Por uma educação humanizadora : um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Flavio Luiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zitkoski, Jaime José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158874
Resumo: O presente artigo objetiva aproximar os saberes de Paulo Freire (1921-1997), educador e filósofo brasileiro e Erich Fromm, psicanalista e escritor alemão (1900-1980). Sabemos que a escola de nossos dias tem optado pelo desenvolvimento do campo cognitivo do educando deixando de lado o campo afetivo o que inviabiliza a promoção de uma formação integral e humanizada. Encontramos nas obras de Freire vários excertos inspirados no pensamento de Fromm centrado nos valores humanos autênticos e, nas obras de Fromm, referências à pedagogia freireana. Esses dois autores, veem na educação humanizadora possibilidades para romper com a educação concebida apenas como ferramenta para o progresso material substituindo-a por uma educação que une coração e mente, ambos pressupostos necessários para desenvolver no aluno a tomada de consciência para agir sobre si e sobre o mundo. Assim como para Freire também para Fromm a função da educação é humanizar. Nesse sentido, Freire e Fromm buscam construir um mundo mais humano e liberto para aqueles que sempre sofreram com a exclusão imposta pela escola, pelo trabalho, ou por qualquer outro instrumento de discriminação social.
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