Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luciene
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254777
Resumo: O termo competência refere-se a um conjunto de comportamentos, ações, habilidades e conhecimentos necessários para uma performance eficaz no contexto pessoal e profissional, o qual abrange três dimensões: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Na formação de profissionais por competência, deve-se desenvolver as três dimensões simultaneamente, porém com especial atenção à Atitude. A dimensão Atitude tem influência direta na performance do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao agir, por colocar em prática o Conhecimento e a Habilidade. Estudos na área do Design apontam que a teoria não apresenta uma abordagem suficientemente estruturada pela academia para desenvolver a dimensão Atitude nos designers; e por este motivo, na maioria das vezes, os designers têm dificuldades para transformar seu potencial criativo em negócio (empreender), posicionarem-se e se manterem no mercado a longo prazo. Neste contexto, o objetivo é explorar os elementos das competências do designer da dimensão Atitude para que possam ser desenvolvidos pelo designer, a fim de ativar sua atitude empreendedora. Este estudo é de natureza aplicada exploratória e descritiva, por meio de revisão narrativa não-sistemática de literatura, estruturado a partir de termos-chave e respectivos autores.
id UFRGS-2_1abd18b8c7fa392815700087c5c41293
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254777
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, LucieneLinden, Júlio Carlos de Souza van der2023-02-14T03:21:57Z2023http://hdl.handle.net/10183/254777001162365O termo competência refere-se a um conjunto de comportamentos, ações, habilidades e conhecimentos necessários para uma performance eficaz no contexto pessoal e profissional, o qual abrange três dimensões: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Na formação de profissionais por competência, deve-se desenvolver as três dimensões simultaneamente, porém com especial atenção à Atitude. A dimensão Atitude tem influência direta na performance do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao agir, por colocar em prática o Conhecimento e a Habilidade. Estudos na área do Design apontam que a teoria não apresenta uma abordagem suficientemente estruturada pela academia para desenvolver a dimensão Atitude nos designers; e por este motivo, na maioria das vezes, os designers têm dificuldades para transformar seu potencial criativo em negócio (empreender), posicionarem-se e se manterem no mercado a longo prazo. Neste contexto, o objetivo é explorar os elementos das competências do designer da dimensão Atitude para que possam ser desenvolvidos pelo designer, a fim de ativar sua atitude empreendedora. Este estudo é de natureza aplicada exploratória e descritiva, por meio de revisão narrativa não-sistemática de literatura, estruturado a partir de termos-chave e respectivos autores.application/pdfporOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 337-352DesignCompetênciasExploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitudeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162365.pdf.txt001162365.pdf.txtExtracted Texttext/plain35644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254777/2/001162365.pdf.txtbe1038d08224f61e80af6c44f9cc52f3MD52ORIGINAL001162365.pdfCapítulo 24application/pdf704410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254777/1/001162365.pdf1f302041e043d3bc7dd11ed41c85de4aMD5110183/2547772023-02-15 04:24:09.503356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:24:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
title Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
spellingShingle Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
Machado, Luciene
Design
Competências
title_short Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
title_full Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
title_fullStr Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
title_full_unstemmed Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
title_sort Exploração dos elementos das competências do designer da dimensão atitude
author Machado, Luciene
author_facet Machado, Luciene
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author_role author
author2 Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luciene
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Competências
topic Design
Competências
description O termo competência refere-se a um conjunto de comportamentos, ações, habilidades e conhecimentos necessários para uma performance eficaz no contexto pessoal e profissional, o qual abrange três dimensões: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Na formação de profissionais por competência, deve-se desenvolver as três dimensões simultaneamente, porém com especial atenção à Atitude. A dimensão Atitude tem influência direta na performance do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao agir, por colocar em prática o Conhecimento e a Habilidade. Estudos na área do Design apontam que a teoria não apresenta uma abordagem suficientemente estruturada pela academia para desenvolver a dimensão Atitude nos designers; e por este motivo, na maioria das vezes, os designers têm dificuldades para transformar seu potencial criativo em negócio (empreender), posicionarem-se e se manterem no mercado a longo prazo. Neste contexto, o objetivo é explorar os elementos das competências do designer da dimensão Atitude para que possam ser desenvolvidos pelo designer, a fim de ativar sua atitude empreendedora. Este estudo é de natureza aplicada exploratória e descritiva, por meio de revisão narrativa não-sistemática de literatura, estruturado a partir de termos-chave e respectivos autores.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254777
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162365
url http://hdl.handle.net/10183/254777
identifier_str_mv 001162365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 337-352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254777/2/001162365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254777/1/001162365.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be1038d08224f61e80af6c44f9cc52f3
1f302041e043d3bc7dd11ed41c85de4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081363365888