Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Golbspan, Ricardo Boklis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25587
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos.
id UFRGS-2_1b277f1a2cd3bc5ef69d1a1a567d1920
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Golbspan, Ricardo BoklisRodrigues, André Iribure2010-09-09T04:19:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/25587000754164Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos.application/pdfporMarcaComunicação integradaGrupo RBS.Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754164.pdf000754164.pdfTexto completoapplication/pdf765658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/1/000754164.pdfb8cfa07fb5a67742a1645650fa9470a7MD51TEXT000754164.pdf.txt000754164.pdf.txtExtracted Texttext/plain165550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/2/000754164.pdf.txt6aab763bde70f3df1e18c0c73e79e497MD52THUMBNAIL000754164.pdf.jpg000754164.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/3/000754164.pdf.jpg24361dada5aa630337e4f6bf8a29e897MD5310183/255872018-10-18 07:35:31.89oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
title Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
spellingShingle Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
Golbspan, Ricardo Boklis
Marca
Comunicação integrada
Grupo RBS.
title_short Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
title_full Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
title_fullStr Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
title_sort Gestão de marca e comunicação integrada de marketing : o caso do grupo RBS no Rio Grande do Sul
author Golbspan, Ricardo Boklis
author_facet Golbspan, Ricardo Boklis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Golbspan, Ricardo Boklis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Comunicação integrada
Grupo RBS.
topic Marca
Comunicação integrada
Grupo RBS.
description Este trabalho tem como objetivo estudar como o Grupo RBS lida com a Comunicação Integrada de Marketing para a gestão de sua marca corporativa. O estudo realizado toma como recorte a atuação da marca no Rio Grande do Sul, estabelecendo uma relação entre as práticas da empresa e os principais conceitos e diretrizes teóricas das áreas estudadas. Destacam-se os estudos de branding e de Comunicação Integrada de Marketing, além da análise sobre o funcionamento da área de Comunicação Corporativa da organização. Os principais autores consultados para o trabalho foram Kotler, Shimp e Aaker. A metodologia empregada consiste em um estudo de caso, através de análise documental e entrevista de caráter complementar às informações obtidas. O trabalho revela o Grupo RBS como uma empresa estruturada para a aplicação dos conceitos abordados, mas que está sujeita a contribuições pontuais nos seus modelos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754164
url http://hdl.handle.net/10183/25587
identifier_str_mv 000754164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/1/000754164.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/2/000754164.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25587/3/000754164.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8cfa07fb5a67742a1645650fa9470a7
6aab763bde70f3df1e18c0c73e79e497
24361dada5aa630337e4f6bf8a29e897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398798061568