Um mundo virtual coberto de neve : o jogo online club penguin na constituição da infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36357 |
Resumo: | O objetivo desta investigação é problematizar determinadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo jogo virtual Club Penguin – produto da companhia Walt Disney – que contribuem na constituição identitária de crianças e jovens. O corpus da pesquisa foi formado por entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 crianças, usuárias do jogo, de um terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de um colégio público de Porto Alegre e, centralmente, pela análise do ambiente virtual Club Penguin. Ancorado na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o estudo utiliza-se da análise cultural para refletir sobre as estratégias pedagógicas do jogo. Opera com conceitos como: pedagogia cultural, infância e identidade. Foi possível perceber que o jogo se vale de estratégias pedagógicas como a variedade de atividades e a possibilidade de interação, demonstrando agilidade e criatividade compatíveis com as características das crianças de hoje. Percebi com a análise que há um amplo investimento no mistério, na ação e na aventura, pois são emoções que envolvem crianças e jovens e são pouco encontradas nas escolas atualmente; fator que torna os artefatos culturais, muitas vezes, mais atraentes do que a escola. As análises mostraram o forte incentivo ao consumo como via para ser e pertencer a certos lugares e grupos identitários dentro do jogo, entendido como um dos principais motivos para o cadastro de muitas crianças em opções pagas, já que ele oferece, de forma gratuita, boa parte de seus ambientes. |
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