Ensino médio no Brasil – projetos em disputa : afinal quais os resultados da gestão por resultados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Grabowski, Gabriel, Marçal, Fábio Azambuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173481
Resumo: O ensino médio no Brasil terá proximamente (2016) que garantir a universalização de seu acesso. Desde a década de setenta, do século 20, vem sendo ampliada a matrícula, de modo especial nas escolas públicas estaduais, possibilitando uma expansão deste nível da Educação Básica. Na atualidade, o Ensino Médio é um campo de disputa de projetos de intervenção pedagógica. Chama a atenção que paralelamente aos projetos públicos, como o Programa de Ensino Médio Inovador, há no país projetos de cunho empresarial colocados em prática nas escolas públicas estaduais. Neste texto, serão apresentadas as conclusões da pesquisa intitulada “Avaliação da Implementação de Projetos no Ensino Médio: O caso UNIBANCO – Projeto Jovem de Futuro em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul”. A pesquisa objetivou avaliar os resultados obtidos pelas escolas públicas, nos dois estados brasileiros citados, que acordaram e implantaram o ‘Projeto Jovem do Futuro’ do Instituto Unibanco, expressão de um projeto de intervenção pedagógica empresarial. Seus resultados apontam a insufi ciência de seu desempenho em relação às metas a serem atingidas. Além disso, identifi cam efeitos negativos com a implementação do projeto nas escolas públicas estaduais de nível médio, a ele conveniadas. Sustentam, por fi m, que dadas as transformações curriculares implícitas, tanto pela concepção quanto pela prática pedagógica e educativa do projeto, este é incongruente com políticas públicas nacionais baseadas na gestão democrática, na inovação curricular e na avaliação emancipatória.
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