Responsabilidade social empresarial : benefício social ou geração de lucro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lucas Nichele de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125887
Resumo: O modelo tradicional de se fazer negócios vem sendo fortemente confrontado ao longo do último século. As empresas são acusadas de se utilizarem dos recursos naturais, prejudicando o meio ambiente e a sociedade, sem oferecerem nada em troca, priorizando unicamente o seu lucro. Paralelamente a isso, temos a retomada da democracia no Brasil, permitindo a fundação de ONGs, associações, entre outras, e a expansão da economia a partir da globalização, forçando as empresas a se reinventarem para permanecerem na disputa por mercados. Neste ambiente complexo e conturbado se desenvolve o conceito de Responsabilidade Social Empresarial, se apresentando sob a forma de um novo modelo de negócios das empresas neste novo modelo de mundo, unindo a perseguição por lucro à preocupação com o desenvolvimento social. Assim, o presente trabalho discute a, partir de diferentes autores da área, o que é a Responsabilidade Social Empresarial, visando à compreensão acerca dos interesses que nutrem as corporações quando se dedicam à responsabilidade social empresarial, isto é, se em benefício próprio ou à filantropia, permeando, também, a relação desta iniciativa com a imagem das organizações e a contextualização histórica deste movimento. Assim através de uma revisão bibliográfica, este estudo dedicou-se a uma reflexão teórica sobre tais questionamentos, para, em suas análises, ponderar sobre as motivações e os riscos das organizações.
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