Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil : a atuação de uma fundação privada no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albuquerque, Simone Santos de, Silva, Denise Madeira de Castro e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271028
Resumo: A atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em prol da implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no contexto da pandemia da covid-19 é o que se busca evidenciar neste artigo. A metodologia qualitativa baseou-se em revisão de literatura e em pesquisa documental, incluindo relatórios publicados pela referida Fundação sobre três ações desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022. O referencial teórico de apoio se constitui da produção acadêmica referente às parcerias público-privadas, com foco na atuação de fundações privadas na indução de políticas curriculares e de avaliação para a Educação Básica pública. As principais considerações do estudo apontam que as três ações, direcionadas a docentes e gestoras/es da Educação Infantil, visaram fortalecer uma cultura de adesão à lógica da Base Nacional Curricular, secundarizando as demandas postas pela pandemia para a primeira etapa da Educação Básica no período investigado.
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