Comparativo de solda ponto por resistência elétrica com corrente contínua e soldagem adaptativa em chapas da indústria automobilistica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149798 |
Resumo: | Dentre os processos de união de chapas metálicas para a estruturação de veículos, a solda ponto por resistência elétrica ainda pode ser considerada o processo mais utilizado, dada a sua facilidade de automação, alta produtividade e baixo custo associado. Para garantir a segurança do cliente, são necessárias inspeções com alta frequência de todos os pontos de solda produzidos. Mesmo com a utilização de equipamentos durante os testes, é preciso uma tomada de decisão de caráter humano para aprovação ou rejeição do ponto avaliado, abrindo espaço para erros durante as inspeções. A falta de sistemas de avaliação de pontos de solda à prova de erros aumenta o anseio das indústrias automobilísticas por equipamentos confiáveis e com garantia de soldas livres de defeitos. Desta maneira surgem os equipamentos com feedback adaptativo, que realizam correções durante a soldagem à partir de dados coletados a cada milissegundo do processo. O presente trabalho visa comparar o sistema convencional de solda a ponto com um sistema com feedback adaptativo, buscando definir a real eficiência deste novo modelo de equipamento quanto a não geração de defeitos bem como encontrar uma relação entre o surgimento de defeitos e as condições às quais se encontram as chapas no momento da união. |
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Marcondes, Gabriela AydosReguly, Afonso2016-11-23T02:25:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/149798001006399Dentre os processos de união de chapas metálicas para a estruturação de veículos, a solda ponto por resistência elétrica ainda pode ser considerada o processo mais utilizado, dada a sua facilidade de automação, alta produtividade e baixo custo associado. Para garantir a segurança do cliente, são necessárias inspeções com alta frequência de todos os pontos de solda produzidos. Mesmo com a utilização de equipamentos durante os testes, é preciso uma tomada de decisão de caráter humano para aprovação ou rejeição do ponto avaliado, abrindo espaço para erros durante as inspeções. A falta de sistemas de avaliação de pontos de solda à prova de erros aumenta o anseio das indústrias automobilísticas por equipamentos confiáveis e com garantia de soldas livres de defeitos. Desta maneira surgem os equipamentos com feedback adaptativo, que realizam correções durante a soldagem à partir de dados coletados a cada milissegundo do processo. O presente trabalho visa comparar o sistema convencional de solda a ponto com um sistema com feedback adaptativo, buscando definir a real eficiência deste novo modelo de equipamento quanto a não geração de defeitos bem como encontrar uma relação entre o surgimento de defeitos e as condições às quais se encontram as chapas no momento da união.Between all the bonding methods for metal sheets in the structuring of vehicles, the resistance spot weld can still be considered the most used process due to it's ease of automation, high productivity and low cost associated. To ensure customer safety, inspections are required with high frequency for all spot welds produced. Even with the use of equipment during testing is necessary a decision-making of human character for approval or rejection to the spot weld measured, opening space for errors during inspections. The lack of error proofing systems for spot welds checking, increases the desire of automotive industries for reliable equipment that guarantees defects free spot welds. Thus arise equipment with adaptive feedback, which can perform adjustments during welding from data collected in every millisecond of the process. The present study seeks to compare the conventional spot welding system to a system with adaptive feedback, looking to define the real efficiency of this type of equipment for the production of defects free joints. It also aims to evaluate the effects of variations in the process and find a relation between the defects formation and the conditions which are the sheets in the moment of the welding.application/pdfporEngenharia metalúrgicaSpot weldingAutomotive industryAdaptive feedbackDefects in spot weldsVariations in the spot welding processComparativo de solda ponto por resistência elétrica com corrente contínua e soldagem adaptativa em chapas da indústria automobilisticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Metalúrgicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006399.pdf001006399.pdfTexto completoapplication/pdf3876039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149798/1/001006399.pdfc35677ac8a004728307d7eb55c2f6ff1MD51TEXT001006399.pdf.txt001006399.pdf.txtExtracted Texttext/plain119309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149798/2/001006399.pdf.txtc06e99d4618dcda866f20bb28bdcb484MD52THUMBNAIL001006399.pdf.jpg001006399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149798/3/001006399.pdf.jpga16067147a27aebe7b153e44444a75fdMD5310183/1497982018-10-29 09:23:14.985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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