Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95836 |
Resumo: | Esta monografia trata sobre as condições de aprendizagem de um menino portador da Síndrome do X Frágil matriculado no primeiro ano do ensino regular na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Em parceria com os professores que trabalham com o aluno esta monografia pretende analisar suas possíveis formas de aprendizagem. O objetivo é instrumentalizar os professores para a elaboração de propostas pedagógicas que resultem na elaboração de materiais didáticos informatizados capazes de atender as necessidades de seus alunos. Como resultados deste trabalho foram elencados os seguintes parâmetros para a elaboração de um Objeto de Aprendizagem dirigido a pessoas portadoras da Síndrome do X Frágil: aproveitar as referências já assimiladas pelo aluno, os temas de seu interesse e os objetivos dos professores; organizar a interface em forma de circuito; estimular o reconhecimento das letras e seus sons nomeando seres e coisas, fazer uso de sons; instruir de forma simples e através de ícones conhecidos ou acordados com os alunos; integrar ao uso do Objeto de Aprendizagem momentos de interação entre os alunos e proporcionar a autonomia dos alunos no que diz respeito a interação com a interface do computador e da internet. |
id |
UFRGS-2_1c71f85119f928cc16a9be7808f50277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Eliane RosaTijiboy, Ana Vilma2014-05-31T02:06:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95836000913796Esta monografia trata sobre as condições de aprendizagem de um menino portador da Síndrome do X Frágil matriculado no primeiro ano do ensino regular na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Em parceria com os professores que trabalham com o aluno esta monografia pretende analisar suas possíveis formas de aprendizagem. O objetivo é instrumentalizar os professores para a elaboração de propostas pedagógicas que resultem na elaboração de materiais didáticos informatizados capazes de atender as necessidades de seus alunos. Como resultados deste trabalho foram elencados os seguintes parâmetros para a elaboração de um Objeto de Aprendizagem dirigido a pessoas portadoras da Síndrome do X Frágil: aproveitar as referências já assimiladas pelo aluno, os temas de seu interesse e os objetivos dos professores; organizar a interface em forma de circuito; estimular o reconhecimento das letras e seus sons nomeando seres e coisas, fazer uso de sons; instruir de forma simples e através de ícones conhecidos ou acordados com os alunos; integrar ao uso do Objeto de Aprendizagem momentos de interação entre os alunos e proporcionar a autonomia dos alunos no que diz respeito a interação com a interface do computador e da internet.This monograph approaches the learning conditions of a boy with the Fragile X Syndrome enrolled in the first grade in municipal schools of Porto Alegre. In partnership with teachers working with this student this monograph seeks to analyze possible ways of learning. The objective is to give teachers the resources for the development of pedagogical proposals that result in the development of computerized learning materials capable of meeting the needs of their students. As results of this work the following requirements are pointed out for the development of a Learning Object aimed at people with Fragile X Syndrome: getting the references already assimilated by the student, the topics of their interest and goals of teachers; organize the interface in circuit form; encourage the recognition of letters and their sounds by naming beings and things, make use of sounds; simply instruct through icons and known or agreed with the students; to integrate the use of Learning Object moments of interaction between students and provide the students' autonomy with regard to interaction with the computer interface and the internet.application/pdfporInclusão escolarSíndrome do x frágilInformática na educaçãoInclusionFragile X syndromeComputers in educationContribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913796.pdf000913796.pdfTexto completoapplication/pdf1052126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/1/000913796.pdffa3f752ff6d086d75305b0d7a17cc391MD51TEXT000913796.pdf.txt000913796.pdf.txtExtracted Texttext/plain70851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/2/000913796.pdf.txt767f35f758750717c7b69a526781a58bMD52THUMBNAIL000913796.pdf.jpg000913796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/3/000913796.pdf.jpg8b44eebc65142549a726d73ebb9d3dafMD5310183/958362018-10-15 08:25:44.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:25:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
title |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
spellingShingle |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil Garcia, Eliane Rosa Inclusão escolar Síndrome do x frágil Informática na educação Inclusion Fragile X syndrome Computers in education |
title_short |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
title_full |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
title_fullStr |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
title_full_unstemmed |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
title_sort |
Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil |
author |
Garcia, Eliane Rosa |
author_facet |
Garcia, Eliane Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Eliane Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Síndrome do x frágil Informática na educação |
topic |
Inclusão escolar Síndrome do x frágil Informática na educação Inclusion Fragile X syndrome Computers in education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Fragile X syndrome Computers in education |
description |
Esta monografia trata sobre as condições de aprendizagem de um menino portador da Síndrome do X Frágil matriculado no primeiro ano do ensino regular na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Em parceria com os professores que trabalham com o aluno esta monografia pretende analisar suas possíveis formas de aprendizagem. O objetivo é instrumentalizar os professores para a elaboração de propostas pedagógicas que resultem na elaboração de materiais didáticos informatizados capazes de atender as necessidades de seus alunos. Como resultados deste trabalho foram elencados os seguintes parâmetros para a elaboração de um Objeto de Aprendizagem dirigido a pessoas portadoras da Síndrome do X Frágil: aproveitar as referências já assimiladas pelo aluno, os temas de seu interesse e os objetivos dos professores; organizar a interface em forma de circuito; estimular o reconhecimento das letras e seus sons nomeando seres e coisas, fazer uso de sons; instruir de forma simples e através de ícones conhecidos ou acordados com os alunos; integrar ao uso do Objeto de Aprendizagem momentos de interação entre os alunos e proporcionar a autonomia dos alunos no que diz respeito a interação com a interface do computador e da internet. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:06:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913796 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95836 |
identifier_str_mv |
000913796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/1/000913796.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/2/000913796.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95836/3/000913796.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa3f752ff6d086d75305b0d7a17cc391 767f35f758750717c7b69a526781a58b 8b44eebc65142549a726d73ebb9d3daf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126549725184 |