Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto, Élida Pasini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232059
Resumo: Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura.
id UFRGS-2_18c670749f864517ab10db6c3ed5f649
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232059
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tonetto, Élida PasiniTonini, Ivaine Maria2021-11-19T05:03:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/232059001133534Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura.This text problematizes the communicational practices and the ways of learning in cyberculture. The reflections are supported by three fields of knowledge, namely, Geography, Education and Communication, with a theoretical-methodological approach supported by Cultural and Foucaultian Studies. The communicational practices in cyberculture occur mediated by connected mobile devices and contribute to blur the boundaries between the physical and the digital, stimulating fragmented learning and other spatialities to the contemporary subject. Such learning has potential and risks when it is appropriated in formal education and its institutions. Therefore, mobilizing research, at the intersection between Geography and Education, on communicational practices in school and academic contexts emerges as a possibility for understanding spatiality in cyberculture.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [101]-116Novas tecnologiasComunicaçãoEnsino de geografiaGeographyEducationTechnologiesCommunication practicesSpatialityGeografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na ciberculturaGeography, education and communication : communication practices as a possibility to read spatiality in cybercultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133534.pdf.txt001133534.pdf.txtExtracted Texttext/plain43167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/2/001133534.pdf.txtf83764bd6b5df2bbd363b0d916c450daMD52ORIGINAL001133534.pdfCapítulo 5application/pdf1162945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/1/001133534.pdf21d6dbd203efd50706b881db0be7b940MD5110183/2320592021-11-20 06:21:46.918066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:21:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geography, education and communication : communication practices as a possibility to read spatiality in cyberculture
title Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
spellingShingle Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
Tonetto, Élida Pasini
Novas tecnologias
Comunicação
Ensino de geografia
Geography
Education
Technologies
Communication practices
Spatiality
title_short Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
title_full Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
title_fullStr Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
title_full_unstemmed Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
title_sort Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
author Tonetto, Élida Pasini
author_facet Tonetto, Élida Pasini
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Comunicação
Ensino de geografia
topic Novas tecnologias
Comunicação
Ensino de geografia
Geography
Education
Technologies
Communication practices
Spatiality
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Education
Technologies
Communication practices
Spatiality
description Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T05:03:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232059
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133534
url http://hdl.handle.net/10183/232059
identifier_str_mv 001133534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [101]-116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/2/001133534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232059/1/001133534.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f83764bd6b5df2bbd363b0d916c450da
21d6dbd203efd50706b881db0be7b940
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043304251392