Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Ricci, Trieste dos Santos Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85027
Resumo: Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor.
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spelling Ostermann, FernandaRicci, Trieste dos Santos Freire2013-12-21T01:51:06Z20021677-2334http://hdl.handle.net/10183/85027000340703Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor.In this work we discuss some high school physics textbooks approaches concerning Lorentz-FitzGerald´s contraction and the relativistic objects visual appearance in the context of Special Relativity. The idea is to show that this subject is not being presented in a rigorous way, leading textbooks to serious misconceptions between to measure and to observe . When textbooks omit such distinction they can lead the reader to misunderstandings.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, n. 2 (ago. 2002), p. 176-190Relatividade especialEnsino médioLivros didaticosSpecial Relativity in high schoolLorentz-FitzGerald´s contractionTextbooks analysisRelatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de físicaRestricted relativity in secondary school teaching : Lorentz-Fitzgerald contraction and visual appearance of relativistic objects in physics textbookinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000340703.pdf000340703.pdfTexto completoapplication/pdf253084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85027/1/000340703.pdfce425f6ea99290afed6999721c0170e0MD51TEXT000340703.pdf.txt000340703.pdf.txtExtracted Texttext/plain39212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85027/2/000340703.pdf.txtbe94378828148edde89c569929cadc51MD52THUMBNAIL000340703.pdf.jpg000340703.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85027/3/000340703.pdf.jpg0710d7ca3952047a5a601e616698798aMD5310183/850272023-09-14 03:26:02.762209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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