A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwirtes, Leoni Teresinha Ories
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133923
Resumo: Norteada pelos princípios bakhtinianos, esta pesquisa fará um estudo da influência que a escrita virtual exerce sobre a escrita convencional em pré-adolescentes que cursam o ensino fundamental, mais precisamente, alunos do interior do Rio Grande do Sul. A chegada da internet trouxe consigo um aumento muito significativo de novos gêneros textuais, cada um deles com suas particularidades e léxico característico. Mesmo mais de vinte anos depois de sua explosão ainda se discute muito sobre as influências que estes gêneros textuais da escrita virtual operariam sobre a escrita convencional ou formal. Conversa digital está associada à comunicação instantânea, a economia de caracteres e a simbologias, portanto, desvios da norma culta padrão, segundo a escrita convencional. Para alguns profissionais da educação um dos geradores da problemática que vem sendo enfrentada no país quanto à questão dos graves e persistentes desvios ortográficos está ligada ao fato de que muitas crianças nesta idade passam boa parte de seu tempo livre em chats e redes sociais fazendo uso dos recursos verbais e extra-verbais que estes oferecem, dificultando o desenvolvimento das habilidades de escrita dos mesmos que acabam empregando esses recursos de forma generalizada em gêneros que requerem a escrita convencional.
id UFRGS-2_1d1cf5e1c1ee8eff56c5d4b1d70e0be4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133923
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zwirtes, Leoni Teresinha OriesFoohs, Marcelo Magalhães2016-03-17T02:06:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/133923000981653Norteada pelos princípios bakhtinianos, esta pesquisa fará um estudo da influência que a escrita virtual exerce sobre a escrita convencional em pré-adolescentes que cursam o ensino fundamental, mais precisamente, alunos do interior do Rio Grande do Sul. A chegada da internet trouxe consigo um aumento muito significativo de novos gêneros textuais, cada um deles com suas particularidades e léxico característico. Mesmo mais de vinte anos depois de sua explosão ainda se discute muito sobre as influências que estes gêneros textuais da escrita virtual operariam sobre a escrita convencional ou formal. Conversa digital está associada à comunicação instantânea, a economia de caracteres e a simbologias, portanto, desvios da norma culta padrão, segundo a escrita convencional. Para alguns profissionais da educação um dos geradores da problemática que vem sendo enfrentada no país quanto à questão dos graves e persistentes desvios ortográficos está ligada ao fato de que muitas crianças nesta idade passam boa parte de seu tempo livre em chats e redes sociais fazendo uso dos recursos verbais e extra-verbais que estes oferecem, dificultando o desenvolvimento das habilidades de escrita dos mesmos que acabam empregando esses recursos de forma generalizada em gêneros que requerem a escrita convencional.Guided by the principles of discourse analysis inspired in Bakhtin this research studies the influence of virtual writing on the conventional writing of pre-teens who attend elementary school, more precisely, students from Rio Grande do Sul. The arrival of the internet brought with it a significant increase of new genres, each with its peculiarities and distinctive lexicon. Even after twenty years that its explosion occurred, educators still argue a lot about the influences that these textual virtual writing genres would operate on formal writing. Digital conversation is associated with instant communication, economy of characters and symbols, and, therefore, deviations from the norm. For some education professionals one of the main issues for serious and persistent spelling deviations is the fact that many children this age spend much of their free time in chat rooms and social networks making use of the verbal and extra-verbal features that these sites offer, hindering the development of standard writing skills. They end up employing these features in genres that require conventional language.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Linguagem virtualAnálise do discursoEscritaVirtual languageConventional languageDiscourse analysisA influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981653.pdf000981653.pdfTexto completoapplication/pdf1058873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/1/000981653.pdfa3da4f1dbdecfe915376eda66b0be359MD51TEXT000981653.pdf.txt000981653.pdf.txtExtracted Texttext/plain75032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/2/000981653.pdf.txte2ab1aa8741c7477340e5ea3b322cbfbMD52THUMBNAIL000981653.pdf.jpg000981653.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/3/000981653.pdf.jpg4810f00fb7ebb65f88ab10627ddff77aMD5310183/1339232018-10-29 07:44:26.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
title A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
spellingShingle A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
Zwirtes, Leoni Teresinha Ories
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem virtual
Análise do discurso
Escrita
Virtual language
Conventional language
Discourse analysis
title_short A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
title_full A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
title_fullStr A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
title_full_unstemmed A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
title_sort A influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporânea
author Zwirtes, Leoni Teresinha Ories
author_facet Zwirtes, Leoni Teresinha Ories
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwirtes, Leoni Teresinha Ories
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem virtual
Análise do discurso
Escrita
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem virtual
Análise do discurso
Escrita
Virtual language
Conventional language
Discourse analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual language
Conventional language
Discourse analysis
description Norteada pelos princípios bakhtinianos, esta pesquisa fará um estudo da influência que a escrita virtual exerce sobre a escrita convencional em pré-adolescentes que cursam o ensino fundamental, mais precisamente, alunos do interior do Rio Grande do Sul. A chegada da internet trouxe consigo um aumento muito significativo de novos gêneros textuais, cada um deles com suas particularidades e léxico característico. Mesmo mais de vinte anos depois de sua explosão ainda se discute muito sobre as influências que estes gêneros textuais da escrita virtual operariam sobre a escrita convencional ou formal. Conversa digital está associada à comunicação instantânea, a economia de caracteres e a simbologias, portanto, desvios da norma culta padrão, segundo a escrita convencional. Para alguns profissionais da educação um dos geradores da problemática que vem sendo enfrentada no país quanto à questão dos graves e persistentes desvios ortográficos está ligada ao fato de que muitas crianças nesta idade passam boa parte de seu tempo livre em chats e redes sociais fazendo uso dos recursos verbais e extra-verbais que estes oferecem, dificultando o desenvolvimento das habilidades de escrita dos mesmos que acabam empregando esses recursos de forma generalizada em gêneros que requerem a escrita convencional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133923
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981653
url http://hdl.handle.net/10183/133923
identifier_str_mv 000981653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/1/000981653.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/2/000981653.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133923/3/000981653.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3da4f1dbdecfe915376eda66b0be359
e2ab1aa8741c7477340e5ea3b322cbfb
4810f00fb7ebb65f88ab10627ddff77a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500735377408