro operações, com ou sem a utilização dos parênteses, e as propriedades de cada uma delas – algumas dessas são abordadas intuitivamente. O trabalho é organizado conforme os princípios da teoria da Engenharia Didática para que os conhecimentos que os alunos possuem antes e durante a realização das atividades possam ser comparados entre si. Suas funções cognitivas em relação aos conceitos propostos são analisadas conforme a teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval. Pôde se observar nesta pesquisa que a utilização em sala de aula da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo contribuiu para o aprendizado de expressões numéricas dos alunos que participaram da prática, principalmente no que se diz respeito à ordem em que as operações são efetuadas. Além disso, eles mostraram-se mais interessados em participar das aulas onde era solicitado utilizar esses dois recursos para a realização das atividades do que participar de uma aula onde envolvia uma metodologia de ensino considerada tradicional. Alguns deles mostrarem-se também arraigados a conceitos aritméticos aprendidos nas séries iniciais, o que pode dificultar a transição entre esses conceitos para os algébricos.
id UFRGS-2_185c34f4aebac9209277ba3e75f33fd7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93261
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Varella, Guilherme TadewaldFioreze, Leandra Anversa2014-04-11T01:52:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/93261000914160Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo pode contribuir para o aprendizado de conceitos envolvendo as quatro operações referentes a expressões numéricas. Entre alguns desses conceitos, se destacam a hierarquização da realização das quatro operações, com ou sem a utilização dos parênteses, e as propriedades de cada uma delas – algumas dessas são abordadas intuitivamente. O trabalho é organizado conforme os princípios da teoria da Engenharia Didática para que os conhecimentos que os alunos possuem antes e durante a realização das atividades possam ser comparados entre si. Suas funções cognitivas em relação aos conceitos propostos são analisadas conforme a teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval. Pôde se observar nesta pesquisa que a utilização em sala de aula da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo contribuiu para o aprendizado de expressões numéricas dos alunos que participaram da prática, principalmente no que se diz respeito à ordem em que as operações são efetuadas. Além disso, eles mostraram-se mais interessados em participar das aulas onde era solicitado utilizar esses dois recursos para a realização das atividades do que participar de uma aula onde envolvia uma metodologia de ensino considerada tradicional. Alguns deles mostrarem-se também arraigados a conceitos aritméticos aprendidos nas séries iniciais, o que pode dificultar a transição entre esses conceitos para os algébricos.This work aims to investigate how teaching practice, applied to a class of seventh grade of elementary school, which involves the use of calculators and spreadsheet in investigative environment can contribute to the learning of concepts involving the four operations for a numeric expressions. Among some of these concepts, we highlight the hierarchy of performing the four operations, using parentheses or not, and properties of each of them – some of these properties are discussed intuitively. The work is organized according to the principles of the theory of Didactic Engineering for the knowledge that students have before and during implementation of the activities can be compared. His cognitive functions in relation to the proposed concepts are analyzed according to the theory of Representation Semiotic Registers, Raymond Duval. Could be observed in this study that the use of calculator and spreadsheet in the investigative environment classroom contributed to the learning of numerical expressions of the students who participated in the practice, particularly in regard to the order in which operations are performed. Moreover, they seemed more interested in joining classes which was asked to use these two resources to perform the activities than to join a class which involved a teaching methodology considered traditional. Some of them seemed also attached to arithmetic concepts learned in the early grades, which can complicate the transition between these concepts to algebraic.application/pdfporEnsino e aprendizagemPlanilha eletrônicaEngenharia didáticaEducation and learning mathematicsNumerical expressionsCalculatorSpreadsheetDidactic engineeringRepresentation semiotic registersO ensino de expressões numéricas com calculadora e planilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000914160.pdf.txt000914160.pdf.txtExtracted Texttext/plain147353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/2/000914160.pdf.txt1af43b6fc5aa7318be06d0223ff9f446MD52ORIGINAL000914160.pdf000914160.pdfTexto completoapplication/pdf2684570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/1/000914160.pdfc3bf4d1ca01be2a3df1809d05d816755MD51THUMBNAIL000914160.pdf.jpg000914160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/3/000914160.pdf.jpg63dc9a817ac45343e8c14c5bdef43160MD5310183/932612018-10-19 09:45:35.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T12:45:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
title O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
spellingShingle O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
Varella, Guilherme Tadewald
Ensino e aprendizagem
Planilha eletrônica
Engenharia didática
Education and learning mathematics
Numerical expressions
Calculator
Spreadsheet
Didactic engineering
Representation semiotic registers
title_short O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
title_full O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
title_fullStr O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
title_full_unstemmed O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
title_sort O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
author Varella, Guilherme Tadewald
author_facet Varella, Guilherme Tadewald
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varella, Guilherme Tadewald
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Planilha eletrônica
Engenharia didática
topic Ensino e aprendizagem
Planilha eletrônica
Engenharia didática
Education and learning mathematics
Numerical expressions
Calculator
Spreadsheet
Didactic engineering
Representation semiotic registers
dc.subject.eng.fl_str_mv Education and learning mathematics
Numerical expressions
Calculator
Spreadsheet
Didactic engineering
Representation semiotic registers
description Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo pode contribuir para o aprendizado de conceitos envolvendo as quatro operações referentes a expressões numéricas. Entre alguns desses conceitos, se destacam a hierarquização da realização das quatro operações, com ou sem a utilização dos parênteses, e as propriedades de cada uma delas – algumas dessas são abordadas intuitivamente. O trabalho é organizado conforme os princípios da teoria da Engenharia Didática para que os conhecimentos que os alunos possuem antes e durante a realização das atividades possam ser comparados entre si. Suas funções cognitivas em relação aos conceitos propostos são analisadas conforme a teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval. Pôde se observar nesta pesquisa que a utilização em sala de aula da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo contribuiu para o aprendizado de expressões numéricas dos alunos que participaram da prática, principalmente no que se diz respeito à ordem em que as operações são efetuadas. Além disso, eles mostraram-se mais interessados em participar das aulas onde era solicitado utilizar esses dois recursos para a realização das atividades do que participar de uma aula onde envolvia uma metodologia de ensino considerada tradicional. Alguns deles mostrarem-se também arraigados a conceitos aritméticos aprendidos nas séries iniciais, o que pode dificultar a transição entre esses conceitos para os algébricos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-11T01:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/93261
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914160
url http://hdl.handle.net/10183/93261
identifier_str_mv 000914160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/2/000914160.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/1/000914160.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93261/3/000914160.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1af43b6fc5aa7318be06d0223ff9f446
c3bf4d1ca01be2a3df1809d05d816755
63dc9a817ac45343e8c14c5bdef43160
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447124398047232