Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Jan Fausto Matias de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189757
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação.
id UFRGS-2_18bb770deeb1534106ed3296b02ccc93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alvarenga, Jan Fausto Matias deCuty, Jeniffer Alves2019-03-29T04:11:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/189757001088313Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação.This course completion work addresses the wax museums within pop culture. It works with the notion of social imagery as the system of representations that construct society and identify meanings and values at different levels of society. As universe of , we take the British context, especially London by means of Internet observation of the content made available by the Madame Tussauds Museum. The object of study is found in the representations of three icons of pop music, being the singers Michael Jackson, Freddy Mercury and Bob Marley; with the objective of analyzing the relationship between the wax museum and pop culture, highlighting its role in the context of the social imaginary. The theoretical-methodological construction permeates references in pop culture and spectacle, especially in Guy Debord. In the scope of studies on social imagery and Cultural History, we worked with Sandra Pesavento and Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini and Joseph Campbell. The methodology is qualitative, with documentary research and research on the internet, for access to information regarding the icons studied. We conclude that there is a research gap in this area, which establishes a dialogue between Museology, Image and Imaginary Studies and Communication.application/pdfporMuseu de ceraCultura popularWax MuseumsUKLondonMadame TussaudsImaginaryPop cultureImaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088313.pdf.txt001088313.pdf.txtExtracted Texttext/plain82794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/2/001088313.pdf.txt588286aaf25a6115905cddc2016afa80MD52ORIGINAL001088313.pdfTexto completoapplication/pdf2719640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/1/001088313.pdf668f32c8ca4597f54498a6e0ca59f7b3MD5110183/1897572019-03-30 04:23:08.078928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
title Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
spellingShingle Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
Alvarenga, Jan Fausto Matias de
Museu de cera
Cultura popular
Wax Museums
UK
London
Madame Tussauds
Imaginary
Pop culture
title_short Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
title_full Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
title_fullStr Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
title_full_unstemmed Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
title_sort Imaginando cera : representações da cultura pop no Museu de Cera Madame Tussauds de Londres
author Alvarenga, Jan Fausto Matias de
author_facet Alvarenga, Jan Fausto Matias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Jan Fausto Matias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cuty, Jeniffer Alves
contributor_str_mv Cuty, Jeniffer Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de cera
Cultura popular
topic Museu de cera
Cultura popular
Wax Museums
UK
London
Madame Tussauds
Imaginary
Pop culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Wax Museums
UK
London
Madame Tussauds
Imaginary
Pop culture
description Este trabalho de conclusão de curso aborda os museus de cera no âmbito da cultura pop. Trabalha com a noção de imaginário social como o sistema de representações imagéticas que constroem a sociedade e identificam significados e valores aos diversos níveis da sociedade. Como universo de pesquisa, tomamos o contexto britânico, especialmente londrino por meio da observação pela internet do conteúdo disponibilizado pelo Museu Madame Tussauds. O objeto de estudo se encontra nas representações de três ícones da música pop, sendo eles os cantores Michael Jackson, Freddy Mercury e Bob Marley; com objetivo de analisar a relação do museu de cera com a cultura pop, ressaltando seu papel no contexto no imaginário social. A construção teórico-metodológica perpassa referências na cultura pop e do espetáculo, sobretudo em Guy Debord. No âmbito dos estudos sobre imaginário social e História Cultural, trabalhamos com Sandra Pesavento e Cornelius Castoriadis, Nestor Canclini e Joseph Campbell. A metodologia é qualitativa, com pesquisa documental e pesquisa na internet, para acesso às informações referentes aos ícones estudados. Concluímos que há uma lacuna de pesquisa nesta seara, na qual estabelece um diálogo entre Museologia, Estudos da Imagem e do Imaginário e Comunicação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088313
url http://hdl.handle.net/10183/189757
identifier_str_mv 001088313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/2/001088313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189757/1/001088313.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 588286aaf25a6115905cddc2016afa80
668f32c8ca4597f54498a6e0ca59f7b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224569606897664