Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232059 |
Resumo: | Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura. |
id |
UFRGS-2_18c670749f864517ab10db6c3ed5f649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232059 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tonetto, Élida PasiniTonini, Ivaine Maria2021-11-19T05:03:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/232059001133534Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura.This text problematizes the communicational practices and the ways of learning in cyberculture. The reflections are supported by three fields of knowledge, namely, Geography, Education and Communication, with a theoretical-methodological approach supported by Cultural and Foucaultian Studies. The communicational practices in cyberculture occur mediated by connected mobile devices and contribute to blur the boundaries between the physical and the digital, stimulating fragmented learning and other spatialities to the contemporary subject. Such learning has potential and risks when it is appropriated in formal education and its institutions. Therefore, mobilizing research, at the intersection between Geography and Education, on communicational practices in school and academic contexts emerges as a possibility for understanding spatiality in cyberculture.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [101]-116Novas tecnologiasComunicaçãoEnsino de geografiaGeographyEducationTechnologiesCommunication practicesSpatialityGeografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na ciberculturaGeography, education and communication : communication practices as a possibility to read spatiality in cybercultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133534.pdf.txt001133534.pdf.txtExtracted Texttext/plain43167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/2/001133534.pdf.txtf83764bd6b5df2bbd363b0d916c450daMD52ORIGINAL001133534.pdfCapítulo 5application/pdf1162945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/1/001133534.pdf21d6dbd203efd50706b881db0be7b940MD5110183/2320592021-11-20 06:21:46.918066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:21:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Geography, education and communication : communication practices as a possibility to read spatiality in cyberculture |
title |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
spellingShingle |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura Tonetto, Élida Pasini Novas tecnologias Comunicação Ensino de geografia Geography Education Technologies Communication practices Spatiality |
title_short |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
title_full |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
title_fullStr |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
title_full_unstemmed |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
title_sort |
Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura |
author |
Tonetto, Élida Pasini |
author_facet |
Tonetto, Élida Pasini Tonini, Ivaine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Ivaine Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonetto, Élida Pasini Tonini, Ivaine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Comunicação Ensino de geografia |
topic |
Novas tecnologias Comunicação Ensino de geografia Geography Education Technologies Communication practices Spatiality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Education Technologies Communication practices Spatiality |
description |
Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T05:03:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232059 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133534 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232059 |
identifier_str_mv |
001133534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [101]-116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/2/001133534.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/1/001133534.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f83764bd6b5df2bbd363b0d916c450da 21d6dbd203efd50706b881db0be7b940 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225043304251392 |