Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil : a atuação de uma fundação privada no contexto da pandemia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271028 |
Resumo: | A atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em prol da implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no contexto da pandemia da covid-19 é o que se busca evidenciar neste artigo. A metodologia qualitativa baseou-se em revisão de literatura e em pesquisa documental, incluindo relatórios publicados pela referida Fundação sobre três ações desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022. O referencial teórico de apoio se constitui da produção acadêmica referente às parcerias público-privadas, com foco na atuação de fundações privadas na indução de políticas curriculares e de avaliação para a Educação Básica pública. As principais considerações do estudo apontam que as três ações, direcionadas a docentes e gestoras/es da Educação Infantil, visaram fortalecer uma cultura de adesão à lógica da Base Nacional Curricular, secundarizando as demandas postas pela pandemia para a primeira etapa da Educação Básica no período investigado. |
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Flores, Maria Luiza RodriguesAlbuquerque, Simone Santos deSilva, Denise Madeira de Castro e2024-01-18T03:22:24Z20231645-1384http://hdl.handle.net/10183/271028001194414A atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em prol da implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no contexto da pandemia da covid-19 é o que se busca evidenciar neste artigo. A metodologia qualitativa baseou-se em revisão de literatura e em pesquisa documental, incluindo relatórios publicados pela referida Fundação sobre três ações desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022. O referencial teórico de apoio se constitui da produção acadêmica referente às parcerias público-privadas, com foco na atuação de fundações privadas na indução de políticas curriculares e de avaliação para a Educação Básica pública. As principais considerações do estudo apontam que as três ações, direcionadas a docentes e gestoras/es da Educação Infantil, visaram fortalecer uma cultura de adesão à lógica da Base Nacional Curricular, secundarizando as demandas postas pela pandemia para a primeira etapa da Educação Básica no período investigado.The work of the Maria Cecilia Souto Vidigal Foundation in favour of the implementation of the National Common Curricular Base for Early Childhood Education in the context of the covid-19 pandemic is what we seek to highlight in this article. The qualitative methodology was based on a literature review and documentary research, including reports published by the Foundation on three actions developed between 2020 and 2022. The supporting theoretical framework consists of academic production regarding public-private partnerships, focusing on the role of private foundations in inducing curricular and assessment policies for public Basic Education. The main considerations of the study point out that the three actions, aimed at teachers and managers of Early Childhood Education, aimed to strengthen a culture of adherence to the logic of the National Curricular Base, secondary to the demands posed by the pandemic for the first stage of Basic Education in the period under study.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga (Portugal). Vol. 23 (2023), e1134, p. 1-28Base Nacional Comum CurricularEducação infantilAvaliação da educaçãoPandemia de COVID-19 (2020-)Brazil’s National Common Core for early childhood educationEarly childhood educationEducational assessmentMaria Cecilia Souto Vidigal FoundationPandemicBase Nacional Comum Curricular para a educação infantil : a atuação de uma fundação privada no contexto da pandemiaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194414.pdf.txt001194414.pdf.txtExtracted Texttext/plain96550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271028/2/001194414.pdf.txt8c09e14271c2f8509df55948c21fa2b9MD52ORIGINAL001194414.pdfTexto completoapplication/pdf533830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271028/1/001194414.pdf6f452deac6dbf6a7e10bbd919dca08b3MD5110183/2710282024-01-19 04:24:27.327109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em prol da implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no contexto da pandemia da covid-19 é o que se busca evidenciar neste artigo. A metodologia qualitativa baseou-se em revisão de literatura e em pesquisa documental, incluindo relatórios publicados pela referida Fundação sobre três ações desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022. O referencial teórico de apoio se constitui da produção acadêmica referente às parcerias público-privadas, com foco na atuação de fundações privadas na indução de políticas curriculares e de avaliação para a Educação Básica pública. As principais considerações do estudo apontam que as três ações, direcionadas a docentes e gestoras/es da Educação Infantil, visaram fortalecer uma cultura de adesão à lógica da Base Nacional Curricular, secundarizando as demandas postas pela pandemia para a primeira etapa da Educação Básica no período investigado. |
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