Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199560 |
Resumo: | Esta monografia consiste em identificar possíveis contribuições na criação de materiais didáticos para aulas de Informática nos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa que se deu por meio de várias fontes de dados, questionário e diferentes abordagens. Este estudo de caso justifica-se pela dificuldade em encontrar planos de estudos da disciplina de Informática, bem como materiais para sala de aula, fazendo-se necessária compreender como os professores atuam na área. Foram feitas perguntas, em que os questionados foram dois professores de uma rede pública que atuam, em escolas diferentes, como professor de Informática. Desta forma tem-se como público-alvo professores de Informática, mas também educadores de outras áreas poderão usufruir deste material. Através dos questionários foi possível constatar que os planos oferecidos aos professores não condizem com a realidade das escolas e muito menos seus materiais didáticos, levando em consideração softwares e hardwares disponibilizados. |
id |
UFRGS-2_1aa01e689d6a4852ff693e290aa2e93f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Plentz, Bárbara InêsMachado, Letícia Sophia Rocha2019-09-20T03:46:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/199560001102011Esta monografia consiste em identificar possíveis contribuições na criação de materiais didáticos para aulas de Informática nos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa que se deu por meio de várias fontes de dados, questionário e diferentes abordagens. Este estudo de caso justifica-se pela dificuldade em encontrar planos de estudos da disciplina de Informática, bem como materiais para sala de aula, fazendo-se necessária compreender como os professores atuam na área. Foram feitas perguntas, em que os questionados foram dois professores de uma rede pública que atuam, em escolas diferentes, como professor de Informática. Desta forma tem-se como público-alvo professores de Informática, mas também educadores de outras áreas poderão usufruir deste material. Através dos questionários foi possível constatar que os planos oferecidos aos professores não condizem com a realidade das escolas e muito menos seus materiais didáticos, levando em consideração softwares e hardwares disponibilizados.This monograph consists of identifying possible contributions in the creation of didactic materials for informatics classes in the final years of elementary school. As methodology of this work was used the qualitative research that was done through several sources of data, questionnaire and different approaches. This case study is justified by the difficulty in finding curricula for the subject of Informatics, as well as materials for the classroom, making it necessary to understand how teachers work in the area. Questions were asked in which the respondents were two teachers from a public network who work in different schools as a professor of computer science. In this way, it is aimed at computer science teachers, but also educators from other areas can use this material. Through the questionnaires it was possible to verify that the plans offered to the teachers do not match the reality of the schools, let alone their teaching materials, taking into account softwares and hardware available.application/pdfporMaterial didáticoEnsino fundamentalInformáticaDidactic materialElementary SchoolComputingMaterial didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de casoDidactic material of informatics for the final years of elementary school : a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102011.pdf.txt001102011.pdf.txtExtracted Texttext/plain47624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199560/2/001102011.pdf.txtcdf5d505d907c19019e53bb405f48821MD52ORIGINAL001102011.pdfTexto completoapplication/pdf592380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199560/1/001102011.pdfe3d1e5a208282f5272973a232f72adeaMD5110183/1995602024-01-27 06:01:27.294395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic material of informatics for the final years of elementary school : a case study |
title |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
spellingShingle |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso Plentz, Bárbara Inês Material didático Ensino fundamental Informática Didactic material Elementary School Computing |
title_short |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
title_full |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
title_fullStr |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
title_sort |
Material didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de caso |
author |
Plentz, Bárbara Inês |
author_facet |
Plentz, Bárbara Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plentz, Bárbara Inês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
contributor_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Ensino fundamental Informática |
topic |
Material didático Ensino fundamental Informática Didactic material Elementary School Computing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic material Elementary School Computing |
description |
Esta monografia consiste em identificar possíveis contribuições na criação de materiais didáticos para aulas de Informática nos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa que se deu por meio de várias fontes de dados, questionário e diferentes abordagens. Este estudo de caso justifica-se pela dificuldade em encontrar planos de estudos da disciplina de Informática, bem como materiais para sala de aula, fazendo-se necessária compreender como os professores atuam na área. Foram feitas perguntas, em que os questionados foram dois professores de uma rede pública que atuam, em escolas diferentes, como professor de Informática. Desta forma tem-se como público-alvo professores de Informática, mas também educadores de outras áreas poderão usufruir deste material. Através dos questionários foi possível constatar que os planos oferecidos aos professores não condizem com a realidade das escolas e muito menos seus materiais didáticos, levando em consideração softwares e hardwares disponibilizados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:46:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199560 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102011 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199560 |
identifier_str_mv |
001102011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199560/2/001102011.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199560/1/001102011.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdf5d505d907c19019e53bb405f48821 e3d1e5a208282f5272973a232f72adea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224581564858368 |