Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rodrigo Meleu das
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bandeira, Denise Lindstrom
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159748
Resumo: Correspondendo à menor estrutura de uma Universidade para fins didático-acadêmicos, administrativos e de distribuição de pessoal, o departamento acadêmico é, atualmente, uma entidade sui generis. Esta pesquisa faz uma análise temporal da eficiência relativa de 93 departamentos acadêmicos da UFRGS entre os anos de 1998 e 2007, empregando a técnica de modelagem matemática chamada análise envoltória de dados, utilizando indicadores ligados uniformemente a ensino, pesquisa e extensão. Entre outras conclusões, observa-se que a adição de um professor não reflete proporcionalmente na produtividade; Na realidade, a sinergia pode fazer com que esses resultados sejam maiores. De maneira análoga, a exclusão de um professor pode não refletir proporcionalmente em diminuição de outputs. A pesquisa ainda estabelece uma relação entre os resultados obtidos no modelo replicado com o adotado desde 2001 pela Instituição para estabelecer um critério igualitário de distribuição das vagas docentes: o índice departamental. Através da técnica de métodos mistos, os autores apresentam os resultados obtidos. A homogeneidade dos departamentos mais ligados à pesquisa, e o crescente investimento da UFRGS em extensão, reforçam o confronto dos modelos, ainda que reformas no sistema empregado para essa análise possam abrir margem a contrariedades nesse sentido.
id UFRGS-2_19806b5f0e123462ee93cae24bc20e5d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Rodrigo Meleu dasBandeira, Denise Lindstrom2017-06-20T02:32:35Z20161983-4535http://hdl.handle.net/10183/159748001023981Correspondendo à menor estrutura de uma Universidade para fins didático-acadêmicos, administrativos e de distribuição de pessoal, o departamento acadêmico é, atualmente, uma entidade sui generis. Esta pesquisa faz uma análise temporal da eficiência relativa de 93 departamentos acadêmicos da UFRGS entre os anos de 1998 e 2007, empregando a técnica de modelagem matemática chamada análise envoltória de dados, utilizando indicadores ligados uniformemente a ensino, pesquisa e extensão. Entre outras conclusões, observa-se que a adição de um professor não reflete proporcionalmente na produtividade; Na realidade, a sinergia pode fazer com que esses resultados sejam maiores. De maneira análoga, a exclusão de um professor pode não refletir proporcionalmente em diminuição de outputs. A pesquisa ainda estabelece uma relação entre os resultados obtidos no modelo replicado com o adotado desde 2001 pela Instituição para estabelecer um critério igualitário de distribuição das vagas docentes: o índice departamental. Através da técnica de métodos mistos, os autores apresentam os resultados obtidos. A homogeneidade dos departamentos mais ligados à pesquisa, e o crescente investimento da UFRGS em extensão, reforçam o confronto dos modelos, ainda que reformas no sistema empregado para essa análise possam abrir margem a contrariedades nesse sentido.Corresponding to the smallest structure in a University for educational-academic, administrative and personnel allocation purposes, the academic department is currently a sui generis entity. The research proposes a temporal analysis of the relative efficiency of 93 academic departments at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) over the period of 1998 through 2007, using the mathematical modeling technique called data envelopment analysis, as well as indicators equally related to education, research and extension. Among other conclusions, it can be observed that adding a professor to the faculty does not proportionally impact productivity; actually, the synergy may bring even better results. Likewise, removing a professor may not proportionally decrease department output. Furthermore, the research traces a relationship between the results obtained in the replicated model and the model practiced to establish a criteria of faculty position distribution: the department index. The authors present their findings by means of a mixed method technique. The homogeneity of those departments more dedicated to research and the increasing investment on the part of UFRGS in extension evidence the contrast between models, even considering that reorganizations in the system employed for this analysis may leave room for questioning.application/pdfporRevista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 9, n. 3 (set. 2016), p. 131-156Avaliação institucionalDepartamento acadêmico : UFRGSDEAInstitutional assessmentEvaluation of academic departmentsAvaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dadosLongitudinal evaluation of academic departments using data envelopment analysis info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023981.pdf001023981.pdfTexto completoapplication/pdf1040060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/1/001023981.pdf6e5e9f079e2fbd498ca9b2333b4b49daMD51TEXT001023981.pdf.txt001023981.pdf.txtExtracted Texttext/plain60396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/2/001023981.pdf.txtf5f56eff3fbde46c76406ceb5bdf5af5MD52THUMBNAIL001023981.pdf.jpg001023981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/3/001023981.pdf.jpgb4c6171a1f9d27a125a03d7d524590bfMD5310183/1597482018-10-25 09:00:42.559oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:00:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Longitudinal evaluation of academic departments using data envelopment analysis
title Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
spellingShingle Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
Neves, Rodrigo Meleu das
Avaliação institucional
Departamento acadêmico : UFRGS
DEA
Institutional assessment
Evaluation of academic departments
title_short Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
title_full Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
title_fullStr Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
title_full_unstemmed Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
title_sort Avaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dados
author Neves, Rodrigo Meleu das
author_facet Neves, Rodrigo Meleu das
Bandeira, Denise Lindstrom
author_role author
author2 Bandeira, Denise Lindstrom
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rodrigo Meleu das
Bandeira, Denise Lindstrom
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Departamento acadêmico : UFRGS
topic Avaliação institucional
Departamento acadêmico : UFRGS
DEA
Institutional assessment
Evaluation of academic departments
dc.subject.eng.fl_str_mv DEA
Institutional assessment
Evaluation of academic departments
description Correspondendo à menor estrutura de uma Universidade para fins didático-acadêmicos, administrativos e de distribuição de pessoal, o departamento acadêmico é, atualmente, uma entidade sui generis. Esta pesquisa faz uma análise temporal da eficiência relativa de 93 departamentos acadêmicos da UFRGS entre os anos de 1998 e 2007, empregando a técnica de modelagem matemática chamada análise envoltória de dados, utilizando indicadores ligados uniformemente a ensino, pesquisa e extensão. Entre outras conclusões, observa-se que a adição de um professor não reflete proporcionalmente na produtividade; Na realidade, a sinergia pode fazer com que esses resultados sejam maiores. De maneira análoga, a exclusão de um professor pode não refletir proporcionalmente em diminuição de outputs. A pesquisa ainda estabelece uma relação entre os resultados obtidos no modelo replicado com o adotado desde 2001 pela Instituição para estabelecer um critério igualitário de distribuição das vagas docentes: o índice departamental. Através da técnica de métodos mistos, os autores apresentam os resultados obtidos. A homogeneidade dos departamentos mais ligados à pesquisa, e o crescente investimento da UFRGS em extensão, reforçam o confronto dos modelos, ainda que reformas no sistema empregado para essa análise possam abrir margem a contrariedades nesse sentido.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:32:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159748
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-4535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023981
identifier_str_mv 1983-4535
001023981
url http://hdl.handle.net/10183/159748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 9, n. 3 (set. 2016), p. 131-156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/1/001023981.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/2/001023981.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159748/3/001023981.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e5e9f079e2fbd498ca9b2333b4b49da
f5f56eff3fbde46c76406ceb5bdf5af5
b4c6171a1f9d27a125a03d7d524590bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447633724964864