Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wilson Teodoro da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24640
Resumo: O presente estudo tem como principal obejtivo diagnosticar o clima organizacional na Agência Londrina do Banco do Brasil, descrevendo o clima percebido (real) e desejado (ideal), investigando a qualidade do clima organizacional e destacando os fatores mais importantes para a formação e manutenção de um bom clima na percepção dos funcionários. Para o atingimento destes objetivos, foi utilizado um questionário com 40 questões, abordando 3 dimensões e 16 fatores relacionados ao clima organizacional para conhecimento da percepção dos funcionários. Foi ainda solicitado aos respondentes que classificassem o clima organizacional percebido na agência e que também fossem apontados os principais fatores. Os resultados obtidos servem de parâmetro para a administração na gestão do clima organizacional, fornecendo subsídos para adoção de medidas visando a conciliação entre a consecução das metas da empresa com o bem estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional e humano dos funcionários.
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