Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189757 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação. |
id |
UFRGS-2_18bb770deeb1534106ed3296b02ccc93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189757 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alvarenga, Jan Fausto Matias deCuty, Jeniffer Alves2019-03-29T04:11:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/189757001088313Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação.This course completion work addresses the wax museums within pop culture. It works with the notion of social imagery as the system of representations that construct society and identify meanings and values at different levels of society. As universe of , we take the British context, especially London by means of Internet observation of the content made available by the Madame Tussauds Museum. The object of study is found in the representations of three icons of pop music, being the singers Michael Jackson, Freddy Mercury and Bob Marley; with the objective of analyzing the relationship between the wax museum and pop culture, highlighting its role in the context of the social imaginary. The theoretical-methodological construction permeates references in pop culture and spectacle, especially in Guy Debord. In the scope of studies on social imagery and Cultural History, we worked with Sandra Pesavento and Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini and Joseph Campbell. The methodology is qualitative, with documentary research and research on the internet, for access to information regarding the icons studied. We conclude that there is a research gap in this area, which establishes a dialogue between Museology, Image and Imaginary Studies and Communication.application/pdfporMuseu de ceraCultura popularWax MuseumsUKLondonMadame TussaudsImaginaryPop cultureImaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088313.pdf.txt001088313.pdf.txtExtracted Texttext/plain82794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/2/001088313.pdf.txt588286aaf25a6115905cddc2016afa80MD52ORIGINAL001088313.pdfTexto completoapplication/pdf2719640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/1/001088313.pdf668f32c8ca4597f54498a6e0ca59f7b3MD5110183/1897572019-03-30 04:23:08.078928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
title |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
spellingShingle |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres Alvarenga, Jan Fausto Matias de Museu de cera Cultura popular Wax Museums UK London Madame Tussauds Imaginary Pop culture |
title_short |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
title_full |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
title_fullStr |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
title_full_unstemmed |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
title_sort |
Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres |
author |
Alvarenga, Jan Fausto Matias de |
author_facet |
Alvarenga, Jan Fausto Matias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Jan Fausto Matias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cuty, Jeniffer Alves |
contributor_str_mv |
Cuty, Jeniffer Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de cera Cultura popular |
topic |
Museu de cera Cultura popular Wax Museums UK London Madame Tussauds Imaginary Pop culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Wax Museums UK London Madame Tussauds Imaginary Pop culture |
description |
Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-29T04:11:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088313 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189757 |
identifier_str_mv |
001088313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/2/001088313.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/1/001088313.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
588286aaf25a6115905cddc2016afa80 668f32c8ca4597f54498a6e0ca59f7b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224569606897664 |