Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25587 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos. |
id |
UFRGS-2_1b277f1a2cd3bc5ef69d1a1a567d1920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Golbspan, Ricardo BoklisRodrigues, André Iribure2010-09-09T04:19:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/25587000754164Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos.application/pdfporMarcaComunicação integradaGrupo RBS.Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754164.pdf000754164.pdfTexto completoapplication/pdf765658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/1/000754164.pdfb8cfa07fb5a67742a1645650fa9470a7MD51TEXT000754164.pdf.txt000754164.pdf.txtExtracted Texttext/plain165550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/2/000754164.pdf.txt6aab763bde70f3df1e18c0c73e79e497MD52THUMBNAIL000754164.pdf.jpg000754164.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/3/000754164.pdf.jpg24361dada5aa630337e4f6bf8a29e897MD5310183/255872018-10-18 07:35:31.89oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
title |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul Golbspan, Ricardo Boklis Marca Comunicação integrada Grupo RBS. |
title_short |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
title_full |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul |
author |
Golbspan, Ricardo Boklis |
author_facet |
Golbspan, Ricardo Boklis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Golbspan, Ricardo Boklis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Comunicação integrada Grupo RBS. |
topic |
Marca Comunicação integrada Grupo RBS. |
description |
Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-09T04:19:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754164 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25587 |
identifier_str_mv |
000754164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/1/000754164.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/2/000754164.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/3/000754164.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8cfa07fb5a67742a1645650fa9470a7 6aab763bde70f3df1e18c0c73e79e497 24361dada5aa630337e4f6bf8a29e897 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398798061568 |