Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Patrícia Lopes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133879
Resumo: O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada.
id UFRGS-2_1b35495feca4315510aa88af2ed2b3a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133879
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Patrícia Lopes deTijiboy, Ana Vilma2016-03-16T02:06:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/133879000982074O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação continuadaFarroupilha (RS)Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982074.pdf000982074.pdfTexto completoapplication/pdf1127623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/1/000982074.pdf6f198671e483d2591c5e38390cfa93dfMD51TEXT000982074.pdf.txt000982074.pdf.txtExtracted Texttext/plain120061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/2/000982074.pdf.txtf40a4c600a18e901c3e884a23ea038ebMD52THUMBNAIL000982074.pdf.jpg000982074.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/3/000982074.pdf.jpg8482806d03b813640630b79969b911d3MD5310183/1338792018-10-26 10:21:47.125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
title Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
spellingShingle Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
Vargas, Patrícia Lopes de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Farroupilha (RS)
title_short Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
title_full Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
title_fullStr Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
title_full_unstemmed Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
title_sort Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
author Vargas, Patrícia Lopes de
author_facet Vargas, Patrícia Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Patrícia Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Farroupilha (RS)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Farroupilha (RS)
description O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133879
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982074
url http://hdl.handle.net/10183/133879
identifier_str_mv 000982074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/1/000982074.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/2/000982074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133879/3/000982074.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f198671e483d2591c5e38390cfa93df
f40a4c600a18e901c3e884a23ea038eb
8482806d03b813640630b79969b911d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163994374144