Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24640 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal obejtivo diagnosticar o clima organizacional na Agência Londrina do Banco do Brasil, descrevendo o clima percebido (real) e desejado (ideal), investigando a qualidade do clima organizacional e destacando os fatores mais importantes para a formação e manutenção de um bom clima na percepção dos funcionários. Para o atingimento destes objetivos, foi utilizado um questionário com 40 questões, abordando 3 dimensões e 16 fatores relacionados ao clima organizacional para conhecimento da percepção dos funcionários. Foi ainda solicitado aos respondentes que classificassem o clima organizacional percebido na agência e que também fossem apontados os principais fatores. Os resultados obtidos servem de parâmetro para a administração na gestão do clima organizacional, fornecendo subsídos para adoção de medidas visando a conciliação entre a consecução das metas da empresa com o bem estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional e humano dos funcionários. |
id |
UFRGS-2_1baac8b09e39dffdb3ac3c7411f4e139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Wilson Teodoro daPinheiro, Ivan Antonio2010-07-15T04:19:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/24640000746384O presente estudo tem como principal obejtivo diagnosticar o clima organizacional na Agência Londrina do Banco do Brasil, descrevendo o clima percebido (real) e desejado (ideal), investigando a qualidade do clima organizacional e destacando os fatores mais importantes para a formação e manutenção de um bom clima na percepção dos funcionários. Para o atingimento destes objetivos, foi utilizado um questionário com 40 questões, abordando 3 dimensões e 16 fatores relacionados ao clima organizacional para conhecimento da percepção dos funcionários. Foi ainda solicitado aos respondentes que classificassem o clima organizacional percebido na agência e que também fossem apontados os principais fatores. Os resultados obtidos servem de parâmetro para a administração na gestão do clima organizacional, fornecendo subsídos para adoção de medidas visando a conciliação entre a consecução das metas da empresa com o bem estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional e humano dos funcionários.application/pdfporBanco do Brasil.Clima organizacionalAgência bancáriaDiagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000746384.pdf000746384.pdfTexto completoapplication/pdf123022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/1/000746384.pdf47dd17ba82abba04dd05d03e65fceb2aMD51TEXT000746384.pdf.txt000746384.pdf.txtExtracted Texttext/plain56707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/2/000746384.pdf.txt16fbdfd31a349109c0145c623db10cd5MD52THUMBNAIL000746384.pdf.jpg000746384.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/3/000746384.pdf.jpg8fda87e55743fc83589e021e5bc60569MD5310183/246402018-10-18 07:31:01.488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24640Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T10:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
title |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
spellingShingle |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina Silva, Wilson Teodoro da Banco do Brasil. Clima organizacional Agência bancária |
title_short |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
title_full |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
title_fullStr |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
title_sort |
Diagnóstico do clima organizacional no Banco do Brasil – Agência Londrina |
author |
Silva, Wilson Teodoro da |
author_facet |
Silva, Wilson Teodoro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wilson Teodoro da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco do Brasil. Clima organizacional Agência bancária |
topic |
Banco do Brasil. Clima organizacional Agência bancária |
description |
O presente estudo tem como principal obejtivo diagnosticar o clima organizacional na Agência Londrina do Banco do Brasil, descrevendo o clima percebido (real) e desejado (ideal), investigando a qualidade do clima organizacional e destacando os fatores mais importantes para a formação e manutenção de um bom clima na percepção dos funcionários. Para o atingimento destes objetivos, foi utilizado um questionário com 40 questões, abordando 3 dimensões e 16 fatores relacionados ao clima organizacional para conhecimento da percepção dos funcionários. Foi ainda solicitado aos respondentes que classificassem o clima organizacional percebido na agência e que também fossem apontados os principais fatores. Os resultados obtidos servem de parâmetro para a administração na gestão do clima organizacional, fornecendo subsídos para adoção de medidas visando a conciliação entre a consecução das metas da empresa com o bem estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional e humano dos funcionários. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-15T04:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000746384 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24640 |
identifier_str_mv |
000746384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/1/000746384.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/2/000746384.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24640/3/000746384.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47dd17ba82abba04dd05d03e65fceb2a 16fbdfd31a349109c0145c623db10cd5 8fda87e55743fc83589e021e5bc60569 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426700339937280 |