Efeitos do treinamento de força máxima na eficiência e mecânica da corrida humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storniolo Júnior, Jorge Luiz Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32287
Resumo: A eficiência mecânica da corrida humana (Eff) é definida pela fração entre potência mecânica (Wmec) pela potência metabólica dispendida (Wmet). Há um consenso entre os pesquisadores que o treinamento de força máxima é capaz de influenciar em uma maior economia de corrida (ECO) e, consequentemente, em uma menor Wmet. Porém, poucos estudos têm focado o comportamento correspondente às variáveis biomecânicas da corrida diante desse tipo de treinamento, e o que isto influenciaria no comportamento da Eff. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos de um treinamento de força máxima na biomecânica e energética da corrida. Doze jovens destreinados em força foram divididos em um grupo experimental (E), que participou de um protocolo de treinamento de força máxima durante 8 semanas, e um grupo controle (C) que não realizou nenhum tipo de treinamento físico regular. Uma esteira rolante, sistema de cinemetria 2D e analisador de gases foram utilizados para mensuração das variáveis cinemáticas e metabólicas, servindo como base para análise da Eff. Após o período de treinamento nenhum dos parâmetros biomecânicos da corrida obteve diferença significativa entre os grupos (p > 0,05). Contudo, a ECO e Wmet foram maiores no grupo E (p < 0,05), do que o grupo C após o treinamento. A Eff também não apresentou diferença significativa (p > 0,05) entre os grupos. Portanto, apesar da melhora nos aspectos metabólicos da corrida após o treinamento de força máxima, a Eff, em conjunto com as variáveis biomecânicas, não sofreu influência das adaptações decorrentes do treinamento.
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