Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133879 |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada. |
id |
UFRGS-2_1b35495feca4315510aa88af2ed2b3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Patrícia Lopes deTijiboy, Ana Vilma2016-03-16T02:06:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/133879000982074O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação continuadaFarroupilha (RS)Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982074.pdf000982074.pdfTexto completoapplication/pdf1127623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/1/000982074.pdf6f198671e483d2591c5e38390cfa93dfMD51TEXT000982074.pdf.txt000982074.pdf.txtExtracted Texttext/plain120061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/2/000982074.pdf.txtf40a4c600a18e901c3e884a23ea038ebMD52THUMBNAIL000982074.pdf.jpg000982074.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/3/000982074.pdf.jpg8482806d03b813640630b79969b911d3MD5310183/1338792018-10-26 10:21:47.125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
title |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
spellingShingle |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS Vargas, Patrícia Lopes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Farroupilha (RS) |
title_short |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
title_full |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
title_fullStr |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
title_sort |
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS |
author |
Vargas, Patrícia Lopes de |
author_facet |
Vargas, Patrícia Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Patrícia Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Farroupilha (RS) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Farroupilha (RS) |
description |
O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133879 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982074 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133879 |
identifier_str_mv |
000982074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/1/000982074.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/2/000982074.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/3/000982074.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f198671e483d2591c5e38390cfa93df f40a4c600a18e901c3e884a23ea038eb 8482806d03b813640630b79969b911d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163994374144 |