Práticas pedagógicas e a produção de textos criativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49017 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central a produção de textos criativos e objetiva refletir sobre a relação entre estes e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores em uma instituição de ensino. Aborda, também, a importância da oralidade para a produção de textos, evidenciando, o quanto o debate e o diálogo antecedendo a escrita aumentam o repertório e facilitam a argumentação contribuindo assim, para a formação de escritores competentes. A escolha do assunto deu-se em função da constatação, ao início do ano letivo, de que os alunos apresentavam, salvo raras exceções, baixa criatividade em suas escritas somada à escuta de queixas dos professores em reuniões pedagógicas da escola e de outras do município, sobre que os discentes não sabem mais escrever, fato comprovado pelos resultados das avaliações externas como SAEB, SAERS e ENEM que apontam baixos níveis de proficiência atingidos pelos estudantes. A pesquisa foi baseada no trabalho desenvolvido durante a prática de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, modalidade à distância, compreendido entre o período de março a julho de 2010, numa escola da rede pública estadual da cidade de Campo Bom. Os alunos, em número de vinte e oito, cursam o 4º Ano do Ensino Fundamental e têm idades entre nove e doze anos. Foram analisados textos produzidos por eles desde o início do ano letivo até o presente momento. Tendo em vista que a pesquisa aborda as práticas docentes, questionários sobre o assunto foram respondidos por outros professores da escola que ministram aulas do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental com o intuito de substanciar o trabalho, bem como de compreender que estratégias os mesmos usam para estimular os alunos a produzirem textos criativos. Foram analisados dados desses professores quanto à formação, carga horária de docência, conceituação de texto criativo bem como de estratégias usadas para estimular a produção de textos criativos em sala de aula. Após análise das respostas aos questionários pelos professores, as mesmas foram comparadas com as observações feitas aos alunos bem como de textos orais e escritos produzidos por eles, quando se verificou, então, que a formação acadêmica ou pós acadêmica não assegura o desenvolvimento de um trabalho que privilegie a produção de textos criativos nem que fomente a formação de um escritor competente. Trata-se, segundo verificado, muito mais de uma postura de compromisso da parte do professor em conhecer e eleger estratégias que estimulem e levem os alunos a desenvolverem as competências necessárias para a produção de textos coerentes e coesos. Comprovou-se, ainda, que a maioria dos professores não considera os conhecimentos prévios dos alunos em momentos de leitura e escrita nem faz uso de estratégias de leitura ou de outras que sejam mais inovadoras como, por exemplo, mídias e tecnologias. Os alunos cujos professores oferecem atividades mais lúdicas foram considerados mais criativos do que aqueles cujos docentes adotam posturas mais tradicionais e que, por sua vez, categorizaram seus alunos como de média criatividade. Estes dados comprovam que existe relação entre práticas pedagógicas e produção de textos criativos. |
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