Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107923 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos. |
id |
UFRGS-2_1c25469dc1758c0a1121748fcb53273b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107923 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Raquel Eveline daDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-12-09T02:16:10Z2013http://hdl.handle.net/10183/107923000945853Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos.application/pdfporLeituraEscritaTextoProduçãoPor que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945853.pdf000945853.pdfTexto completoapplication/pdf588885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/1/000945853.pdf985909aacb916b03dd7225e557d0b236MD51TEXT000945853.pdf.txt000945853.pdf.txtExtracted Texttext/plain52222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/2/000945853.pdf.txte3119ba3d9ad6470665ae09954e582abMD52THUMBNAIL000945853.pdf.jpg000945853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/3/000945853.pdf.jpg5bc44c755b2b12bf8426ce9902dbeb6dMD5310183/1079232018-10-22 08:37:31.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
title |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
spellingShingle |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica Silva, Raquel Eveline da Leitura Escrita Texto Produção |
title_short |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
title_full |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
title_fullStr |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
title_full_unstemmed |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
title_sort |
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica |
author |
Silva, Raquel Eveline da |
author_facet |
Silva, Raquel Eveline da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raquel Eveline da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Texto Produção |
topic |
Leitura Escrita Texto Produção |
description |
Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-09T02:16:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107923 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945853 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107923 |
identifier_str_mv |
000945853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/1/000945853.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/2/000945853.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/3/000945853.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
985909aacb916b03dd7225e557d0b236 e3119ba3d9ad6470665ae09954e582ab 5bc44c755b2b12bf8426ce9902dbeb6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137805139968 |