Manual de orientação para a família da criança portadora de asma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55291 |
Resumo: | Introdução: A literatura refere que o diagnóstico clínico de asma é realizado com maior frequência nas faixas etárias entre 3 e 7 anos de idade. Ela também evidência falhas quanto à qualidade das orientações prestadas aos familiares dessas crianças, assim como erros cometidos no cuidado devido à falta de conhecimento (ZHANG, 2005;WILSON, 2011; WEHRMESTER, 2010). Por isso, o trabalho em questão é direcionado aos familiares da criança pré-escolar, podendo ser usado como uma ferramenta educativa aliada ao atendimento das necessidades de cuidados da criança e apoio aos novos desafios vivenciados pelas famílias. Objetivos: Elaborar um manual de orientação de cuidado para uso da família de crianças com asma; validar o manual com familiares, profissionais da saúde e da educação. Métodos: O manual foi elaborado a partir de um projeto de desenvolvimento (GOLDIN, 2000), aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade do Rio Grande do Sul, e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Para a elaboração e validação do mesmo, foram utilizadas as etapas metodológicas segundo Echer (2005), que prevê: revisão da literatura; encaminhamento do projeto aos comitês de ética em pesquisa; transcrição das informações para o manual em linguagem acessível, explorando o uso de gravuras; seleção de avaliadores; aplicação de manuais-pilotos, e instrumentos de validação a fim de adaptar a linguagem e qualificar as informações. Após a devolução dos manuais-pilotos e instrumentos, foram trabalhados os dados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Resultados: Foi evidenciada após análise dos dados, segundo relatos dos avaliadores, a importância do desenvolvimento do manual para o cuidado da criança portadora de asma. Houve sugestões referentes à organização do manual, quantidade das informações, qualidade das gravuras e conteúdo. Todas as sugestões foram analisadas e atendidas conforme a necessidade das adaptações. Conclusão: O manual poderá servir como instrumento complementar às orientações para os familiares das crianças com asma. Além disso, também poderão ser beneficiados os profissionais de saúde e educadores de pré-escolas. |
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Rios, Diego Evandro da SilvaRibeiro, Nair Regina Ritter2012-09-12T01:35:04Z2012http://hdl.handle.net/10183/55291000857060Introdução: A literatura refere que o diagnóstico clínico de asma é realizado com maior frequência nas faixas etárias entre 3 e 7 anos de idade. Ela também evidência falhas quanto à qualidade das orientações prestadas aos familiares dessas crianças, assim como erros cometidos no cuidado devido à falta de conhecimento (ZHANG, 2005;WILSON, 2011; WEHRMESTER, 2010). Por isso, o trabalho em questão é direcionado aos familiares da criança pré-escolar, podendo ser usado como uma ferramenta educativa aliada ao atendimento das necessidades de cuidados da criança e apoio aos novos desafios vivenciados pelas famílias. Objetivos: Elaborar um manual de orientação de cuidado para uso da família de crianças com asma; validar o manual com familiares, profissionais da saúde e da educação. Métodos: O manual foi elaborado a partir de um projeto de desenvolvimento (GOLDIN, 2000), aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade do Rio Grande do Sul, e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Para a elaboração e validação do mesmo, foram utilizadas as etapas metodológicas segundo Echer (2005), que prevê: revisão da literatura; encaminhamento do projeto aos comitês de ética em pesquisa; transcrição das informações para o manual em linguagem acessível, explorando o uso de gravuras; seleção de avaliadores; aplicação de manuais-pilotos, e instrumentos de validação a fim de adaptar a linguagem e qualificar as informações. Após a devolução dos manuais-pilotos e instrumentos, foram trabalhados os dados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Resultados: Foi evidenciada após análise dos dados, segundo relatos dos avaliadores, a importância do desenvolvimento do manual para o cuidado da criança portadora de asma. Houve sugestões referentes à organização do manual, quantidade das informações, qualidade das gravuras e conteúdo. Todas as sugestões foram analisadas e atendidas conforme a necessidade das adaptações. Conclusão: O manual poderá servir como instrumento complementar às orientações para os familiares das crianças com asma. Além disso, também poderão ser beneficiados os profissionais de saúde e educadores de pré-escolas.application/pdfporAsmaSaúde da criançaManual de orientação para a família da criança portadora de asmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2012Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000857060.pdf.txt000857060.pdf.txtExtracted Texttext/plain61833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55291/2/000857060.pdf.txt2cd1d918cc9e1e87211c07539e127848MD52ORIGINAL000857060.pdf000857060.pdfTexto completoapplication/pdf691641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55291/1/000857060.pdf86856e0e3459df86e4fde3f6f985f6ebMD51THUMBNAIL000857060.pdf.jpg000857060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55291/3/000857060.pdf.jpg639f9f1ddba886ca9cdfb434da2e103fMD5310183/552912018-10-15 09:01:37.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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