Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Eveline da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107923
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos.
id UFRGS-2_1c25469dc1758c0a1121748fcb53273b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107923
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Raquel Eveline daDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-12-09T02:16:10Z2013http://hdl.handle.net/10183/107923000945853Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos.application/pdfporLeituraEscritaTextoProduçãoPor que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945853.pdf000945853.pdfTexto completoapplication/pdf588885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/1/000945853.pdf985909aacb916b03dd7225e557d0b236MD51TEXT000945853.pdf.txt000945853.pdf.txtExtracted Texttext/plain52222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/2/000945853.pdf.txte3119ba3d9ad6470665ae09954e582abMD52THUMBNAIL000945853.pdf.jpg000945853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/3/000945853.pdf.jpg5bc44c755b2b12bf8426ce9902dbeb6dMD5310183/1079232018-10-22 08:37:31.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
title Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
spellingShingle Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
Silva, Raquel Eveline da
Leitura
Escrita
Texto
Produção
title_short Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
title_full Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
title_fullStr Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
title_full_unstemmed Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
title_sort Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
author Silva, Raquel Eveline da
author_facet Silva, Raquel Eveline da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Eveline da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Texto
Produção
topic Leitura
Escrita
Texto
Produção
description Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107923
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945853
url http://hdl.handle.net/10183/107923
identifier_str_mv 000945853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/1/000945853.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/2/000945853.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107923/3/000945853.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 985909aacb916b03dd7225e557d0b236
e3119ba3d9ad6470665ae09954e582ab
5bc44c755b2b12bf8426ce9902dbeb6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475815968768