Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cristiane de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36357
Resumo: O objetivo desta investigação é problematizar determinadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo jogo virtual Club Penguin – produto da companhia Walt Disney – que contribuem na constituição identitária de crianças e jovens. O corpus da pesquisa foi formado por entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 crianças, usuárias do jogo, de um terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de um colégio público de Porto Alegre e, centralmente, pela análise do ambiente virtual Club Penguin. Ancorado na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o estudo utiliza-se da análise cultural para refletir sobre as estratégias pedagógicas do jogo. Opera com conceitos como: pedagogia cultural, infância e identidade. Foi possível perceber que o jogo se vale de estratégias pedagógicas como a variedade de atividades e a possibilidade de interação, demonstrando agilidade e criatividade compatíveis com as características das crianças de hoje. Percebi com a análise que há um amplo investimento no mistério, na ação e na aventura, pois são emoções que envolvem crianças e jovens e são pouco encontradas nas escolas atualmente; fator que torna os artefatos culturais, muitas vezes, mais atraentes do que a escola. As análises mostraram o forte incentivo ao consumo como via para ser e pertencer a certos lugares e grupos identitários dentro do jogo, entendido como um dos principais motivos para o cadastro de muitas crianças em opções pagas, já que ele oferece, de forma gratuita, boa parte de seus ambientes.
id UFRGS-2_1b9fc4514005c663b8b1b2109ee41ce4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Cristiane de SouzaAndrade, Sandra dos Santos2012-01-17T01:19:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/36357000817563O objetivo desta investigação é problematizar determinadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo jogo virtual Club Penguin – produto da companhia Walt Disney – que contribuem na constituição identitária de crianças e jovens. O corpus da pesquisa foi formado por entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 crianças, usuárias do jogo, de um terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de um colégio público de Porto Alegre e, centralmente, pela análise do ambiente virtual Club Penguin. Ancorado na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o estudo utiliza-se da análise cultural para refletir sobre as estratégias pedagógicas do jogo. Opera com conceitos como: pedagogia cultural, infância e identidade. Foi possível perceber que o jogo se vale de estratégias pedagógicas como a variedade de atividades e a possibilidade de interação, demonstrando agilidade e criatividade compatíveis com as características das crianças de hoje. Percebi com a análise que há um amplo investimento no mistério, na ação e na aventura, pois são emoções que envolvem crianças e jovens e são pouco encontradas nas escolas atualmente; fator que torna os artefatos culturais, muitas vezes, mais atraentes do que a escola. As análises mostraram o forte incentivo ao consumo como via para ser e pertencer a certos lugares e grupos identitários dentro do jogo, entendido como um dos principais motivos para o cadastro de muitas crianças em opções pagas, já que ele oferece, de forma gratuita, boa parte de seus ambientes.application/pdfporJogosInfânciaUm mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817563.pdf.txt000817563.pdf.txtExtracted Texttext/plain120478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/2/000817563.pdf.txt173888147e71a9efd8cd61e297c39e72MD52ORIGINAL000817563.pdf000817563.pdfTexto completoapplication/pdf2213282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/1/000817563.pdfcd3ba04246b8027584187d68cde2c316MD51THUMBNAIL000817563.pdf.jpg000817563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/3/000817563.pdf.jpg39d10cb051d7b5008b97c3fefc8f860cMD5310183/363572018-10-08 09:14:42.02oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
title Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
spellingShingle Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
Abreu, Cristiane de Souza
Jogos
Infância
title_short Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
title_full Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
title_fullStr Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
title_full_unstemmed Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
title_sort Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
author Abreu, Cristiane de Souza
author_facet Abreu, Cristiane de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cristiane de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Infância
topic Jogos
Infância
description O objetivo desta investigação é problematizar determinadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo jogo virtual Club Penguin – produto da companhia Walt Disney – que contribuem na constituição identitária de crianças e jovens. O corpus da pesquisa foi formado por entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 crianças, usuárias do jogo, de um terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de um colégio público de Porto Alegre e, centralmente, pela análise do ambiente virtual Club Penguin. Ancorado na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o estudo utiliza-se da análise cultural para refletir sobre as estratégias pedagógicas do jogo. Opera com conceitos como: pedagogia cultural, infância e identidade. Foi possível perceber que o jogo se vale de estratégias pedagógicas como a variedade de atividades e a possibilidade de interação, demonstrando agilidade e criatividade compatíveis com as características das crianças de hoje. Percebi com a análise que há um amplo investimento no mistério, na ação e na aventura, pois são emoções que envolvem crianças e jovens e são pouco encontradas nas escolas atualmente; fator que torna os artefatos culturais, muitas vezes, mais atraentes do que a escola. As análises mostraram o forte incentivo ao consumo como via para ser e pertencer a certos lugares e grupos identitários dentro do jogo, entendido como um dos principais motivos para o cadastro de muitas crianças em opções pagas, já que ele oferece, de forma gratuita, boa parte de seus ambientes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36357
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817563
url http://hdl.handle.net/10183/36357
identifier_str_mv 000817563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/2/000817563.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/1/000817563.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36357/3/000817563.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 173888147e71a9efd8cd61e297c39e72
cd3ba04246b8027584187d68cde2c316
39d10cb051d7b5008b97c3fefc8f860c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420370415616