Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Eliane Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95836
Resumo: Esta monografia trata sobre as condições de aprendizagem de um menino portador da Síndrome do X Frágil matriculado no primeiro ano do ensino regular na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Em parceria com os professores que trabalham com o aluno esta monografia pretende analisar suas possíveis formas de aprendizagem. O objetivo é instrumentalizar os professores para a elaboração de propostas pedagógicas que resultem na elaboração de materiais didáticos informatizados capazes de atender as necessidades de seus alunos. Como resultados deste trabalho foram elencados os seguintes parâmetros para a elaboração de um Objeto de Aprendizagem dirigido a pessoas portadoras da Síndrome do X Frágil: aproveitar as referências já assimiladas pelo aluno, os temas de seu interesse e os objetivos dos professores; organizar a interface em forma de circuito; estimular o reconhecimento das letras e seus sons nomeando seres e coisas, fazer uso de sons; instruir de forma simples e através de ícones conhecidos ou acordados com os alunos; integrar ao uso do Objeto de Aprendizagem momentos de interação entre os alunos e proporcionar a autonomia dos alunos no que diz respeito a interação com a interface do computador e da internet.
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