Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hennig, Renata
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70662
Resumo: Este trabalho propõe uma análise de oficinas de contação de histórias para crianças da comunidade da Ilha das Flores. O objetivo é observar as interações em torno da escrita que emergem nesses momentos e assim contribuir com a investigação de suas orientações e práticas de letramento. A fundamentação teórica subjacente à análise apresentada baseia-se nos Novos Estudos sobre Letramento, que entendem letramento como um conjunto de práticas sociais constituídas a partir da tecnologia da escrita. A pesquisa foi realizada como uma extensão do trabalho de contação de histórias já realizado por uma ONG que trabalha desde 2007 com a comunidade da Ilha das Flores. Para análise, foram realizadas oito oficinas, que envolveram observação participante, gravação de áudio e gravação audiovisual de quatro encontros. Foi feito também um diário de campo de cada dia em que as oficinas ocorreram. Através da análise dos dados gerados, concluiu-se que as oficinas proporcionam o manuseio direto de livros pelas crianças. Percebeu-se também que os participantes se engajam nas atividades propostas: realizam as tarefas em torno da história, se aquietam na hora de ouvi-la e ficam atentas à narração; elas também relacionam elementos do que é narrado com suas próprias vidas e comentam sobre as histórias em situações que vão além do momento de contação. Todas essas ações foram interpretadas como expressões das orientações de letramento das crianças e de suas práticas de letramento em momentos de contação de histórias.
id UFRGS-2_1bcd3aa6aacd2672cee655358437838d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70662
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hennig, RenataSimões, Luciene Juliano2013-04-27T01:47:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/70662000877122Este trabalho propõe uma análise de oficinas de contação de histórias para crianças da comunidade da Ilha das Flores. O objetivo é observar as interações em torno da escrita que emergem nesses momentos e assim contribuir com a investigação de suas orientações e práticas de letramento. A fundamentação teórica subjacente à análise apresentada baseia-se nos Novos Estudos sobre Letramento, que entendem letramento como um conjunto de práticas sociais constituídas a partir da tecnologia da escrita. A pesquisa foi realizada como uma extensão do trabalho de contação de histórias já realizado por uma ONG que trabalha desde 2007 com a comunidade da Ilha das Flores. Para análise, foram realizadas oito oficinas, que envolveram observação participante, gravação de áudio e gravação audiovisual de quatro encontros. Foi feito também um diário de campo de cada dia em que as oficinas ocorreram. Através da análise dos dados gerados, concluiu-se que as oficinas proporcionam o manuseio direto de livros pelas crianças. Percebeu-se também que os participantes se engajam nas atividades propostas: realizam as tarefas em torno da história, se aquietam na hora de ouvi-la e ficam atentas à narração; elas também relacionam elementos do que é narrado com suas próprias vidas e comentam sobre as histórias em situações que vão além do momento de contação. Todas essas ações foram interpretadas como expressões das orientações de letramento das crianças e de suas práticas de letramento em momentos de contação de histórias.This paper proposes an analysis of storytelling workshops with children in the community of Ilha das Flores. The aim is to observe interactions around writing that come out in the course of these storytelling sessions so as to contribute to the research on literacy orientations and literacy practices among nonmainstream learning communities. The theoretical framework is based on the New Literacy Studies, that view literacy as a set of social practices involving, in their constitution, the technology of writing. Research was carried out as an extent of storytelling already done by an NGO that works with the community of Ilha das Flores since 2007. Eight workshops were planned to be the focus of data generation, involving participating observation, audio and video recording. Field notes were written after each storytelling session. Through the analysis of the data, we could conclude that the workshops provided opportunities for children to handle books with varied purposes. We could also realize too that the participants engaged in the tasks proposed to them: they carried out activities around the story, stayed quiet to listen to it and paid attention to the narration; they related elements of the story narrated to their own lives and made comments on situations that are not the one of the storytelling. It seems, however, that some of the children exhibit resistance to participate in the activity when they take them as something belonging to the school domain. All these actions were interpreted as expressions of literacy orientations of the children and of their literacy practices in storytelling sessions.application/pdfporContação de históriasLetramentoFlores, Ilha das (RS)Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Floresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Português e Alemão: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877122.pdf000877122.pdfTexto completoapplication/pdf1418223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/1/000877122.pdf6cfeb618f7d9ab1c5ef08169171dd986MD51TEXT000877122.pdf.txt000877122.pdf.txtExtracted Texttext/plain179956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/2/000877122.pdf.txt3844a942e68fa8836e0eb5edd6f2308aMD52THUMBNAIL000877122.pdf.jpg000877122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/3/000877122.pdf.jpg21c607b07aeb39bb506fa3f9b58e709cMD5310183/706622022-08-06 04:47:12.458908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
title Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
spellingShingle Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
Hennig, Renata
Contação de histórias
Letramento
Flores, Ilha das (RS)
title_short Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
title_full Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
title_fullStr Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
title_full_unstemmed Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
title_sort Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores
author Hennig, Renata
author_facet Hennig, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hennig, Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Letramento
Flores, Ilha das (RS)
topic Contação de histórias
Letramento
Flores, Ilha das (RS)
description Este trabalho propõe uma análise de oficinas de contação de histórias para crianças da comunidade da Ilha das Flores. O objetivo é observar as interações em torno da escrita que emergem nesses momentos e assim contribuir com a investigação de suas orientações e práticas de letramento. A fundamentação teórica subjacente à análise apresentada baseia-se nos Novos Estudos sobre Letramento, que entendem letramento como um conjunto de práticas sociais constituídas a partir da tecnologia da escrita. A pesquisa foi realizada como uma extensão do trabalho de contação de histórias já realizado por uma ONG que trabalha desde 2007 com a comunidade da Ilha das Flores. Para análise, foram realizadas oito oficinas, que envolveram observação participante, gravação de áudio e gravação audiovisual de quatro encontros. Foi feito também um diário de campo de cada dia em que as oficinas ocorreram. Através da análise dos dados gerados, concluiu-se que as oficinas proporcionam o manuseio direto de livros pelas crianças. Percebeu-se também que os participantes se engajam nas atividades propostas: realizam as tarefas em torno da história, se aquietam na hora de ouvi-la e ficam atentas à narração; elas também relacionam elementos do que é narrado com suas próprias vidas e comentam sobre as histórias em situações que vão além do momento de contação. Todas essas ações foram interpretadas como expressões das orientações de letramento das crianças e de suas práticas de letramento em momentos de contação de histórias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877122
url http://hdl.handle.net/10183/70662
identifier_str_mv 000877122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/1/000877122.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/2/000877122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70662/3/000877122.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cfeb618f7d9ab1c5ef08169171dd986
3844a942e68fa8836e0eb5edd6f2308a
21c607b07aeb39bb506fa3f9b58e709c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445421944832